Qwiki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Qwiki
Slogan Introducing the information experience
Gênero Serviço de pesquisas
País de origem  Estados Unidos
Idiomas Inglês
Lançamento Setembro, 2009
Desenvolvedor Doug Imbruce,Louis Monier,Jay Oh,Gregory Smith
Página oficial www.qwiki.com

Até recentemente o Qwiki era um site que permitia aos seus usuários pesquisarem quaisquer assuntos e receberem o resultado em tempo real através de um vídeo interativo [1] [2] . Os vídeos são criados a cada consulta, não sendo pré estabelecidos, já que o conteúdo dos temas consultados podem receber novas informações a cada segundo.

Em Janeiro de 2011 o brasileiro Eduardo Saverin - co-fundador do Facebook - investiu US$ 8 milhões no Qwiki [3] [4] [5] . No mesmo período, o publisher Claudio J S Junior foi convidado para testar a versão alfa antes do lançamento para o público em geral. Em sua avaliação, considerou o Qwiki uma ferramenta de tão grande importância quanto o Google, Wikipédia ou o Youtube e de que, num futuro próximo, ele poderá ser um dos mais acessados do mundo para pesquisas.

Esta promessa não se confirmou. Infelizmente, em fevereiro de 2013, o serviço foi desativado e as funções reunidas num aplicativo mobile, com versão para iPhone, que se resume a montar vídeos e disponibilizá-los em redes sociais, por exemplo, num perfil de uso mais próximo à outros aplicativos de compartilhamento de experiências, vídeos e fotos.


Referências