Radiodifusión Argentina al Exterior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde julho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Radiodifusión Argentina al Exterior
{{{alt}}}
Radio y Televisión Argentina Sociedad del Estado
País  Argentina
Cidade Buenos Aires
Frequência(s) 6060 kHz (OC 49m)
9690 kHz (OC 31m)
11710 kHz (OC 25m)
15345 kHz (OC 19m)
Slogan La Radio Pública
Nome(s) anterior(es) Servicio Internacional de la República Argentina
Sítio oficial rae.radionacional.com.ar

Radiodifusión Argentina al Exterior (Radiodifusão Argentina para o Exterior), mais conhecida como RAE, é a emissora pública internacional da Argentina, que transmite em onda curta e na internet para todo o mundo.

Historia[editar | editar código-fonte]

A RAE foi fundada como Servicio Internacional de la República Argentina (SIRA) em 11 de abril de 1949 pelo presidente Juan Domingo Perón. A SIRA transmitia 24 horas por dia, em sete idiomas.

Logo que um golpe de Estado, chamado de Revolução Libertadora, derruba o presidente Perón em setembro de 1955, a SIRA foi desmontada. Retomou suas transmissões em 1958, agora sob o nome de Radiodifusión Argentina al Exterior. A RAE é uma dependência da LRA Radio Nacional, a emissora oficial argentina.

Programação atual[editar | editar código-fonte]

A programação da RAE é focada em notícias sobre a atualidade argentina e a sua cultura, geografia e história, entre outros temas. Também transmite música argentina, principalmente tango e folclore.

Existem programas em sete idiomas, sendo eles em espanhol, inglês, italiano, português, alemão, francês e japonês. A RAE também transmitia em árabe, até que a transmissão foi cancelada pela administração central há algum tempo, entretanto, uma vinheta da RAE continua a ter uma introdução em árabe.

Alguns dos programas transmitidos pela RAE são provenientes da LRA Radio Nacional, de modo que os argentinos no exterior possam estar em contato com o seu país. Entre as produções da Radio Nacional contam com o La Mañana en Noticias e a transmissão de partidas de futebol.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]