Rádio Eldorado FM (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rádio Eldorado FM
Radio-eldoradofm.jpg
Logotipo da emissora
Norte Sul Radiodifusão Ltda
País  Brasil
Frequência(s) 97,5 MHz
Sede Porto Alegre, RS
Slogan O som mais quente do Brasil
Fundação 15 de março de 1990 (25 anos)
Pertence a Rede Pampa de Comunicação
Proprietário Otávio Dumit Gadret
Género Música
Idioma Língua Portuguesa (em português)
Prefixo ZYD 560
Nome(s) anterior(es) Itaí FM
Rede Aleluia
(em 96.7)
Jovem Pan 2 FM Porto Alegre (em 97.5)
Sítio oficial eldoradofm.com.br

A Rádio Eldorado FM é uma estação de rádio FM localizada na cidade de Porto Alegre, que faz parte da Rede Pampa de Comunicação.[1]

Mudanças no estilo musical[editar | editar código-fonte]

A rádio começou como Itaí FM nos 96,5 MHz, irradiando de Guaíba (de onde também irradiava a Rádio Itaí AM) e com estúdios em Porto Alegre, também na sede da emissora dos 880 kHz. Iniciou com conteúdo adulto contemporâneo e com algumas repetições de sinal da AM. Com a venda da AM para a Rede Deus é Amor, a FM foi vendida para a Igreja Universal, que irradiou uma programação aos moldes da então futura Rede Aleluia.

Em 1991, foi revendida a Rede Pampa de Comunicação e se mudou para Porto Alegre, com novo nome, Eldorado FM, e com novo dial, 96,7.

A rádio passou por algumas modificações no passar dos anos. Entre os anos de 1991 e 1993, a rádio rodava predominantemente música sertaneja. Mais tarde no ano de 1996, a rádio passou a veicular também música pop, rock nacional, pagode e axé. Em meados ao final do ano de 2001, a Eldorado passa a transmitir com mais frequência na rádio somente os estilos musicais de samba, pagode e axé, transmitindo durante toda a programação da rádio, 24 horas por dia dedicando a rádio Eldorado o dia inteiro, somente a esses três ritmos musicais. A partir do ano de 2005, mudou novamente de ritmos musicais ficando assim agora com mais frequência a passar a transmitir na rádio Eldorado, 24 horas por dia, somente também três ritmos musicais direto durante toda a programação da rádio, só que agora a rádio Eldorado se dedicaria mais as músicas de ritmos da black music como; R&B, funk e música hip hop. E a partir aos meados da metade do ano de 2009, passou a transmitir na rádio Eldorado com mais frequência, somente os ritmos musicais de pagode e funk, continuando assim agora também durante toda a programação da rádio Eldorado, somente com esses dois ritmos musicais até os dias atuais. Estando hoje em dia atualmente também agora com mais frequência, continuando a dedicar a rádio Eldorado somente a trasmitir apenas esses dois estilos musicais de pagode e funk.

  1. Mudança para o canal FM 97,5

A partir de 1º de abril de 2014, a Eldorado passou a operar no canal FM 97,5 (anteriormente ocupada pela Jovem Pan, desativada em 31 de março, e pela Universal FM, que operou por mais de 20 anos). Esta mudança permitiu a implantação do canal FM da tradicional Rádio Pampa, a quarta emissora AM da capital com canal de retransmissão FM e a segunda do grupo (juntamente com a Rádio Grenal).[2]

Audiência[editar | editar código-fonte]

É uma das rádios mais ouvidas de Porto Alegre, segundo o instituto Ibope, atingindo o segundo lugar geral no momento e a liderança no segmento de pagode e funk, tendo audiência máxima principalmente nos bairros Restinga e Partenon[3] .

Locutores[editar | editar código-fonte]

  • João Guilherme - 16h às 21h.
  • Walmyr Filho - 11h às 16h.
  • André Roberto - Faz as folgas da galera.
  • Vince DJ - 21h às 02h.
  • Murica - 06h às 11h

Programação[editar | editar código-fonte]

  • As Clássicas do Samba e do Pagode. Todos os Dias, das 05h às 08h. Domingos das 5h à meia-noite.
  • As 12 mais da Eldorado - De segunda à sábado das 12h às 13h.
  • Giro 97 - De segunda à sexta - Primeira edição das 8h às 12h e segunda edição das 15h às 18h,
  • Bonde da Eldorado - De segunda à sexta das 13h às 15h e das 20h às 05h (aos sábados das 13h às 15h e das 19h às 05h)
  • Churrasco da Eldorado - Todos os domingos, das 12h às 16h, com Walmyr Filho.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.