Festival Eurovisão da Canção 1995

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Eurovisão da Canção 1995
40° edição
Datas
Final 13 de maio de 1995
Anfitrião
Local Point Theatre, Dublin, Irlanda
Apresentador(es) República da Irlanda Mary Kennedy
Maestro República da Irlanda Noel Kelehan
Diretor República da Irlanda John Comiskey
Supervisor executivo Dinamarca Christian Clausen
Produtor executivo República da Irlanda John McHugh
Estação Anfitriã Raidió Teilifís Éireann
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 23 países
Países estreantes Nenhum
Países de regresso  Bélgica
 Dinamarca
 Eslovénia
 Israel
 Turquia
Países de saída  Eslováquia
 Estónia
 Finlândia
 Lituânia
 Países Baixos
 Roménia
 Suíça
Actuações
Actuações de abertura(s) Retrospetiva da História do Festival Eurovisão da Canção.
Actuações nos intervalos Lumen
Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoEslovénia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoCroácia no Festival Eurovisão da CançãoBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoMacedónia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da Canção

     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 1995

Votação
Sistema de
voto
A votação baseou-se num júri por país que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto às suas 10 canções favoritas, por ordem de preferência.
Vencedor(a)
Portal da Eurovisão
1994Festival Eurovisão da Canção1996

O Festival Eurovisão da Canção 1995 (em inglês: Eurovision Song Contest 1995; em francês: Concours Eurovision de la chanson 1995; em irlandês: Comórtas Amhránaíochta na hEoraifíse 1995) foi o 40ª edição anual do evento e teve lugar a 13 de maio de 1995 em Dublin. A apresentadora do evento foi Mary Kennedy. O duo Secret Garden foi o vencedor do festival com a canção Nocturne, que conta com o instrumental mais longo de sempre no Festival Eurovisão da Canção uma vez que este tema continha apenas 25 palavras ao longo dos 3 minutos da actuação. Ironicamente, a violinista do grupo Secret Garden, Fionnuala Sherry, é de nacionalidade irlandesa.

A Suécia, com a balada pop "Se på mig", era a grande favorita à vitória, juntamente com a Croácia, Dinamarca, Espanha , Israel e a vencedora Noruega.

Local[editar | editar código-fonte]

O local para o Festival, o Point Theatre, em Dublin.
Mais sobre a cidade anfitriã: Dublin

Conseguindo tornar-se o único país a organizar a Eurovisão três vezes consecutivas, o Festival Eurovisão da Canção 1995 ocorreu em Dublin, na Irlanda. Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda. O nome em inglês deriva da palavra irlandesa "Dubhlinn" (ocasionalmente também grafada Duibhlinn ou Dubh Linn), que significa "Lago Negro". Localiza-se na província de Leinster próxima ao ponto mediano da costa leste da Irlanda, sendo cortada pelo Rio Liffey e o centro da região de Dublin. Desde 1898 possui nível administrativo de condado (county-boroughs). Seus limites são os condados de Fingal a norte, Dublin meridional a sudoeste e Dun Laoghaire-Rathdown a sudeste. Tem uma população de 527.612 habitantes na cidade, e sua área metropolitana tem 1.804.156 habitantes. Fundada como um assentamento viquingue, foi o centro do Reino de Dublin e se tornou a principal cidade da Ilha após a invasão dos Normandos. A cidade cresceu de maneira rápida durante o século XVII; se tornou na época a segunda maior cidade do Império Britânico e a quinta maior da Europa. Dublin entrou em um período de estagnação após o Ato de União de 1800, mas continuou o centro económico da Ilha. Após a Partição da Irlanda em 1922, virou a capital do Estado Livre Irlandês, e mais tarde, da República da Irlanda. Dublin é reconhecida como uma cidade global, com um ranking "Alpha-", colocando a cidade entre as 30 mais globalizadas do mundo.[1] Atualmente é o principal centro histórico, cultural, económico, industrial e educacional da Irlanda.

O festival em si realizou-se no Point Theatre (agora designado de 3Arena), na capital do país, Dublin.[2] O Point Theatre, construída em 1998, foi um espaço destinado a atrações públicas e festivais localizado perto do Rio Liffey, em DublinPortugal. Com uma capacidade de 8 500 espectadores, o Point Theatre era conhecido pela sua flexibilidade de organização de eventos, que poderiam ir desde eventos musicais, a convenções, eventos desportivos e espetáculos circenses.

Formato[editar | editar código-fonte]

Esta foi a última edição até 2013 que só incluiu uma apresentadora.

Devido ao aumento repentino de países participantes (e interessados em participar), a EBU limitou o número de países participantes a 23 por festival de forma a certificar-se que o espectáculo não excederia as 3 horas de duração, excluindo da edição a Eslováquia, a Estónia, a Finlândia, a Lituânia, os Países Baixos, a Roménia e a Suíça. Inicialmente, a Áustria e a Espanha também seriam excluídas, mas, devido à desistência do Luxemburgo (que nunca mais voltou a participar) e da Itália (que só regressaria em 1997), puderam participar.

Foi muita a especulação acerca da participação irlandesa pois dizia-se que a RTÉ (televisão irlandesa) iria escolher um tema com poucas hipóteses de ganhar de forma a evitar ter de produzir pela quarta vez consecutiva o Festival Eurovisão da Canção. A escolha incidiu sobre o tema "Dreamin'" que foi interpretado por Eddie Friel alcançando o 14º lugar.

Após ganhar o Festival Eurovisão da Canção 1994, a RTÉ ficou preocupada se conseguiria organizar a edição de 1995, pela terceira vez consecutiva. Entretanto, a BBC ofereceu-se para organizar a edição, em conjunto com a televisão irlandesa, em Belfast, capital da Irlanda do Norte. No entanto, colhendo os frutos do Tigre Celta, o governo irlandês disponibilizou à RTÉ fundos para organizar o certame europeu, que iria para 40ª edição. Porém, a televisão irlandesa pediu à União Europeia de Radiodifusão que, se ganhasse pela quarta vez consecutiva, não iria organizar o evento de 1996.[3]

Visual[editar | editar código-fonte]

A abertura da competição começou com um vídeo turístico sobre a Irlanda, misturando imagens do passado e do presente, tradições e modernidade do país. A câmara então mostrou a sala, mergulhada em meia-luz e uma tela ampla, na qual foram projetadas imagens dos vencedores anteriores do concurso. Em seguida, seguiu-se um segundo vídeo, em homenagem aos quarenta anos da Eurovisão. Foi uma linha do tempo das várias edições, que destacou as seis vitórias da Irlanda. A câmera voltou para a tela gigante que se levantou. Mary Kennedy fez sua entrada, descendo uma escadaria iluminada, enquanto as velas que escondiam a cena foram puxadas para os bastidores. Uma vez chegada ao palco, as escadas subiram e desapareceram, revelando o pódio numa chuva de faíscas.

A orquestra foi dirigida por Noel Kelehan.

O palco, da autoria de Alan Farquharson, que já tinha desenhado o palco do Festival Eurovisão da Canção 1993, ofereceu a esta edição uma decoração bastante sombria, consistindo de uma grande cena triangular. No fundo, vários jogos animados de luzes em movimento. Também havia a forma de uma flecha gigantesca, que descia do teto e alcançava o público. Esta flecha era flanqueada por dois pódios secundários, de forma retangular e destinados a músicos e coristas. O conjunto era de cor escura e delimitado por bandas de luz. Variações foram trazidas por peças de luz, projeções de imagem, lasers verdes, bem como pela presença de vários móveis metálicos.

A apresentadora foi Mary Kennedy[4], que falou aos espectadores em irlandês, inglês e francês.

Os cartões-portais consistiam em exibições turísticas da Irlanda e as suas riquezas culturais.

O intervalo consistiu em vários artistas como a banda Clannad, Brian Kennedy (que 11 anos depois representaria a Irlanda) e o compositor Michael O'Suilleabhan.

Votação[editar | editar código-fonte]

Cada país tinha um júri composto por 11 elementos, que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 pontos às dez canções mais votadas.

O supervisor executivo da EBU foi Christian Clausen.

Durante a votação, a câmera fez vários close-ups dos artistas. Em particular, Secret Garden e Anabel Conde apareceram.

Participações individuais[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Participações Individuais ESC1995

Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países participantes
País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Alemanha "Verliebt in Dich" Stone & Stone Seleção interna -
Em amor contigo Alemão
 Áustria "Die Welt dreht sich verkehrt" Stella Jones Seleção interna -
O mundo segue pelo caminho errado Alemão
 Bélgica "La voix est libre" Frédéric Etherlinck Finale nationale belge 1995 6 de março de 1995
A voz é livre Francês
 Bósnia e Herzegovina "Dvadeset prvi vijek" Davorin Popović Eurosong BiH 1995 8 de março de 1995
O século XXI Bósnio
 Chipre "Sti Fotia" Alexandros Panayi Kíprii Telikoú tis Diagonismós Tragoudioú Eurovision 1995 14 de março de 1995
No fogo Grego
 Croácia "Nostalgija" Magazin & Lidija Horvat-Dunjko Dora 1995 12 de março de 1995
Nostalgia Croata
 Dinamarca "Fra Mols til Skagen" Aud Wilken Dansk Melodi Grand-Prix 1995 25 de março de 1995
De Mols a Skagen Dinamarques
 Espanha "Vuelve conmigo" Anabel Conde Selecção Interna -
Volta Para Mim Castelhano
 Eslovénia "Prisluhni mi" Darja Švajger EMA 1995 27 de fevereiro de 1995
Ouve-me Esloveno
 França "Il me donne rendez-vous" Nathalie Santamaria Selecção Interna -
Ele marca um encontro comigo Francês
 Grécia "Pia Prosefhi" Elina Konstantopoulou Seleção interna -
Qual oração? Grego
 Hungria "Új név a régi ház falán" Csaba Szigeti Seleção interna -
Um novo nome para um muro de uma casa velha" Húngaro
 Irlanda "Dreamin'" Eddie Friel Eurosong 1995 12 de março de 1995
A sonhar Inglês
 Islândia "Núna" Bo Halldórsson Seleção interna -
Agora Islandês
 Israel "Amen" Liora Kdam Eurovision 1995 9 de março de 1995
Amen Hebraico
 Malta "Keep Me in Mind" Mike Spiteri Festival Tal-Kanzunetta Maltija 1995 5 de fevereiro de 1995
Tem-me em conta Inglês
 Noruega "Nocturne" Secret Garden Melodi Grand Prix 1995 26 de março de 1995
Noturno Norueguês
 Polónia "Sama" Justyna Steczkowska Selecção Interna -
Sozinha Polaco
 Portugal "Baunilha e chocolate" Tó Cruz Festival RTP da Canção 1995 7 de março de 1995
Baunilha e chocolate Português
 Reino Unido "Love City Groove" Love City Groove A song for Europe 1995 31 de março de 1995
O ritmo da cidade do amor Inglês
 Rússia "Kolybelnaya dlya vulkan" Philipp Kirkorov Seleção interna -
Canção de embalar para o vulcão Russo
 Suécia "Se på mej" Jan Johansen Melodifestivalen 1995 24 de fevereiro de 1995
Olha para mim Sueco
 Turquia "Sev" Arzu Erce Eurovision Şarkı Yarışması Türkiye Finali 1995 18 de março de 1995
Amor Turco

Festival[editar | editar código-fonte]

# País Idioma Artista Canção Tradução para Português Lugar Pontuação
 Polónia Polaco Justyna "Sama" Sozinha 18º 15
 Irlanda Inglês Eddie Friel "Dreamin'" A sonhar 14º 44
 Alemanha Alemão Stone & Stone "Verliebt in Dich" Em amor contigo 23º 1
 Bósnia e Herzegovina Bósnio Davorin Popović "Dvadeset prvi vijek" O século XXI 19º 14
 Noruega Norueguês Secret Garden "Nocturne" Nocturno 148
 Rússia Russo Philipp Kirkorov "Kolibelnaya dlya vulkana"
(Колыбельная для вулкана)
Canção de embalar para o vulcão 17º 17
 Islândia Islandês Bo Halldórsson "Núna" Agora 15º 31
 Áustria Alemão Stella Jones "Die Welt dreht sich verkehrt" O mundo segue pelo caminho errado 13º 67
 Espanha Castelhano Anabel Conde "Vuelve conmigo" Volta Para Mim 119
10º  Turquia Turco Arzu Ece "Sev" Amor 16º 21
11º  Croácia Croata Magazin & Lidija "Nostalgija" Nostalgia 91
12º  França Francês Nathalie Santamaria "Il me donne rendez-vous" Ele marca um encontro comigo 94
13º  Hungria Húngaro Csaba Szigeti "Új név a régi ház falán" Um novo nome para um muro de uma casa velha 22º 3
14º  Bélgica Francês Frédéric Etherlinck "La voix est libre" A voz é livre 20º 8
15º  Reino Unido Inglês Love City Groove "Love City Groove" O ritmo da cidade do amor 10º 76
16º  Portugal Português Tó Cruz "Baunilha e chocolate" Baunilha e chocolate 21º 5
17º  Chipre Grego Alexandros Panayi "Sti Fotia" (Στη φωτιά) No fogo 79
18º  Suécia Sueco Jan Johansen "Se på mej" Olha para mim 100
19º  Dinamarca Dinamarquês Aud Wilken "Fra Mols til Skagen" De Mols a Skagen 92
20º  Eslovénia Esloveno Darja Švajger "Prisluhni mi" Ouve-me 84
21º  Israel Hebraico Liora "Amen" (אמן) Amen 81
22º  Malta Inglês Mike Spiteri "Keep Me in Mind" Tem-me em conta 10º 76
23º  Grécia Grego Elina Konstantopoulou "Pia Prosefhi" (Ποια προσευχή) Qual oração? 12º 68

Resultados[editar | editar código-fonte]

A ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1995, foi a seguinte:[5]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
Polónia República da Irlanda Alemanha Bósnia e Herzegovina Noruega Rússia Islândia Áustria Espanha Turquia Croácia França Hungria Bélgica Reino Unido Portugal Chipre Suécia Dinamarca Eslovénia Israel Malta Grécia
 Polónia 12 2 8 7 5 1 10 3 4 6
 Irlanda 10 6 2 3 5 1 12 7 8 4
 Alemanha 1 4 6 8 3 12 7 5 10 2
 Bósnia e Herzegovina 5 1 8 10 4 2 3 6 7 12
 Noruega 4 1 10 2 3 7 6 5 8 12
 Rússia 5 12 3 2 1 4 6 10 7 8
 Islândia 6 3 12 5 10 8 2 4 7 1
 Áustria 4 10 1 12 8 7 3 6 2 5
 Espanha 3 4 6 2 12 1 7 5 10 8
 Turquia 5 3 12 4 8 7 2 1 6 10
 Croácia 8 6 10 5 3 1 2 4 12 7
 França 1 10 2 8 7 12 4 3 6 5
 Hungria 1 6 4 2 10 7 12 3 8 5
 Bélgica 5 10 12 1 6 7 8 3 4 2
 Reino Unido 4 5 8 2 1 3 6 10 12 7
 Portugal 1 12 2 7 4 10 8 6 5 3
 Chipre 7 1 10 5 2 4 3 8 6 12
 Suécia 10 6 4 3 5 8 12 7 2 1
 Dinamarca 1 3 2 8 10 6 7 5 12 4
 Eslovénia 5 7 3 12 8 4 1 6 10 2
 Israel 10 2 12 1 4 7 5 6 3 8
 Malta 1 6 8 7 12 4 3 2 5 10
 Grécia 3 4 12 7 6 5 2 1 8 10
Total 15 44 1 14 148 17 31 67 119 21 91 94 3 8 76 5 79 100 92 84 81 76 68
Lugar 18º 14º 23º 19º 17º 15º 13º 16º 22º 20º 10º 21º 10º 12º
Países Votantes Polónia República da Irlanda Alemanha Bósnia e Herzegovina Noruega Rússia Islândia Áustria Espanha Turquia Croácia França Hungria Bélgica Reino Unido Portugal Chipre Suécia Dinamarca Eslovénia Israel Malta Grécia
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Polónia República da Irlanda Alemanha Bósnia e Herzegovina Noruega Rússia Islândia Áustria Espanha Turquia Croácia França Hungria Bélgica Reino Unido Portugal Chipre Suécia Dinamarca Eslovénia Israel Malta Grécia
 Polónia 0 0 0 0 12 0 0 2 8 0 0 7 0 0 5 0 1 10 3 4 0 0 6
 Irlanda 0 0 0 0 22 0 6 2 10 0 3 12 0 0 6 0 1 22 10 12 0 4 6
 Alemanha 0 1 0 0 26 0 6 2 16 0 3 20 0 0 6 0 4 34 17 17 10 6 6
 Bósnia e Herzegovina 0 6 0 0 27 0 6 2 24 0 13 20 0 0 10 0 4 36 20 23 17 18 6
 Noruega 4 7 0 0 27 10 8 5 24 0 20 26 0 0 10 0 9 44 32 23 17 18 6
 Rússia 4 12 0 0 39 10 11 5 24 0 10 26 2 0 11 0 13 50 42 30 25 18 6
 Islândia 10 15 0 0 51 10 11 5 29 0 30 34 2 0 11 0 15 54 49 31 25 18 6
 Áustria 10 15 0 0 51 10 15 5 29 0 30 44 2 1 23 0 15 62 56 34 31 20 11
 Espanha 10 18 0 0 55 10 15 11 29 2 42 44 3 8 23 0 20 62 56 34 31 30 19
 Turquia 10 23 0 3 67 10 15 15 37 2 49 46 3 8 23 0 20 63 62 34 31 40 19
 Croácia 10 23 0 11 67 16 15 15 47 7 49 49 3 8 23 0 21 63 62 36 35 52 26
 França 10 24 0 11 77 16 17 23 54 7 49 49 3 8 35 4 21 66 62 36 35 58 31
 Hungria 11 24 0 11 83 16 17 27 56 7 49 59 3 8 42 4 33 66 65 44 40 58 31
 Bélgica 11 24 0 11 88 16 17 37 68 8 49 65 3 8 49 4 41 66 68 44 44 58 33
 Reino Unido 11 24 0 11 92 16 17 42 76 10 49 66 3 8 49 4 44 72 68 54 56 65 33
 Portugal 12 24 0 11 104 16 17 44 83 10 53 66 3 8 59 4 44 80 74 59 56 65 36
 Chipre 12 24 0 11 111 17 17 44 93 10 58 68 3 8 59 4 44 84 74 62 64 71 48
 Suécia 12 34 0 11 111 17 23 48 93 10 58 71 3 8 64 4 52 84 86 69 66 72 48
 Dinamarca 12 35 0 14 113 17 31 58 93 10 58 77 3 8 71 4 57 96 86 69 66 76 48
 Eslovénia 12 40 0 14 120 17 31 58 93 13 70 85 3 8 71 4 61 97 92 69 76 76 50
 Israel 12 40 0 14 130 17 31 60 105 14 74 92 3 8 76 4 67 97 92 72 76 76 58
 Malta 12 40 1 14 136 17 31 60 113 21 86 92 3 8 76 4 71 100 92 74 81 76 68
 Grécia 15 44 1 14 148 17 31 67 119 21 91 94 3 8 76 5 79 100 92 84 81 76 68
Lugar 18º 14º 23º 19º 17º 15º 13º 16º 22º 20º 10º 21º 10º 12º
Países Votantes Polónia República da Irlanda Alemanha Bósnia e Herzegovina Noruega Rússia Islândia Áustria Espanha Turquia Croácia França Hungria Bélgica Reino Unido Portugal Chipre Suécia Dinamarca Eslovénia Israel Malta Grécia
Países Pontuados

12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
6  Noruega Grécia, Islândia, Polónia, Portugal, Rússia, Turquia
3  Croácia Malta, Eslovénia, Espanha
 Suécia Alemanha, Dinamarca, Irlanda
2  Dinamarca Noruega, Suécia
 Espanha Bélgica, Israel
 Malta Bósnia e Herzegovina, Croácia
 Reino Unido Áustria, França
1  Chipre Hungria
 Grécia Chipre
 Israel Reino Unido

Maestros[editar | editar código-fonte]

Em baixo encontra-se a lista de maestros que conduziram a orquestra, na respectiva actuação de cada país concorrente.

País Maestro
 Polónia Noel Kelehan
 Irlanda
 Alemanha Hermann Weindorf
 Bósnia e Herzegovina Sinan Alimanović
 Noruega Geir Langslet
 Rússia Mikhail Finberg
 Islândia Frank McNamara
 Áustria Michael F. Kienzl
 Espanha Eduardo Leiva
 Turquia Melih Kibar
 Croácia Stipica Kalogjera
 França Michel Bernholc
 Hungria Miklós Malek
 Bélgica Alec Mansion
 Reino Unido Mike Dixon
 Portugal Thilo Krassman
 Chipre George Theophanous
 Suécia Anders Berglund
 Dinamarca Frede Ewert
 Eslovénia Jože Privšek
 Israel Gadi Goldman
 Malta Ray Agius
 Grécia Charis Andreadis
Maestro anfitrião Noel Kelehan
Proinnsías Ó Duinn (durante o intervalo)

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

Alguns artistas repetiram a sua experiência Eurovisiva. Em 1995, os repetentes foram:

País (1995) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
 Turquia Arzu Ece ESC 1989 (parte dos Pan) Turquia "Bana Bana" Para mim, Para mim 5 21º

Transmissão do Festival[editar | editar código-fonte]

Países participantes[editar | editar código-fonte]

País Final Porta-voz
Canal Comentador(es)
 Polónia TVP1 Artur Orzech<[6] Jan Chojnacki
Polskie Radio Program I Desconhecido
 Irlanda RTÉ1 Pat Kenny Eileen Dunne
RTÉ Radio 1 Larry Gogan
 Alemanha Erstes Deutsches Fernsehen Horst Senker[7] Carmen Nebel
Deutschlandfunk/NDR Radio 2 Peter Urban[8]
 Bósnia e Herzegovina TVBiH Ismeta Dervoz-Krvavac Diana Grković-Foretić
 Noruega NRK Annette Groth[9] Sverre Christophersen
NRK P1 Stein Dag Jensen[10]
 Rússia Ostankino Channel 1 Sem comentador Marina Danielian
Voice of Russia Desconhecido
 Islândia Sjónvarpið Jakob Frímann Magnússon[11] Áslaug Dóra Eyjólfsdóttir
 Áustria ORF1 Ernst Grissemann[12] Tilia Herold
FM4 Stermann & Grissemann[13]
 Espanha TVE1 José Luis Uribarri[14] Belén Fernández de Henestrosa
 Turquia TRT 1 Bülend Özveren Ömer Önder
TRT Radyo 3 Canan Kumbasar
 Croácia HRT 1 Aleksandar "Aco" Kostadinov[15] Danijela Trbović[16]
HR 2 Draginja Balaš
 França France 2 Olivier Minne[17] Thierry Beccaro[18]
 Hungria MTV1 István Vágó Katalin Bogyay
Rádió Kossuth Desconhecido
 Bélgica BRTN TV1 André Vermeulen[19] Marie-Françoise Renson
BRTN Radio 2 Julien Put
Michel Follet
RTBF La Une Jean-Pierre Hautier[17]
RTBF La Première Stéphane Dupont
Patrick Duhamel
 Reino Unido BBC1 Terry Wogan Colin Berry
BBC Radio 2 Ken Bruce
 Portugal Canal 1 Ana do Carmo[20] Serenella Andrade[20]
Antena 1 Desconhecido
 Chipre RIK 1 Neophytos Taliotis[21] Andreas Iakovidis
CyBC Radio 2 Pavlos Pavlou
 Suécia TV2 Pernilla Månsson
Kåge Gimtell[22]
Björn Hedman
SR P3 Claes-Johan Larsson
Lisa Syrén
 Dinamarca DR TV Jørgen de Mylius[23] Bent Henius
DR P3 Ole Jacobsen
 Eslovénia SLO1 Damjana Golavšek Miša Molk
 Israel HaTelevizia HaIsraelit Sem comentador Daniel Pe'er (co-apresentador do Festival Eurovisão da Canção 1979)[24]
Reshet Gimel Danny Rup
 Malta TVM Enzo Gusman Stephanie Farrugia
 Grécia ET1 Dafni Bokota[25] Fotini Giannoulatou[26]
ERA ERT1 Giorgos Mitropoulos

Países não participantes[editar | editar código-fonte]

País Final
Canal Comentador(es)
 Estónia Eesti Televisioon Jüri Pihel
 Macedónia do Norte MTV 1 Vlado Janevski
 Finlândia YLE TV1 Erkki Pohjanheimo
Olli Ahvenlahti[27]
YLE Radio Suomi Iris Mattila
Ossi Runne
 Países Baixos Nederland 3 Paul de Leeuw[28]
 Suíça SF DRS Heinz Margot
TSR Jean-Marc Richard[29]
TSI Joanne Holder
República Federal da Jugoslávia RTS 3K Mladen Popović[30]

Referências

  1. http://www.lboro.ac.uk/gawc/world2008t.html
  2. http://www.eurovision.tv/page/history/by-year/contest?event=309#About%20the%20show
  3. O'Connor, John Kennedy (2007). The Eurovision Song Contest: The Official History. UK: Carlton Books. p. 140. ISBN 978-1-84442-994-3 
  4. https://eurovision.tv/event/dublin-1995
  5. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo
  6. «Zobacz temat - Eurowizyjna gra». Eurowizja.Com.Pl. Consultado em 10 de agosto de 2012. Arquivado do original em 23 de março de 2012 
  7. «Eurovision Song Contest 1995». Ecgermany.de. Consultado em 10 de agosto de 2012 
  8. «Begegnung in der Box | Das Erste: Eurovision Song Contest - News - Mein Grand Prix». Eurovision.de. 14 de maio de 2011. Consultado em 10 de agosto de 2012 
  9. «Alt du trenger å vite om MGP - Melodi Grand Prix - Melodi Grand Prix - NRK». Nrk.no. 27 de maio de 2003. Consultado em 10 de agosto de 2012 
  10. «NRK P1 1995.05.13 : programrapport». nb.no. 13 de maio de 1995. Consultado em 9 de junho de 2012 
  11. «Morgunblaðið, 11.05.1995». Timarit.is. Consultado em 10 de agosto de 2012 
  12. [1] Arquivado em outubro 24, 2007, no Wayback Machine
  13. «Song Contest mit Stermann & Grissemann». wien ORF.at. 1 de maio de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2012 
  14. «Pogledaj temu - Eurosong komentatori». Forum.hrt.hr. Consultado em 10 de agosto de 2012. Arquivado do original em 14 de março de 2012 
  15. «Pogledaj temu - POVIJEST EUROSONGA: 1956 - 1999 (samo tekstovi)». Forum.hrt.hr. 15 de maio de 2009. Consultado em 10 de agosto de 2012. Arquivado do original em 14 de março de 2012 
  16. «Pogledaj temu - SPOKESPERSONS». Forum.hrt.hr. 29 de fevereiro de 2008. Consultado em 10 de agosto de 2012. Arquivado do original em 14 de março de 2012 
  17. a b Christian Masson. «1995 - Dublin». Songcontest.free.fr. Consultado em 10 de agosto de 2012 
  18. «Concours Eurovision de la Chanson • Consulter le sujet - Porte-paroles des jurys des pays francophones». Eurovision.vosforums.com. Consultado em 10 de agosto de 2012 
  19. «Hasselt 2005: Jarige André Vermeulen verzorgt commentaar met Ilse Van Hoecke –». Eurosong.be. 25 de outubro de 2005. Consultado em 10 de agosto de 2012 
  20. a b «Comentadores Do ESC - escportugalforum.pt.vu | o forum eurovisivo português». 21595.activeboard.com. Consultado em 10 de agosto de 2012. Arquivado do original em 21 de abril de 2012 
  21. Savvidis, Christos (OGAE Cyprus)
  22. «Infosajten.com». Infosajten.com. Consultado em 10 de agosto de 2012. Arquivado do original em 18 de julho de 2012 
  23. «Forside». esconnet.dk. Consultado em 10 de agosto de 2012. Arquivado do original em 24 de março de 2012 
  24. «פורום אירוויזיון». Sf.tapuz.co.il. 13 de setembro de 1999. Consultado em 10 de agosto de 2012. Arquivado do original em 8 de outubro de 2011 
  25. «Η Δάφνη Μπόκοτα και η EUROVISION (1987-2004)». Retromaniax.gr. Consultado em 10 de agosto de 2012. Arquivado do original em 12 de setembro de 2012 
  26. «Εκφωνητές της ΕΡΤ για τις ψήφους της Ελλάδας στην EUROVISION - Page 3». Retromaniax.gr. Consultado em 21 de abril de 2012. Arquivado do original em 11 de setembro de 2012 
  27. «Selostajat ja taustalaulajat läpi vuosien? • Viisukuppila». Viisukuppila.fi. Consultado em 10 de agosto de 2012 
  28. «Welkom op de site van Eurovision Artists». Eurovisionartists.nl. Consultado em 10 de agosto de 2012 
  29. «Article Window». Letempsarchives.ch. Consultado em 10 de agosto de 2012 
  30. «Nostalgični RTV press clipping». rtvforum.net. Consultado em 2 de setembro de 2015. Arquivado do original em 29 de setembro de 2015 

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 1995