Rafle du Vélodrome d'Hiver

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Memorial no Vél d'Hiv

A Razia do Velódromo de Inverno - en françies le rafle du Vélodrome d'Hiver, mais conhecida como rafle du Vel' d'Hiv - ocorreu em 16 e 17 de junho de 1942, em Paris, e foi o maior aprisionamento de massa de judeus realizado na França durante a Segunda Guerra Mundial.

Foram presos no Velódrome d'Hiver cerca de 12 884 judeus, na maioria mulheres e crianças, sendo depois transferidos para o campo de deportação de Drancy, próximo a Paris. Desse campo eles seriam deportados diretamente para Auschwitz onde deveriam trabalhar e depois morrer em câmaras de gás. Em Drancy, nas chamadas antecâmaras, as crianças foram separadas de seus pais e depois de suas mães. Chegando em Auschwitz os homens e as mulheres eram levados para trabalhar, enquanto as crianças eram levadas diretamente para as câmaras de gás. Muitas fugiram ainda em Paris e se abrigaram em casas de fazendeiros da região. O povo parisiense diz que não gosta de se lembrar desse acontecimento por ser um momento triste na história da França, afinal os judeus foram presos e deportados pela Polícia Francesa.

O velódromo[editar | editar código-fonte]

O Vélodrome d'Hiver era um velódromo indoor na esquina do boulevard de Grenelle e da rua Nélaton, no 15° arrondissement de Paris, próximo à Torre Eiffel. Ele foi construído por Henri Desgrange, editor do L'Auto e que mais tarde organizou o Tour de France, quando o circuito original, perto da Salle des Machines, foi designado a ser demolido em 1909 para melhorar a vista para a torre Eiffel.[1] Além de pista ciclista, o novo prédio era usado para hóquei no gelo, wrestling, boxe, patinação sobre rodas, circos, espetáculos e demonstrações.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rafle du Vélodrome d'Hiver

Referências

  1. "Architecture et sport en France 1918-1945: une histoire politique et culturelle"; www.archi.fr/DOCOMOMO-FR/sport-paris.htm, acessado em novembro de 2007