Rádio Clube (Santos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Rádio Clube é um bairro localizado na Zona Noroeste da cidade de Santos.[1]

Recebeu este nome devido à instalação da antena de transmissão da Rádio Clube de Santos, a primeira emissora da cidade. Sua ocupação se deu em 1950 onde se fixaram migrantes nordestinos que vieram trabalhar na refinaria Presidente Bernardes.

Conta com uma população aproximada de 26 mil habitantes, sendo um dos mais populosos bairros da cidade. Caracteriza-se como um bairro residencial, reunindo diversos conjuntos habitacionais como a Vila Pelé e Vila Telma. Abriga também parte do Dique da Vila Gilda, Caminhos São José e São Sebastião, áreas carentes da cidade. Tem como principais referências a Avenida Vereador Álvaro Guimarães, importante via e pólo comercial, e a Praça Jerônimo de La Terza.

O bairro possui ares de interior em pleno litoral e pela noite, após o trabalho, os vizinhos se encontram nas calçadas na frente de suas casas para bater papo. Nas ruas tranquilas, as crianças podem brincar à vontade. Esse cenário de cidade do interior pode ser encontrado no Rádio Clube. A vida no local melhorou nas últimas décadas mas alguns problemas persistem [2] . Entretanto, o bairro será um dos primeiros beneficiados com o Programa Santos Novos Tempos [3] , que visa a macrodrenagem da Zona Noroeste de Santos, justificada pela altimetria da região, que revela o potencial para alagamentos em situações de maré alta combinadas com chuvas muito fortes. O Programa também tem como objetivo a substituição das palafitas às margens do Rio Casqueiro por moradias populares, o que auxiliará na eliminação da poluição ambiental.

O bairro possui quatro escolas de ensino fundamental (UME João Ignácio de Souza, UME Walter Sampaio Smolka, UME Hilda D'Onofrio Papa, UME Pedro Crescenti) sob a responsabilidade da Secretaria de Educação do município e uma escola de ensino médio (E. E. Prof. Francisco Meira), do governo do estado. Conta também com uma Policlínica e a sede do Instituto Arte no Dique.


Referências

  1. Novo Milênio, fonte secundária extraída de diversas edições do jornal A Tribuna (25/10/2010.). Conheça o seu bairro. Página visitada em 02/12/2010..
  2. http://www.novomilenio.inf.br/santos/lendas/h0100b62a.jpg
  3. http://www.portal.santos.sp.gov.br/conselhos/download.php?list.114
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.