Rádio Clube AM (Teresina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rádio Clube AM Teresina
Rádio Clube AM Teresina S/A.
País  Brasil
Frequência(s) 700 kHz AM
Sede Teresina, PI
Slogan "Bota Amizade Nisso!"
Fundação 31 de janeiro de 1960 (54 anos)
Pertence a Sistema Clube de Comunicação
Género Música, Informação, Jornalismo, Entretenimento, Esportes.
Afiliações Rádio Globo
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYI-890 (AM)
ZYG-21
Cobertura Grande Teresina
Sítio oficial Rádio Globo Teresina ([[1]] ( Somente Vídeo)

A Rádio Clube AM, também conhecida como Rádio Globo Teresina, é uma emissora de rádio brasileira instalada na cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí. A emissora é sintonizada na AM 700. A emissora faz parte do Sistema Clube de Comunicação. Sendo afiliada a Rádio Globo.

História[editar | editar código-fonte]

Antes da inauguração, só existia apenas a Rádio Difusora. Entrou no ar às 8hs da manhã do dia 31 de janeiro de 1960, enquanto milhares de pessoas esperavam ansiosas um novo som da rádio. A festa de inauguração começou nos transmissores com a presença de várias autoridades e um grande número de convidados. Naquela hora e o dia, os dois transmissores foram acionados pelo governador do Piauí, o Dr. Francisco das Chagas Caldas Rodrigues e o Prefeito da Capital, Petrônio Portela e em seguida, ouviu-se então a primeira voz ser escutada pela Rádio Clube que ficou bastante conhecida em toda a região, que era dinâmica, rápida e muito comunicativa do grande locutor piauiense Conrado de Oliveira, que transmitia de lá dos transmissores a solenidade de inauguração de sua Rádio Clube de Teresina, dizendo:

ZYG 21 - ZYG 22, Rádio Clube de Teresina, no ar a partir deste momento. Senhoras e senhores, após cortadas as fitas simbólicas dos nossos transmissores, passaremos a falar diretamente dos nossos estúdios, localizados no primeiro andar do Edifício Freitas, na Rua barroso, nºs 7 75/Sul, com os nossos companheiros Antonio Cruz, Djalmir Gomes, Pedro Ribeiro, Jim Borralho Boavista, Jacakson Moreira e toda a equipe, além deste amigo que vos fala, Conrado de Oliveira.

A Rádio Clube que teve como figuras de destaque na luta pela sua fundação: José Anchieta Santos Correia, Raimundo Bacelar, Nogueira Filho, Jorge Chaib, Walter Alencar, Leonildes Alves da Silva Filho, Benedito Raimundo Alves Pereira, Maria Genoveva de Aguiar Morais Correia, Lauro de Andrade Correia, Pedro Borges da Silva Filho, Maria Regina Borges, Maria do Amparo Ferreira Alencar, Teresinha Omatti Chaib, Jim Borralho Boavista, Mauro Bezerra, José da Costa Sobrinho, Luis de Carvalho e outros.

Foi exatamente no final da década de 50 que é exatamente no início das décadas que comemorava o aniversário daquela que veio a tornar-se após longos anos de experiência, a "Emissora do Povo", slogan que deve ao não menos conhecido locutor e noticiarista Gilson Gonçalves, radialista profissional dos anos 70, natural do Estado da Paraíba.

Comunicadores[editar | editar código-fonte]

  • Fernando Mendes (Manhã da Globo)
  • Jota Filho (Show da Tarde/A Hora é Agora)
  • Yantok Silva (Globo Cidade)

Notas Atuais[editar | editar código-fonte]

O primeiro transmissor de Ondas Médias, operado em 1430 Khz é do prefixo ZYG 21, foi ligado pelo prefeito da capital, Petrônio Portela. Nos anos 80, mudaram para 700 Khz e ZYI 890, respectivamente.

O transmissor de Ondas Tropicais de 90 Metros, de prefixo ZYG 22, na frequência de 3385, foi desativado em setembro de 1983 por motivos superiores.

Ver também[editar | editar código-fonte]