Rafael Merry del Val

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Rafael María José Pedro Francisco Borja Domingo Gerardo de la Santísma Trinidad Merry del Val y Zulueta (Londres, 10 de outubro de 1865roma, 26 de fevereiro de 1930), de origem anglo-espanhola, foi secretário de Estado da Santa Sé, no pontificado de Pio X. De família nobre, foi um importante apoio do papado.

Mons. Pacelli, o Cardeal Secretário de Estado Merry del Val e o Cardeal Nicola Canali com representantes sérvios por ocasião da assinatura da concordata, sob o quadro de Pio X, em 1914

Ao nomear Mons. Merry del Val seu secretário de Estado, Pio X houve por bem passar por cima de vários fatores contrários. Tinha-se presente que Mons. Merry del Val tinha, na ocasião, apenas 38 anos, sendo considerado "incredibilmente giovane" (incrivelmente jovem) para o exercício daquelas funções. Era, ademais, estrangeiro, e havia um costume firmemente consolidado de serem funções atribuídas a um eclesiástico italiano. Parentes próximos de Mons. Merry del Val possuíam postos importantes na diplomacia e na política espanholas, e isso também parecia apresentar obstáculo a sua nomeação.

Bibiliografia[editar | editar código-fonte]

  • González Chaves, Alberto José. Rafael Merry del Val. Madrid: San Pablo, 2005. ISBN 8428527105 (em castelhano)
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.