Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de ROTAM)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}

As ROTAM são unidades operacionais das polícias militares que atuam em vários estados brasileiros, sendo que em cada estado suas siglas possuem diferentes significados, em Minas Gerais Rondas Táticas Metropolitanas.

Missão[editar | editar código-fonte]

As Rondas Táticas Metropolitanas tem por missão atuar preventiva e/ou repressivamente contra a chamada "criminalidade violenta".

Realizar "ações nas operações de controle de distúrbios civis, ocupação, defesa e retomada de pontos sensíveis, repressão a rebeliões ou motins em presídios e retomada de locais de homízio de grupos criminosos".

Minas Gerais[editar | editar código-fonte]

É uma força especial pronta para atuar em qualquer parte de Minas Gerais mediante acionamento do Comando-Geral da PMMG ou do Comando de Policiamento Especializado (CPE). De ágil deslocamento, esta força atua diuturnamente recobrindo as unidades de área (Batalhões) e atuando principalmente no combate à criminalidade violenta e ao tráfico de drogas. Dotada de policiais bem treinados, possui armamento de combate urbano como Fuzis de Calibre 556 e 762, Pistolas 9mm e .40, Carabinas FAMAE (Cal .40) e Espingardas Calibre 12, em sua maioria de fabricação IMBEL, CBC e TAURUS.

Como o seu deslocamento de grande agilidade, atua também na missão de controlar disturbios civis, retomada de pontos criticos, unidades prisionais, locais de homizio de criminosos de alta periculosidade e na restauração da ordem pública quando as unidades de área já não detém o controle da situação.

A unidade foi criada dia 1º de fevereiro de 1978 ápos a extinção do antigo Batalhão de Rádio-patrulha (BRp).

O Batalhão hoje é o Batalhão ROTAM, fruto do desmembramento do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), no ano de 1997. A frota de viaturas é dotada de veiculos de quatro rodas, geralmente Caminhonetes Pagero DAKAR, e de duas rodas, sendo motos modelo Yamaha XT660. As viaturas de quatro rodas são adaptadas para o tipo de patrulhamento ROTAM. A missão da ROTAM em Minas Gerais é ímpar e contribui para a paz em todo o Estado, sendo o lema principal da tropa: "AQUI NÃO SE CULTUAM OS FRACOS".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

A ROTAM todos os anos aplica para policiais da sua unidade e de unidades da PMMG, que se interessam,o curso ROTAM, que é ministrado por vários instrutores e tem uma rica grade curricular e uma carga horária grande para os seus trinta dias de curso. A unidade é conhecida por todos em todo o país e sempre recebe a visita de oficiais e praças para conhecerem, ver o desenvolvimento do trabalho ROTAM no dia a dia e as peculiaridades que é a capital mineira. O prédio da unidade está localizada na região central de BeloHorizonte, em ponto estratégico, de influência importante e de fácil acesso e para apoio a tropas que por ventura tenham que se instalarem para uma possivél intervenção em qualquer quebra da ordem pública, comportando inclusive um heliponto podendo receber o pouso de um helicoptéro por vez, sendo de suma importancia tanto para o pouso para o transporte de uma tropa, como ponto estratégico como para um socorro. A unidade fica na Avenida do Contorno-777, bairro centro, Belo Horizonte, Minas Gerais.