Rádio São Luís FM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rádio Jovem Pan São Luís FM
{{{alt}}}
Rádio Jovem Pan FM São Luís
Grupo Zildêni Falcão
Rádio TV do Maranhão Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) FM 102.5 MHz
Sede Bandeira de São Luís.svg São Luís, MA
Avenida dos Africanos, 77 - Areinha
Fundação 1990 (24 anos)
Fundador Zildêni Falcão
Pertence a Grupo Zildeni Falcão
Proprietário Zildêni Falcão
Formato Emissora comercial
Género Entretenimento e Música
Faixa etária Todas as idades
Afiliações Rede Jovem Pan FM
Idioma (português brasileiro)
Prefixo ZYC 625
Cobertura Mesorregião do Norte Maranhense e áreas próximas
Potência 10 kW
RDS Não
Webcast Ouça ao vivo
Sítio oficial Grupo Zildêni Falcão

Rádio Jovem Pan São Luís FM é uma emissora de rádio brasileira sediada em São Luís, capital do estado do Maranhão. Opera no dial FM, na frequência 102.5 MHz, e é afiliada a Rede Jovem Pan FM. A emissora pertence ao Grupo Zildêni Falcão, que mantém a TV São Luís (afiliada a RedeTV!), a TV Araçagi (afiliada a Rede União), a São Luís TV (afiliada a Ideal TV), a Rádio São Luís AM (afiliada a Rede Jovem Pan SAT), e a distribuidora de revistas DIMAPI.

História[editar | editar código-fonte]

1990 a 1992[editar | editar código-fonte]

A Rádio jovem Pan São Luis FM entrou no ar por volta de 1990, como rádio São Luis FM com programação local como qualquer rádio AM e FM da região, ou seja, programação independente com poucos locutores e pequena equipe pra cuidar emissora. A programação independente durou por volta de 1992.

Antena 1 (1992-1998)[editar | editar código-fonte]

Por volta de 1992, a emissora surpreendeu os anunciantes e ouvintes ao anunciar que vai ser afiliada à Antena 1, especializado musical de baladas e românticas.

Ao se afiliar à Antena 1, tornou-se a primeira emissora da região em ser afiliada em rede de rádio, passando ser espécie ou mera retransmissora de rede, pois nos intervalos comerciais em cada uma hora (na verdade 56 minutos só de música) eram exibidos comerciais locais.

Tinha semanalmente, entre meio-dia até 14 horas, programa local sobre Axé, gênero musical baiano que estava no auge com dezenas de grupos que apareciam em shows no Brasil e até no exterior.

Apesar disso, a emissora não conseguia muita audiência contra emissoras populares, como Difusora, Cidade e Mirante e segmentadas como Universidade e Esperança, embora permanecesse na terceira posição.

Foi afiliada da rede até maio de 1998.

Som Zoom Sat[editar | editar código-fonte]

Em abril de 1998, ocorreu alteração na programação: a Rede SomZoom Sat era transmitido apenas no dia e quando era noite (depois da Voz do Brasil) era Antena 1.

Em maio, passou a transmitir totalmente a nova rede, a SomZoom Sat, deixando definitivamente a Antena 1. Com isso, a emissora que ficava até na última posição (6ª) passou então derrotar emissoras rivais, chegando primeira posição isolada.

Apesar do sucesso da rede, foi afiliada até final de maio de 2000.

Jovem Pan (desde 2000)[editar | editar código-fonte]

Segundo publicações de jornais O Estado do Maranhão e O Imparcial, a emissora anuncia mudança de rede. Porém a emissora não deu razões pela mudança de rede, mas sabe-se que o Grupo Jovem Pan fez oferta a emissora. Com isso, fez chamadas para nova rede nos intervalos: "Em breve. Em breve. Em 1º de junho, São Luís terá uma nova rádio: Rádio Jovem Pan 2.".

À meia-noite do dia 1º de junho de 2000, a emissora passou a tocar músicas de sucesso da juventude sem intervalos até inauguração, no programa Panico, os locutores do programa anunciando nova rádio, passando a ser nova afiliada. Curiosamente, uns dos locutores, o Bola, falou o seguinte. "Temos um concorrente: É a Rádio Mirante da governadora Roseana Sarney." e em seguida se ouviu as vaias a governadora na época.

Porém, ao trocar de rede (da rede popular por outra dedicada aos jovens), fez com que a emissora perdesse audiência e anunciantes, aliada às reclamações de ouvintes. As reclamações só acabaram quando a Rádio Mais FM passou transmitir a SomZoom Sat.

Em 1º de junho de 2010, a rádio completou 10 anos de afiliação com a Jovem Pan com promoções entre os meses de abril, maio e junho, nos programas locais.

Empresas do Grupo Zildeni Falcão[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.