Rádio Cidade FM (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rádio Cidade
RBS Rádio, onde está localizada a sede da Rádio Cidade.
Rádio Pioneira Stereo Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) 92.1 MHz
Sede Porto Alegre, RS
Slogan A Rádio que contagia
Fundação 10 de novembro de 1979
Pertence a Grupo RBS
Proprietário Nelson Sirotsky
Género Música/Popular (atual)
Música Jovem/rock (1979/1990)
Idioma Português
Prefixo ZYD 561
Sítio oficial Página oficial

A Rádio Cidade FM é uma estação de rádio FM brasileira com sede em Porto Alegre, RS. Pertence ao Grupo RBS e opera na frequência de 92,1 MHz.[1]

Foi inaugurada em 10 de novembro de 1979, quando era afiliada à Rede Cidade, e está, atualmente, localizada na Rua Corrêa Lima, 1960, bairro Santa Tereza, em Porto Alegre.

História[editar | editar código-fonte]

Primórdios: Rede Cidade[editar | editar código-fonte]

Antônio Carlos Niederauer foi responsável pela abertura da programação da emissora. Assumiu a coordenação do projeto da Rádio Cidade, tendo a primeira equipe sob seu comando integrada por Aldo Fontella, Ivan Fritsch, Carlos Gilberto, Luiz Antônio Borba e Joel Pereira. O grupo assumia o desafio de introduzir o mesmo estilo de rádio que já havia no Rio de Janeiro, sendo Porto Alegre a primeira capital do país onde foi implantado o projeto da Rede Cidade.

Outro propósito era superar a audiência liderada pela Rádio Universal que contava com apenas um locutor, Antônio Carlos Bianchinni. A vantagem da Rádio Cidade era a sua proposta que queria 'tirar a gravata' do locutor, fazer com que ele conversasse com o ouvinte. Uma definição sobre a Cidade de um ouvinte que falava que era a rádio em que o locutor espirrava e alguém dizia saúde.

Um período histórico marcante da Cidade Fm, a segunda metade dos anos oitenta, apresentava uma equipe que muitas pessoas conheciam de cor como um time de futebol:Reginaldo, Rui Carvalho, Davis Wagner, Roger Vox, Aldo Fontella, André Araújo,Toninho Badaró, Julio Furst, Arlindo Sassi, Araujo Jr, Marcos Galvão e José Luiz Bacchieri - ainda Fofura ferreira na operação de áudio - que sob o comando de "velho Nidi" alcançaram recordes de audiência e de público nas turnês que os comunicadores faziam por todo o estado do Rio Grande do Sul.

Outro aspecto importante era a criatividade presente nas promoções organizadas para atrair ouvintes. As telefonistas da companhia telefônica ligavam para a rádio querendo sabe por que havia tantas ligações.

Na década de 1980 foi uma concorrente direta da Rádio Atlântida FM, quando ainda tinha o mesmo publico alvo (jovem) até ser adquirida pelo Grupo RBS, que alterou sua programação para um segmento mais popular, que é utilizado atualmente.

1990: a aquisição[editar | editar código-fonte]

A emissora integra o Grupo RBS desde 1990 e reúne em sua programação muita música, descontração e promoções que aproximam o ouvinte dos comunicadores. A programação musical é variada: da dance music ao pop, da timbalada às músicas românticas, passando por reggae, sertanejo e funk (por anos, foi uma rádio que tocava pop/rock).

Durante a programação, o ouvinte fica por dentro das notícias do mundo artístico, dos bastidores do esporte e da agenda cultural de Porto Alegre e Região Metropolitana, além de receber informações sobre o trânsito nas principais avenidas e ruas.

Anos 2000: a consolidação[editar | editar código-fonte]

Em 2000, a Cidade inicia uma grande modificação, tanto nas suas vinhetas, quanto na sua logomarca, abandonando a marca que era usada desde o início da emissora, passando a usar uma estrela dourada, ao lado, escrito "Cidade", e com slogan novo: Sucesso em primeiro lugar.

No dia 24 de agosto de 2006, a Rádio Cidade foi homenageada, na Câmara Municipal de Porto Alegre, pelos seus 25 anos de existência, que seriam comemorados em novembro daquele mesmo ano[2] .

A Cidade é a emissora que mais chegou em primeiro lugar no IBOPE nos últimos 25 anos. A rádio estava, em 2006, no oitavo ano consecutivo como o veículo líder de audiência do meio FM. Um dos motivos desse fato é a antiga afiliação com a Rede Cidade, o que levou por muitos anos ao 1º lugar.

Também em 2006, retoma o antigo slogan, A Rádio 10 da Cidade, e mesmo com a consolidação da sua concorrente direta, a Eldorado, continua em primeiro lugar em seu segmento.

2011: novas alterações[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2011, a Rádio Cidade altera sua logomarca (onde é escrito "Cidade" em letras estilizadas e caixa mista, com três esferas sobre a letra I, simbolizando o tripé da rádio: música, alto-astral e utilidade, sendo que na esfera maior está escrito "92,1 FM") e seu slogan: "A Rádio que contagia", além de mudar seu perfil para um segmento jovem das classes C/D, focado nas músicas pop, pagode, funk e sertanejo universitário. Insere novos programas e também modifica os programas que estão no ar.

As modificações são devido a recentes pesquisas, que revelaram que a Cidade, mesmo nas posições superiores, não está na ponta da audiência (a audiência desde 2010 pertence a concorrente 104 FM).[3]

2013: Programação alterada[editar | editar código-fonte]

No início de 2013, a programação da Rádio Cidade de Porto Alegre (92,1) é alterada novamente, desta vez, para a vinda do Batidão da Cidade com Cassiá DJ, das 13:00 às 14:00.

E do programa Pancadão da Cidade com Maicon DJ, das 20:00 às 21:00

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]