Rafael Antônio Maria de Orléans e Bragança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pretendente
Príncipe Rafael
Nascimento 24 de Abril de 1986 (28 anos)
Petrópolis,[1]  Rio de Janeiro,  Brasil
Nome completo Rafael Antônio Maria José Francisco Miguel Gabriel Gonzaga de Orléans e Bragança e Ligne[1]
Título(s) reivindicados Príncipe do Brasil e Príncipe de Orléans e Bragança
Trono(s) reivindicado Brasil e França
Período 24 de abril de 1986presente
Monarquia abolida em 1889 (Brasil)
1848 (França orleanista)
Último monarca Pedro II do Brasil
Luís Filipe I de França
Ligação com o último monarca Tetraneto (Brasil)
Pentaneto (França)
Casa Orléans e Bragança
Pai Antônio João de Orléans e Bragança
Mãe Cristina de Ligne
Família imperial brasileira
Ramo de Vassouras
COA Dinasty Orleães-Bragança.svg

Rafael Antônio Maria José Francisco Miguel Gabriel Gonzaga de Orléans e Bragança e Ligne (Petrópolis, 24 de abril de 1986), príncipe do Brasil e príncipe de Orléans e Bragança. É o terceiro filho e segundo varão de Antônio João de Orléans e Bragança, príncipe do Brasil e príncipe de Orléans e Bragança, e de Cristina de Ligne, princesa de Ligne.

Atualmente reside no Rio de Janeiro, com a tia Isabel, e está para concluir o curso de Engenharia de Produção na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Também faz estágio na Ambev - Companhia de Bebidas das Américas. Três anos mais moço que Pedro Luís (falecido em acidente aéreo em 31 de maio de 2009), tem uma irmã mais velha, Amélia, e uma irmã mais moça, Maria Gabriela.

Sucedeu seu irmão primogênito, Pedro Luís, como o quarto na linha de sucessão ao trono brasileiro. Nela, antes de Rafael, figuram seu tios D. Luís Gastão, atual chefe da casa imperial brasileira, e, portanto, de jure, imperador do Brasil, e D. Bertrand, atual príncipe imperial do Brasil, de jure, e seu pai, D. Antônio João, príncipe do Brasil, de jure, e príncipe de Orléans e Bragança. Sua sucessora dinástica é sua irmã mais velha, Amélia.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Seu nome completo é Rafael Antônio Maria José Francisco Miguel Gabriel Gonzaga de Orleans e Bragança. “Rafael Antônio” é seu nome próprio, sendo que, “Antônio” é devido a uma promessa que seu pai fez a Santo Antônio, se seu filho nascesse homem. Os nomes “Maria” e “José” estão nos nomes de todos os integrantes da família, em homenagem a Nossa Senhora e São José, assim como “Miguel” e “Gabriel”, em devoção aos arcanjos. “Francisco” é em homenagem a seu padrinho de batismo (Francisco, irmão de seu pai) e “Gonzaga” homenagem a São Luís, patrono da família.[1]

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Dom Rafael de Orleans e Bragança: “A República tem um problema sério de governabilidade" (php) (em português). BrasilImperial.org (19 de junho de 2013). Página visitada em 27 de setembro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]