Rádio Observatório de Itapetinga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Rádio Observatório de Itapetinga - (ROI) é um rádio-observatório localizado no sítio astronômico localizado na região de Atibaia, interior do estado de São Paulo, próximo à Rodovia Fernão Dias. O nome se deve ao fato de estar localizado no bairro chamado Itapetinga, pertencente à cidade de Atibaia, no Vale do Sol.

É muito utilizado por alunos, pesquisadores e engenheiros do INPE (entidade que detêm seu controle administrativo), Universidade Mackenzie, Univap, USP e outras instituições dedicadas à estudos de astrofísica e geofísica. Possui três sistemas radio-telescópios, além de alojamentos, cozinha, permitindo aos pesquisadores passarem algum tempo em campanhas, de acordo com a necessidade.

História[editar | editar código-fonte]

A criação do Radio-observatório remonta da década de 1970, ocasião da construção (1974) da grande antena de 13,8 metros e seus acessórios.

Na época, o controle do Rádio Observatório era da Universidade Mackenzie, sendo passado para o INPE no ano de 1982. Durante a década de 1990, a redoma (invisível para ondas de rádio) foi substituída.

Outras duas antenas operam no sítio. Uma delas é composta pelo arranjo de 3 antenas que fazem uma patrulha constante do Sol em 12 GHz. Um outro equipamento faz observações a 7 GHz.

Antenas[editar | editar código-fonte]

Existem três antenas:

  • Antena com diâmetro de 13,7 metros é a segunda maior do Brasil para fins de estudos científicos, utilizada para observações, basicamente, solares, porém pode ser utilizada para observar radiações advindas de planetas, galáxias e outros astros. Frequentemente utilizada nas frequências de 22 e 48 GHz
  • Arranjo de 12 GHz: faz uma patrulha constante das regiões ativas do Sol com suas três antenas.
  • Antena de 7 GHz

Ligações externas[editar | editar código-fonte]