Raúl Sendic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Raúl Sendic
Raúl Sendic
Nome completo Raúl Sendic Antonaccio
Nascimento 16 de março de 1925
Chamangá, Flores, Uruguai
Morte 28 de abril de 1989 (64 anos)
Paris,  França
Nacionalidade uruguaio
Filho(a)(s) Raúl Fernando, Ramiro, Jorge Raúl, Alberto e Carolina
Ocupação Procurador, Político
Filiação Amalia Antonaccio y Victoriano Sendic

Raúl Sendic Antonaccio (Chamangá, Flores, Uruguai, 16 de março de 1925París, 28 de abril de 1989) foi um advogado procurador, revolucionário guerrilheiro e político uruguaio.

Biografía[editar | editar código-fonte]

Raúl nasceu na área rural de Chamangá, no sudeste do departamento de Flores, e era o quinto filho do casamento entre Victoriano Sendic e Amalia Antonaccio. Cursou o primário na escola agrária do lugar e a secundária na capital departamental, Trinidad. Ao terminar a secundária em 1943, mudou-se para Montevideo, onde se inscreveu na Faculdade de Direito da Universidade de la República e começou a trabalhar em um escritório jurídico. Não conseguiu o título de advogado pois cursou apenas 5 anos e meio dos 6 que necessitava para se formar. Ainda sim, obteve o título de procurador.

Como procurador, mudou-se para a cidade de Paysandú onde se vinculou como defensor legal dos trabalhadores da indústria açucareira do norte do Uruguai, que naquela época vivia em condições de exploração extrema e marginalidade social.

Formação do MLN-T[editar | editar código-fonte]

Militante do Partido Socialista do Uruguai, em 1962 organiza, junto a outros militantes de esquerda uruguaia, a guerrilha denominada Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros. Neste momento, por conta de uma ordem de captura por parte do Poder Judiciário, passa a viver na clandestinidade, situação que se manteve até sua captura definitiva em 1972. Apesar disto, seu nome começa tornar-se relevante na cena pública, convertendo-se em quase lenda viva.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Raúl Sendic teve cinco filhos: Raúl Fernando, Ramiro, Jorge Raúl, Alberto y Carolina.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.