RTP Informação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
RTP Informação
Tipo Canal de televisão por cabo
País Portugal Portugal
Fundação 15 de outubro de 2001 (13 anos) (como NTV)

31 de maio de 2004 (10 anos) (como RTPN)
19 de setembro de 2011 (3 anos) (como RTP Informação)

Pertence a Rádio e Televisão de Portugal
Slogan De confiança
Nome(s) anteriore(s) NTV
RTPN
Página oficial http://rtp.pt/rtpinformacao

RTP Informação é o primeiro canal temático da RTP para a televisão por cabo, tendo iniciado as suas emissões em 31 de Maio de 2004, com o nome RTPN, embora o embrião da RTP Informação seja a NTV, criada a 15 de Outubro de 2001, a emitir do Porto. Trata-se de um canal de informação, dirigido à totalidade do território português (o Continente, a Madeira e os Açores), procurando a proximidade a cada região através de conteúdos que lhe são específicos.

História[editar | editar código-fonte]

NTV[editar | editar código-fonte]

NTV foi o segundo canal regionalista português da televisão por cabo, estando vocacionado para a região norte do país e sendo produzido a partir do Porto. As suas emissões iniciaram-se em 15 de Outubro de 2001, assumindo-se como um canal de informação nas suas mais diferentes áreas.

RTPN[editar | editar código-fonte]

Depois da compra da NTV (Porto TV, Informação e Multimédia S.A.), nasce a 31 de Maio de 2004 o primeiro canal temático da RTP.

RTP Informação[editar | editar código-fonte]

A partir de 19 de setembro de 2011, a RTPN foi relançada como RTP Informação. Segundo o Diretor de Informação da RTP, Nuno Santos em entrevista em maio do mesmo ano, os planos da estação pública eram que o canal noticioso da Rádio e Televisão de Portugal se tornasse na marca de informação mais forte em Portugal na televisão por cabo "até ao final de 2012"[1] .

Direção[editar | editar código-fonte]

Diretor: José Manuel Portugal (como diretor de informação da RTP)

Subdiretora: Sandra de Sousa (responsável pelo canal e subdiretora de informação da RTP)

Perfil do Canal[editar | editar código-fonte]

A informação ocupa a maior parte do espaço da grelha, tendo a informação regional uma forte presença. Para além dos espaços noticiosos, a RTP Informação transmite magazines e debates informativos sobre questões da actualidade, dando a conhecer protagonistas menos mediatizados e representativos do todo nacional. Quantos aos programas, pretendem ser alternativos às televisões de sinal aberto e dirigidos ao público especifico da televisão por cabo,que, por falta de conteúdos em sinal aberto, já é cerca de 80% da televisão, nomeadamente programas de descoberta e conhecimento dedicados a um público mais exigente e numa linha jovem de entretenimento com enfoque na música, sociedade e desporto. Mesmo sendo da RTP, uma empresa do Estado Português, o canal não é considerado Canal de Serviço Público de Televisão (mas sim como Canal de Interesse Público), assim como a RTP Memória.

Informativos Diários[editar | editar código-fonte]

  • Bom Dia Portugal - em simultâneo com a RTP1. Emitido das 06:30 às 10:00 com apresentação de João Tomé de Carvalho.
  • Notícias - emitido de hora a hora, com apresentação de Sandra Fernandes Pereira, Alberta Marques Fernandes, Carla Trafaria, Estela Machado, Fátima Araújo e Jorge Oliveira da Silva, de forma alternada.
  • Eixo Norte-Sul - das 15:15 às 15:30, com apresentação de Dina Aguiar num formato semelhante ao Portugal em Direto.
  • Grande Jornal - das 21:00 às 23:00, com apresentação de António Esteves, Cristina Esteves, Sandra Sousa e Carla Trafaria, de forma alternada.
  • 24 Horas - das 00:00 à 01:00. Apresentado por Jorge Oliveira da Silva, Fátima Araújo e Sandra Fernandes Pereira, de forma alternada.

Distribuição do Canal[editar | editar código-fonte]

As operadoras de televisão por cabo têm conseguido que este canal não integre a oferta de canais da TDT portuguesa com a conivência do poder político, usando o argumento de que estes canais não são financiados por fundos públicos, argumento esse que, é visto, por muitos Portugueses, como infundado e consiste somente numa "desculpa". Nas regiões autónomas, este canal, é emitido em simultâneo, pela RTP Madeira, a partir das 0:00H às 17:00H e, nos Açores, pela RTP Açores, entre as 1:10H e as 6:28H.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências