Rádio Renascença

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Rádio Renascença MH M é uma cadeia de rádio portuguesa de inspiração católica. Pertencente à Igreja Católica através da r/com - Renascença Comunicação Multimédia.

História[editar | editar código-fonte]

A Rádio Renascença é uma estação de rádio nacional dirigida a um público adulto que se interessa por música e informação. Além de uma cobertura nacional em FM, a Renascença transmite igualmente através da internet, sendo uma das estações de rádio mais conhecidas em Portugal. Das grandes emissoras portuguesas nascidas na década de 1930, é a única que mantem inalterado o seu nome de baptismo.

Fundada por Monsenhor Manuel Lopes da Cruz, as emissões experimentais tiveram início em Junho de 1936 com um emissor instalado em Lisboa. A 1 de Janeiro do ano seguinte iniciaram-se as emissões regulares.[1] Um mês depois do início das emissões diárias, os estúdios da Rua Capelo ficaram prontos e a Rádio Renascença instalou-se nesse local onde ainda hoje permanece.

Em 1975 foi ocupada por um grupo de trabalhadores, mas em Dezembro desse ano foi devolvida à Igreja Católica e, ao contrário da quase totalidade das emissoras existentes, nunca chegou a ser nacionalizada.

Em 1986 a Rádio Renascença passa a emitir duas programações distintas, 24 horas por dia, através da Rádio Renascença (OM e FM nacionais) e da RFM (FM nacional). Posteriormente, em 1998, cria a Mega FM, para o público mais jovem, e, em 2008, a Rádio Sim, para o público mais idoso.

Além destes canais a RR emitia programação de âmbito regional em OM e FM a partir de estúdios próprios instalados sucessivamente em diversas cidades, como Braga, Chaves, Elvas, Évora, Leiria, Lisboa, Porto, e Viseu, até ao dia 4 de Agosto de 2008, dia em que as emissoras regionais se converteram em emissores regionais Stéreo da nova Rádio Sim, com programação pensada principalmente para a "Idade de Ouro" / "3.ª Idade".

Alguns dos programas mais marcantes da história da estação foram o famoso Despertar, de António Sala e Olga Cardoso (criado no final dos anos 70) e Bola Branca. Este último mantém-se actualmente no ar sendo um espaço de programação dedicado ao desporto, com ênfase sobretudo no futebol. A antena da estação transmite também as orações do Angelus (ou toque das Ave-Marias) e do Santo Rosário (sendo este último transmitido diariamente em directo da Capelinha das Aparições a partir do Santuário de Fátima), e, aos Domingos, é transmitida a celebração da Eucaristia a partir de uma igreja portuguesa.

Desde 2005 o Diretor de Programas da Renascença é Nelson Ribeiro, que se tem também dedicado ao estudo da história da radiodifusão em Portugal. O seu antecessor foi Rui Pêgo, atual Diretor das estações de rádio da RTP.

Distinções[editar | editar código-fonte]

  • A 9 de Abril de 2012, a Rádio Renascença foi feita Membro-Honorário da Ordem do Mérito.[2]

Referências

  1. Ribeiro, 2002: 22 A Rádio Renascença e o 25 de Abril, Lisboa: Universidade Católica Editora.
  2. Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas Presidência da República Portuguesa. Visitado em 2014-05-11. "Resultado da busca de "Rádio Renascença"."
Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]