RPCS3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
RPCS3
Desenvolvedor Vários
Plataforma x64 com SSE2
Escrito em C, C++
Sistema operacional GNU/Linux, Windows, Mac OS X
Gênero(s) Emulador de PlayStation 3
Licença GNU General Public License (versão 2)
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial github.com/DHrpcs3/rpcs3

RPCS3 é um emulador em desenvolvimento para Windows, Linux e OS X que vai permitir que jogos de PlayStation 3 sejam jogados no computador.[1] Desde 9 de Março de 2014, o emulador já é capaz de chegar na tela de abertura de alguns jogos comerciais e rodar alguns outros.[1] William Uscher do Cinema Blend escreveu que "Um monte de jogadores antes pensavam que a complexidade da arquitetura Cell do PlayStation 3 vai impedir que o mesmo seja emulado", mas o desenvolvimento do RPCS3 mostra que a emulação é possível, e está se mostrando mais veloz que a emulação do Xbox 360.[1]

Antes do RPCS3, um emulador de Wii chamado Dolphin já havia sido lançado, fazendo com que o RPCS3 não seja o primeiro emulador de um console de video-game da sétima geração.[2] O desenvovimento feito em Março do RPCS3 veio pouco tempo depois do lançamento de um emulador para Xbox 360 pelo Xenia project, que proporcionou um avanço significativo na emulação do Xbox 360.[1]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Desde seu lançamento de 7 de Março de 2014, o RPCS3 é capaz de emular Arkedo Series - 02 SWAP!, Disgaea 3: Absence of Justice, e alguns projetos homebrew em diversos níveis de jogabilidade[1] , com vários bugs.[3] Elio Cossu da Eurogamer escreveu que, embora a emulação esteja em um estágio muito inicial, é uma "conquista exepcional, levando em conta a complexidade do hardware do PS3.". A emulação sofre de baixa taxa de frames, mas os desenvolvedores têm trabalhado para reduzir os bugs presentes durante a emulação do jogo Arkedo Series - 02 SWAP!. O lançamento possui algumas poucas optimizações, mas uma nota de um dos desenvolvedores diz que a equipe está trabalhando em um recompilador de PPU para ajudar com os problemas de velocidade.


Referências

  1. a b c d e Usher, William. "PS3 Emulator Can Now Run Commercial Games", Cinema Blend, Mar 9, 2014. Página visitada em Mar 9, 2014.
  2. Simons, Hadlee. "First PS3 game running on emulator", iAfrica.com, Primedia, March 7, 2014. Página visitada em March 9, 2014.
  3. Cossu, Elio. "RPCS3, ecco l'emulatore PS3 per Windows", Eurogamer, Mar 7, 2014. Página visitada em Mar 9, 2014. (em Italian)