R. J. Reynolds Tobacco Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
R. J. Reynolds Tobacco Company
R. J. Reynolds Tobacco Company
Reynolds Building, em Winston-Salem,
sede da empresa de 1929 a 1982
Subsidiária
Atividade Tabagista
Fundação 1875 (149 anos)[1]
Sede 401 N. Main St., Winston-Salem, Carolina do Norte, Estados Unidos
Pessoas-chave Daan Delen, CEO
Empregados 4,000[2]
Produtos Cigarros
Empresa-mãe Reynolds American, Inc.
Website oficial RJRT.com

A R. J. Reynolds Tobacco Company (RJR) é uma empresa americana de tabaco. Ela é a segunda maior fabricante de cigarros dos Estados Unidos, depois da Altria. Suas principais marcas são Camel, Winston e Salem. A R. J. Reynolds é integralmente de propriedade da British American Tobacco, a maior companhia de tabaco do mundo.

História[editar | editar código-fonte]

A R. J. Reynolds Tobacco Company foi fundada no século XIX por Richard Joshua ("R.J.") Reynolds,[3] filho de um produtor de tabaco do condado de Patrick, na Virgínia. Reynolds vendeu as ações da empresa do pai e foi para a cidade mais próxima com uma estação ferroviária, Winston-Salem, para ali começar sua própria empresa.[4] As primeiras instalações da RJR foram compradas por Reynolds da Igreja Moraviana.

Tabaco "George Washington", uma das primeiras marcas da R. J. Reynolds.

Reynolds supervisionou o crescimento da empresa, que comprou todas as concorrentes em Winston-Salem. Quando Reynolds morreu, em 1918, a RJR possuía 121 prédios na cidade.[4] A empresa passou a ser chefiada pelo irmão de R. J. Reynolds, William Neal Reynolds, e, seis anos depois, por Bowman Gray. Ela já havia se tornado, então, a maior fonte de imposto de renda do estado da Carolina do Norte.[4]

Em 1985, a RJR fundiu-se com a Nabisco, tornando-se o conglomerado RJR Nabisco. A RJR Nabisco foi comprada pela firma de private equity Kohlberg Kravis Roberts em 1988. Em 1999, a RJR desligou-se do grupo Nabisco, e vendeu todas as operações fora dos Estados Unidos para a companhia japonesa Japan Tobacco.

Em outubro de 2002, a Comunidade Europeia acusou a RJR de vender cigarros no mercado negro para narcotraficantes e bandidos na Itália, Rússia, Colômbia e nos Bálcãs.[5]

A RJR foi incorporada à Brown & Williamson, subsidiária americana da British American Tobacco, em 30 de julho de 2004. Como parte da transação, uma nova holding, a Reynolds American, foi criada.

A RJR anunciou o fechamento de suas plantas em Winston-Salem e Porto Rico em 2010. Todas as atividades de manufatura concentram-se, desde então, na única planta, de 190.000 m², em Tobaccoville, Carolina do Norte. A empresa possui centros de pesquisa e operações em Winston-Salem, Wilson (Carolina do Norte), Blacksburg (Carolina do Sul) e Richmond (Virgínia).

Referências

  1. Frank Tursi, Susan E. White and Steve McQuilkin (1999). «In the Belly of the Beast». Winston-Salem Journal 
  2. «Who We Are». rjrt.com. Reynolds American. 2010. Consultado em 30 de maio de 2010 
  3. «NC Business Hall of Fame -- Richard J. Reynolds» (em inglês). www.historync.org 
  4. a b c Tursi, Frank (1994). Winston-Salem: A History. [S.l.]: John F. Blair, publisher. pp. 110–11, 184, 196–197 
  5. EUROPEAN COMMUNITY v. RJR

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.