Rádio Guarujá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rádio Guarujá
Sociedade Rádio Guarujá Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) 1420 kHz AM e OC 5980 Khz Inativo
Sede Florianópolis, SC
Slogan "A Rádio de todas as Gerações"
Fundação 14 de maio de 1943 (80 anos)
Pertence a Grupo Hoepcke
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYJ 754
Emissoras irmãs Antena 1 Florianópolis
Cobertura Região Metropolitana de Florianópolis
Página oficial radioguaruja.com.br

A Rádio Sociedade Rádio Guarujá Ltda é uma estação de rádio brasileira situada na cidade de Florianópolis - SC. Fundada em 14 de maio de 1943, é administrada pelo Grupo Hoepcke e afiliada à Rede Bandeirantes de Rádio, operando na frequência 1420 kHz em AM. Embora seu prefixo indicativo mencione a frequência de Ondas Curtas em 5.980 kHz - 49 metros, esta está atualmente fora do ar.

A programação da Rádio Guarujá abrange uma combinação de entretenimento, informação e esportes. O Grupo Hoepcke, que inclui outra emissora, a Antena 1 Florianópolis, operando em 92,1 MHz, complementa sua presença no cenário radiofônico.

Em um comunicado divulgado em 07/12/2023, o diretor da Rádio Guarujá, Fábio Comelli, esclareceu a situação atual da emissora. Comelli informou que, a partir de 18 de dezembro, a Guarujá estará em rede com a Rádio Bandeirantes de São Paulo, da qual já é afiliada, retomando sua programação local em 15 de janeiro de 2024. Durante esse período, os funcionários gozarão de férias coletivas.

Segundo a nota, essa pausa integra um processo de reestruturação da Guarujá, que, no próximo ano, deve operar em um novo estúdio no Bairro Roçado, em São José, e em uma nova frequência, 88,3 FM.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o Decreto 11.739 em 18 de outubro de 2023, autorizando a migração das outorgas de Ondas Curtas (OC) e Ondas Tropicais (OT) para Frequência Modulada (FM). Com a migração do AM para o FM, a rádio terá a frequência de 88,3 MHz em FM, e de acordo com o Decreto acima citado há a possibilidade de adquirir mais uma frequência em FM decorrente da migração de sua Onda Curta.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]