Quodlibet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O quodlibet é um trecho de música que combina em contraponto várias melodias diferentes, usualmente canções folclóricas, e frequentemente de maneira descompromissada. Um exemplo famoso de quodlibet está no fim das Variações Goldberg de Bach. Outro exemplo é o Gallimathias Musicum, um quodlibet de 17 partes composto por Wolfgang Amadeus Mozart quando ele tinha 10 anos. Um excelente exemplo moderno é o 'Quodlibet on Welsh Nursery Rhymes' do compositor galês Alun Hoddinott.

Quodlibet mais sérios são encontrados nas missas de Jacob Obrecht, que algumas vezes combina música folclórica com canções religiosas e música original.

Uma canção para quatro solistas e baixo contínuo de J. S. Bach, Quodlibet do casamento ou, simplesmente, Quodlibet (BWV 524), não é um quodlibet conforme a definição acima, mas dez minutos de uma sequência aparentemente sem sentido de piadas tolas, trocadilhos, referências culturais obscuras, jogo de palavras e paródias de outras canções. Em alguns lugares a música imita uma chacona e uma fuga e a música algumas vezes mistura deliberadamente as linhas corais. É diferente de quaisquer outros trabalhos de Bach e alguns poucos acadêmicos duvidam que seja de sua autoria.

Jacob Obrecht.

O concerto favorito do Grateful Dead, 'The Other One', é uma miscelânea que inclui a canção 'Quodlibet for Tenderfeet'.

O Quodlibet para Pequena Orquestra e a Sinfonia Não Iniciada de Peter Schickele são exemplos divertidos desta forma musical, particularmente para aqueles com algum conhecimento a mais da arte da música ocidental.

A palavra também pode se referir a um tipo de debate acadêmico ou prova oral (usualmente teológico, no qual qualquer pergunta pode ser colocada de forma extemporânea. Debates quodlibet foram bastante populares na cultura ocidental no século XIII e ainda hoje são utilizados no treinamento teológico budista do Tibete.

O termo vem do latim significando qualquer coisa, junção de quod (o quê) libet (agradar)".

Ver também[editar | editar código-fonte]