RNTV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
RNTV
Informação geral
Formato Telejornal
Duração 1ª edição: 45 minutos
2ª edição: 20 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Ana Luísa Camara
Apresentador(es) Lídia Pace e Luiz Alberto Fonseca (1ª edição)
Margot Ferreira (2ª edição)
Exibição
Formato de exibição 480p (SDTV)
Transmissão original 1987– presente

O RNTV é um telejornal local brasileiro exibido pela InterTV Cabugi para todo o estado do Rio Grande do Norte. Vai ao ar de segunda à sábado em duas edições: a primeira, às 12h; e a segunda, às 19h; horários destinados à exibição dos telejornais locais das emissoras da Rede Globo (Praça TV).

História[editar | editar código-fonte]

O telejornal foi lançado em 1987, com a inauguração da TV Cabugi, em substituição ao NETV, que era retransmitido pela TV Globo Recife. Durante alguns períodos, a primeira edição deixou de ir ao ar, quando a emissora veiculou o telejornal Meio Dia RN; e em outro período, quando a o horário local deixou de ser ocupado, por conta de uma crise que assolou a emissora.

Desde o início, quase sempre seguiu o padrão gráfico e editoral dos telejornais locais da Rede Globo. Possui duas unidades móveis para transmissões ao vivo, e uma equipe de correspondentes na cidade de Mossoró.

Formato e cenário[editar | editar código-fonte]

Desde o começo de 2011 a emissora adotou o cenário padrão 2010 dos telejornais locais da Rede Globo (Praça TV), utilizado à época pelo RJTV. O modelo segue quase fielmente o utilizado no Rio, exceto pela inexistência da iluminação cênica do cenário e pela não utilização de uma câmera em grua, que daria maior mobilidade.

Com a mudança o telejornal iniciou um estilo mais informal e dinâmico, com muitas interações ao vivo com os repórteres. A partir de então, com a aquisição de uma nova unidade móvel, iniciaram-se também as participações ao vivo do interior do estado, marcando também o início do projeto Minha Cidade, que retrata os municípios potiguares.

Na primeira edição, a apresentação é feita quase sempre em pé, em que o apresentador se movimenta, utiliza diversas vezes os telões, e senta apenas no set para entrevistas. Com o fim da edição local do Globo Esporte em 2011, O RNTV primeira edição passou a ter um bloco de esportes. Na segunda edição, o estilo é levemente mais sóbrio, com o apresentador sempre sentado atrás da bancada, utilizando-se apenas dois planos de câmera.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Atuais apresentadores[editar | editar código-fonte]

  • Lídia Pace e Matheus Magalhaes(1ª edição)
  • Margot Ferreira (2ª edição)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.