Rádio Difusora AM (Cajazeiras)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rádio Difusora (Cajazeiras))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rádio Difusora AM
Difusora Rádio Cajazeiras‎ Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) 1070 kHz AM
Sede Cajazeiras, PB
Slogan Sintonizada em Você!
Fundação 5 de agosto de 1938 (76 anos) - Sistema de Alto-Falantes
19 de março de 1964 (50 anos) - Emissora de Rádio
Fundador Mozart de Sousa Assis, Jessé de Sousa Assis, Antônio Carvalho, Antônio Dutra e outros
Pertence a Grupo Cavalcanti & Primo
Género Música, Jornalismo, Entretenimento, Esportes.
Idioma Língua Portuguesa (em português)
Prefixo ZYI-673
Cobertura Todo o território Paraibano, leste do Ceará, sudoeste do Rio Grande do Norte e noroeste de Pernambuco
Potência 20.000 watts (20 kW)
Sítio oficial www.radiocajazeiras.com.br

A Rádio Difusora de Cajazeiras é uma das pioneiras do Sertão Paraibano. Fundada em 5 de agosto de 1938 como difusora e em 19 de março de 1964 como estação de rádio, tem um dos índices de audiência mais altos da região, principalmente pela manhã, na hora do almoço e à noite. Tem sua programação voltada para a música, o jornalismo e as transmissões esportivas.

História[editar | editar código-fonte]

Foi ao ar pela primeira vez em 5 de agosto de 1938, no sistema de alto-falantes instalados pela cidade de Cajazeiras, no alto sertão da Paraíba. Foram quase 36 anos até que em 19 de março de 1964 fosse posta em prática a idéia de estender a Difusora para uma estação de rádio, para que mais pessoas pudessem escutar seu som e sem sair de casa. Depois de fase experimental, em 31 de maio de 1964 nascia a Difusora Rádio Cajazeiras. Naquela época, contava com um transmissor de 250 watts, prefixo ZYJ-022 e operava na freqüência AM (modulação por amplitude) 1540 kHz. O tempo foi passando, o público ouvinte começou a aumentar e a potência do transmissor também. De 250 watts, passou para 1.000, depois para 10.000 e finalmente para 20.000 watts (20 kW), prevalecendo essa potência até hoje, expandindo o som da emissora por boa parte do estado e algumas cidades do CE, RN e PE, próximas à divisa com a Paraíba. Além do transmissor, mudaram também o prefixo e a freqüência. O prefixo passou de ZYJ-022 para ZYI-673, com o qual permanece até os dias atuais. A freqüência saiu de 1540 kHz e foi para 1070 kHz, ainda em AM. A Difusora Rádio Cajazeiras exibiu o jornalista Wilson Furtado, que foi eleito repórter constituinte da Associação de Imprensa do Distrito Federal e ganhou notoriedade por cobrir ao vivo direto de Brasília o início da Assembléia Constituinte, passando à frente de outras grandes emissoras do Sudeste e Sul.

Equipe[editar | editar código-fonte]

  • Abrantes Júnior
  • Aluísio Lima
  • Amaury Furtado
  • Elias Júnior
  • Francisco Alves
  • Geraldo Nascimento
  • Josemar de Aquino
  • Jota França
  • Paulo Feitosa
  • Wilson Furtado