Rádio Mirante FM (São Luís)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rádio Mirante FM
Rádio Mirante do Maranhão Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) 96,1 MHz FM
Sede São Luís, MA
Slogan "A Rádio do Maranhão"
Fundação 8 de setembro de 1981 (33 anos)
Pertence a Família Sarney
Género Músical
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYC 621
Cobertura Região Metropolitana da Grande São Luís e Norte do Maranhão
Sítio oficial http://imirante.globo.com/mirantefm/

A Rádio Mirante FM, é uma emissora de rádio brasileira instalada em São Luís, na Ilha de São Luís, Maranhão. A emissora é sintonizada na FM 96.1 MHz e gera a Rede Mirante FM.

História[editar | editar código-fonte]

Entrou no ar em 8 de setembro de 1981 [1] , inicialmente na 96.7, que foi posteriormente para 96.1 MHz. A rádio começou a fazer sucesso ao público jovem por tocar principalmente rock nacional e internacional.

Em 1991, quando a rádio completou 10 anos, mudou de programação e direcionava a todos os públicos, dos jovens aos mais velhos, entre eles ritmos musicais de décadas anteriores, dando espaço à música maranhense.

Entre 1992 a 1998, ficou na terceira posição em audiência, perdendo apenas as disputadas rádios Difusora FM (94.3) e Cidade FM (99.1). Nesse período, quando o ritmo axé ganhou popularidade, passou a tocar as músicas de grupos, como É o Tcham, Netinho, Timbalada, Chiclete com Banana, entre outros.

Em 1996, passou ser transmitido em via satélite, chegando até possuir afiliadas e emissoras próprias em Santa Inês e Imperatriz.

Depois de 1999, sem nenhuma renovação na programação, recebendo diversas reclamações dos ouvintes e afiliadas, perdeu ouvintes e audiência (chegando à quinta posição com novas rádios FMs na região de São Luís), incluindo diversas afiliadas e até emissoras próprias no interior do Maranhão (excerto em Imperatriz) para a Rede SomZoom Sat, que depois deixar a SomZoom Sat, nunca voltaram para a Mirante e passaram gerar própria programação, com exceção da emissora própria de Santa Inês.

Durante os anos 2000 perdeu muita audiência e até anunciantes, devido à rádio ser associada aos escândalos da Família Sarney.

Referências

  1. Mirante FM - 30 Anos no Ar!!!. Página visitada em 9 de janeiro de 2013.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]