RTP3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
RTP3
Radio e Televisão de Portugal 3
RTP3
Tipo Canal de televisão por cabo
País Portugal Portugal
Fundação 15 de outubro de 2001 (13 anos) (como NTV)
31 de maio de 2004 (11 anos) (como RTPN)
19 de setembro de 2011 (3 anos) (como RTP Informação)
5 de outubro de 2015 (Como RTP3)
por RTP
Pertence a Rádio e Televisão de Portugal
Proprietário RTP
Slogan Informação, informação, informação.
Cobertura Portugal
Cobertura internacional RTP Internacional
Nome(s) anterior(es) NTV (2001-2004)
RTPN (2004-2011)
RTP Informação (2011-2015)
Página oficial http://rtp.pt/rtp3
Disponibilidade por satélite
Canal 6
Canal 6
Disponibilidade por cabo
Canal 6
Canal 6
Canal 5
Canal 6

RTP3 é o primeiro canal temático da RTP para a televisão por cabo, tendo iniciado as suas emissões a 31 de Maio de 2004, com o nome RTPN, passando, em 2011, à designação RTP Informação e com a actual designação desde 5 de Outubro de 2015, embora o embrião da RTP3 seja a NTV, criada a 15 de Outubro de 2001, a emitir do Porto.

Trata-se de um canal de informação, dirigido à totalidade do território português (o Continente, a Madeira e os Açores), procurando a proximidade a cada região através de conteúdos que lhe são específicos.

História

NTV

NTV foi o segundo canal regionalista português da televisão por cabo, estando vocacionado para a região norte do país e sendo produzido a partir do Porto. As suas emissões iniciaram-se em 15 de outubro de 2001, assumindo-se como um canal de informação nas suas mais diferentes áreas.

RTPN

Depois da compra da NTV (Porto TV, Informação e Multimédia S.A.), nasce a 31 de maio de 2004 o primeiro canal temático da RTP.

RTP Informação

A partir de 19 de setembro de 2011, a RTPN foi relançada como RTP Informação. Segundo o Diretor de Informação da RTP, Nuno Santos em entrevista em maio do mesmo ano, os planos da estação pública eram que o canal noticioso da Rádio e Televisão de Portugal se tornasse na marca de informação mais forte em Portugal na televisão por cabo "até ao final de 2012".[1]

RTP3

A 10 de julho de 2015, o diretor de informação da RTP anunciou que o canal informativo da estação pública iria mudar de nome.[2] A 15 de setembro de 2015, foi confirmado por Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP, que a RTP3 arranca a 5 de outubro de 2015, estreando uma nova identidade e imagem.[3]

Programas

Informação

Informação especializada

Cultura

  • Doc 3 - das 20:00 às 21:00, de segunda à sexta-feira.
  • Arq. 3

Magazines

Desporto

Entretenimento

Direção

Diretor: Daniel Deusdado

Diretor de Informação: Paulo Dentinho

Perfil do canal

A informação ocupa a maior parte do espaço da grelha, tendo a informação regional uma forte presença. Para além dos espaços noticiosos, a RTP3 transmite magazines e debates informativos sobre questões da actualidade, dando a conhecer protagonistas menos mediatizados e representativos do todo nacional. Quantos aos programas, pretendem ser alternativos às televisões de sinal aberto e dirigidos ao público especifico da televisão por cabo,que, por falta de conteúdos em sinal aberto, já é cerca de 80% da televisão, nomeadamente programas de descoberta e conhecimento dedicados a um público mais exigente e numa linha jovem de entretenimento com enfoque na música, sociedade e desporto. Mesmo sendo da RTP, uma empresa do Estado Português, o canal não é considerado Canal de Serviço Público de Televisão (mas sim como Canal de Interesse Público), assim como a RTP Memória.

Distribuição do canal

As operadoras de televisão por cabo têm conseguido que este canal não integre a oferta de canais da TDT portuguesa com a conivência do poder político, usando o argumento de que estes canais não são financiados por fundos públicos, argumento esse que, é visto, por muitos Portugueses, como infundado e consiste somente numa "desculpa". Entretanto, o Conselho de Administração já mostrou interesse em incluir ambos os canais nessa plataforma. Nas regiões autónomas, este canal, é emitido em simultâneo, pela RTP Madeira, das 0:00H às 17:00H e, nos Açores, pela RTP Açores, entre as 0:00H e 13:00H e das 13:20H até às 17:00H.

Ligações externas

Referências