ROE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

ROE é o acrônimo de Return On Equity (em português: Retorno sobre o Patrimônio). A ROE é um indicador financeiro percentual que se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos. Isto é, o quanto ela consegue crescer usando nada além daquilo que ela já tem.

O ROE é frequentemente utilizado por investidores, acionistas, financeiras, e outras entidades para acompanhar o potencial e estabilidade de uma empresa.

Para se calcular o ROE, multiplica-se a margem líquida de uma empresa por seu giro de ativos e pela sua alavancagem financeira:

ROE = (Lucro Liquído/Vendas) * (Vendas/Total de Ativos) * (Total de Ativos/Patrimônio Líquido) = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido ). O ROE tem como equivalentes, os termos: "Rentabilidade", "Rentabilidade Líquida" e "Retorno sobre o Capital".

É possível calcular também a rentabilidade do capital próprio inicial e médio, bastando colocar no denominador o patrimônio líquido (PL) inicial ou a média entre os PL inicial e final.

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.