Radiata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaRadiata
Moon jellyfish, Aurelia aurita
Moon jellyfish, Aurelia aurita
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Sub-reino: Eumetazoa
(sem classif.) Radiata
Filos
Cnidaria

Ctenophora
Trilobozoa

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Radiata

Em zoologia, chama-se Radiata a um clade que inclui os animais do reino Metazoa que apresentam simetria radial, em contraposição com os Bilateria, que têm simetria bilateral.[1]

Para além disso, estes animais são diploblásticos, isto é, possuem dois folhetos embrionários. A camada exterior (ectoderme) corresponde a superfície da blástula e a camada interior (endoderme) é formada por células que migram para o interior. Ela então se invagina para formar uma cavidade digestiva com uma única abertura, (o arquêntero). Esta forma é chamada gástrula (ou plânula quando se trata de uma larva livre-natante).

Fazem parte deste grupo os Cnidaria (águas vivas, anémonas, corais, etc) e os Ctenophora ; os Myxozoa, um grupo de parasitas microscópicos por vezes incluídos neste agrupamento, têm sido considerados cnidários reduzidos, porém, podendo ser derivados dos Bilateria.

É importante notar que os equinodermes, como as estrelas e os ouriços do mar, não pertencem a este grupo. Eles adquiriram a simetria radial como um carácter secundário.

Referências

  1. «Radiata». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 4 de outubro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.