Ragnarok (anime)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ragnarok (anime)
Gênero Aventura, Drama, Comédia, Shounen
Anime
Direção Seiji Kishi
Estúdio G&G Entertainment
Exibição original 2004 – 2005
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Emissoras lusófonas Brasil Cartoon Network Brasil
Nº de episódios 26 (Lista de epsiódios)
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Ragnarok the Animation é um série de anime de 26 episódios baseada no popular MMORPG coreano Ragnarok Online. Foi produzido no primeiro semestre de 2004, e exibido no mesmo ano pela TV Tokyo do Japão. No Brasil o anime foi ao ar em 3 de Julho de 2006 pelo Cartoon Network devido a uma parceria com a Level Up! Games.

A série também foi lançada no Brasil em seis volumes de DVD pela Paramount Pictures em dezembro de 2006.

O anime conta a história do Espadachim Roan e da Noviça Yufa, se aventurando pelo mundo de Ragnarök Online, Rune-Midgard. Mais tarde se uniriam a eles a Maga Takius, a Mercadora Maya, o Mercenário Iruga e a Caçadora Judia.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Nome Do Dublador Personagem que Dubla
Vágner Fagundes Roan
Samira Fernandes Yufa
Fernanda Bullara Maya
Rita Almeida Poi-Poi (O Poring de Maya)
Alfredo Rollo Iruga
Tatiane Kelplmair Judia
Letícia Quinto Takius
Fábio Moura Keough
Gilberto Baroli Mestre Zephyrus
Raquel Marinho Funcionária Kafra Tatiana
Priscila Concepcion Funcionária Kafra Débora

Personagens[editar | editar código-fonte]

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

Roan[editar | editar código-fonte]

Roan é um Espadachim cujo o principal objetivo na série é ganhar poder para proteger a sua amada e amiga de infância, Yufa. Tendo falhado em seu objetivo, Roan separa-se do grupo afim de tornar-se mais forte e com isto, ele passa a derrotar impiedosamente todos os monstros que encontra pelo caminho, caindo em um profundo desespero. Após um fatídico encontro em Byalan, Roan pede a uma mulher Templária para treiná-lo e tornar-se ele mesmo um Templário. Posteriormente a estes eventos, Roan retorna ao grupo já convertido em um Templário durante uma batalha na Torre do Relógio e promete proteger não apenas a Yufa, como também Maya, Takius, Iruga e Judia, sendo estes seus amigos. Entretanto, Roan retornou mais arrogante, excessivamente confiante e presunçoso e por causa disto, começou a perder a visão pelo seu senso de dever. Mais tarde, ele percebe o seu erro graças a ajuda da mesma mulher Templária misteriosa, que revelou-se a Bruxa Lendária de Comodo, tendo esta dado-lhe sábios e valiosos conselhos. Quando finalmente percebe o erro grave que estava cometendo acaba por ser tarde demais, pois Yufa, já decepcionada e desolada com o comportamento de Roan, permite-se ser levada por seu irmão mais velho, Keough, cujo este estava tomado pelas trevas. Roan e seu grupo decidem partir para Glast Heim afim de salvar Yufa e derrotar o Senhor das Trevas. Durante o caminho, eles encontram Yufa sem perceber que a mesma estava sendo dominada pelo Senhor das Trevas. Yufa invoca diversos monstros para poder retardá-los enquanto o Senhor das Trevas adquiria o necessário para sua ressurreição, porém Roan e seus amigos os vencem em uma batalha. Após a batalha, Roan segue por Glast Heim objetivando encontrar Yufa, com seus amigos ficando para trás afim de garantir que ele consiga chegar até ela. Quando encontra Yufa, Roan não sabia que a mesma estava sob o domínio do Senhor das Trevas e Yufa o engana com um beijo aparentemente apaixonado. O beijo no entanto somente serviu para que Yufa pudesse colocar em Roan o Rubi Amaldiçoado, que começa a enfraquecê-lo e matá-lo lenta e dolorosamente. Roan acaba por resistir ao poder do rubi e permite que Yufa o esfaqueie em seu coração com a Lâmina Amaldiçoada. Porém, ao ver o seu amado sofrer, Yufa subitamente liberta-se do controle do Senhor das Trevas e liberta Roan da magia do Rubi Amaldiçoado com o beijo do amor verdadeiro. Roan e Yufa então unem as suas forças e com o auxílio de Maya e Judia, conseguem finalmente derrotar o Senhor das Trevas e selá-lo. Ao final da grande jornada, Roan e Yufa aparecem utilizando alianças indicando que eles se casaram e em sua próxima jornada, juntam-se a eles um Espadachim e uma Noviça para acompanhá-los juntamente com Maya e Judia.

Yuufa[editar | editar código-fonte]

Yuufa é uma Noviça dotada de um enorme e puro coração. Amiga de infância e interesse amoroso de Roan, Yuufa aparentava estar sempre alegre e sorridente na frente de Roan. Porém, Yuufa ainda encontrava-se em luto por causa da morte de seu irmão mais velho, Keough. Quando Keough reaparece como um ser maligno e servindo ao Senhor das Trevas, Yuufa sofre demasiadamente por este fato, pois o mesmo causa-lhe uma enorme confusão, pois ama e sempre amou muito o seu irmão e nas circunstâncias em que ele se encontrava, ela não sabia se deveria se opor a ele ou protegê-lo. Mais tarde, em um grande esforço para salvar as almas sob o controle de Flor do Luar, um monstro que estava habitando e fazendo travessuras em Payon, Yuufa separa-se de seu grupo e parte para Prontera, retornando mais adiante como uma Sacerdotisa. Posteriormente, Yuufa começa a perceber a mudança no comportamento de Roan, pois este havia retornado mais arrogante, ignorante e presunçoso e em função disto, decide deixar o grupo e seguir com seu irmão. Após conseguir sucessivamente convencer a sua irmã a juntar-se a ele, Keough acaba corrompendo Yuufa removendo o seu Cristal da Alma, sendo este o objeto que permitia Yufa ser capaz de manter o seu coração sempre benevolente e puro. Keough teve que apossar-se do cristal de sua irmã, pois este era um dos elementos necessários para que o Senhor das Trevas pudesse reviver. Estando possuída pela essência do Senhor das Trevas e esfaqueado Roan com a Lâmina Amaldiçoada, Yuufa lhe dá o seu beijo de amor verdadeiro e com isto, ela consegue quebrar a magia maligna do Rubi Amaldiçoado. Já libertada definitivamente do domínio do Senhor das Trevas, Yuufa une-se a Roan contra o mesmo e com a ajuda de seus amigos, Yuufa derrota e sela o Senhor das Trevas com a sua magia suprema, Magnus Exorcismus. Ao fim da série, Roan e Yuufa aparecem utilizando alianças em seus dedos, evidenciado que os dois estão casados.

Takius[editar | editar código-fonte]

Takius é a terceira personagem a ser introduzida na série. Takius é uma concentrada e inteligente Maga que usa uma venda nos olhos e procura no mundo a verdade. Sua missão para esta verdade foi imposta à ela por seu mestre e professor, Zephyrus, que tinha a capacidade de controlá-la. Após ver a sua família sucumbir diante de suas experiências fracassadas e enlouquecer por estes fatos, Zephyrus foi recrutado pelo Senhor das Trevas e passou a utilizar o poder que tinha sobre Takius para manipulá-la a favor do Senhor das Trevas. Por causa das manipulações de seu mestre, Takius destruiu o ovo de Maya, a rainha das formigas, que culminou em uma terrível batalha que resultou na destruição do Formigueiro Infernal e na morte de todos os insetos que ali viviam. Posteriormente a isto, Takius começa a questionar a "verdade" de seu mestre e após ver a sua crueldade com seus próprios olhos, liberta-se de seu controle e separa-se de seu grupo, retornando nos momentos finais da série como uma Sábia. Durante a invasão a Glast Heim, Takius decide ela mesma enfrentar seu mestre e trava uma intensa batalha contra o mesmo. Durante a batalha, Zephyrus foi traído pelo Senhor das Trevas, este revelando que apenas o usou para suceder seus próprios planos malignos. Como resultado disto, o Senhor das Trevas remove o Cristal da Alma de Zephyrus e este cai de uma ponte, mas é salvo repentinamente por Takius após arrepender-se e pedir perdão pelos atos cruéis que cometeu. No entanto, a magia de Zephyrus, Ira de Thor, já havia sido ativada e conjurada e por causa da mesma, a ponte onde ele e Takius encontravam-se pendurados desabou por completo, fazendo com que os dois caíssem e morressem. O espírito de Takius vai a Roan durante a batalha final e o incentiva a não desistir e a lutar mesmo que ele tenha perdido todas as suas esperanças. Há fontes que dizem que Takius conseguiu se salvar no último minuto, pois ela cancelou a magia Chuva de Meteoros do Senhor das Trevas com a sua própria magia, Desencantar. O nome verdadeiro de Takius é Catherine, porém ela odeia ser chamada por este nome por razões desconhecidas.

Maya[editar | editar código-fonte]

Maya é a quarta personagem a ser introduzida na série. Maya é a alegre e fofa Mercadora do grupo. Sua forma bastante malandra e desagradável de ver e agir vem de um trauma provocado por um trágico evento em sua infância, onde a mesma foi agredida em sua terra natal, Alberta, após tentar vender maçãs com seu carrinho mesmo não sendo uma Mercadora oficial. Ela conheceu Roan e Yufa nos Esgotos de Prontera quando eles a salvaram de um grande número de Besouros-Ladrões e do líder de seu bando, o Besouro-Ladrão Dourado. Em troca, Maya os ajudou jogando uma Poção Azul a Yufa permitindo a mesma recuperar seu poder espiritual e com isto, curar as injúrias de Roan enquanto este lutava contra os monstros. Com o tempo convivendo com Roan, Yufa e Takius, Maya começa a mudar um pouco o seu jeito desonesto de ser e começa a afeiçoar-se genuinamente aos seus amigos, principalmente a Roan e Yufa, a quem ela considera seus irmãos mais velhos. Maya tem o costume de tratar os monstros inofensivos e pacíficos como equivalentes aos humanos, razão esta pela qual tenha um Poring de estimação chamado Poi-Poi e feito amizade com Alice. Não muito tempo depois de Maya convidar Alice a juntar-se a ela e seus amigos em sua viagem, Alice é transformada em um monstro horrível devido a magia maligna de Jirtas, um monstro feminino que possui características humanas, pois foi o fruto da relação amorosa entre um monstro e uma humana. Alice em sua forma monstruosa é morta violentamente por Maya e esta após dar-se conta do que havia feito com a sua querida amiga, entra em uma profunda depressão. Em um confronto em Comodo, Maya quase mata Jirtas, pois estava tomada pelo ódio e queria vingar-se pelo que Jirtas havia feito a Alice e obrigado Maya a matá-la. Entretanto, o espírito de Alice retorna para confortar Maya dizendo-lhe que não estava infeliz ou sofrendo e a convence a perdoar Jirtas pelos seus atos malignos. Logo após tornarem-se amigas, Jirtas é morta por Zephyrus, mestre de Takius, que pretendia remover o seu Cristal da Alma e entregá-lo ao Senhor das Trevas. Maya é a única personagem do grupo que não avança a sua classe, permanecendo Mercadora, porém ela tem uma exímia habilidade em lançar suas garrafas de poções, assemelhando-se a uma Alquimista. Maya exibe somente duas de suas habilidades na série, Mamonita e Cavalo-de-Pau. Ao fim da série, ela permanece ao lado de Roan, Yufa e Judia, tendo também a nova companhia de um Espadachim e uma Noviça.

Iruga[editar | editar código-fonte]

Iruga é um astuto e habilidoso Mercenário e o melhor amigo de infância de Keough. Após testemunhar a morte de seu amigo em Glast Heim, Iruga decidiu proteger ambos Roan e Yufa em honra a memória de seu amigo. Durante a sua viagem individual, Iruga conheceu Judia depois de salvá-la de uma gangue de ladrões das montanhas. Depois disto, Judia decidiu seguir viagem junto com Iruga e durante o período que permaneceu junto ao mesmo, desenvolveu e melhorou muito as suas habilidades como Caçadora, além de apaixonar-se perdidamente pelo rapaz. Quando Iruga descobre que Keough está vivo, ele o encontra dominado pelo Senhor das Trevas e trava uma intensa luta contra seu amigo em um esforço para trazer de volta o Keough bondoso que ele se recordava. Durante o confronto, Iruga acaba sendo atingido pela espada venenosa de Keough e fica gravemente ferido e sem possibilidade de recuperação, pois Keough havia lhe avisado que as feridas provocadas pela sua espada não podiam ser curadas. Posteriormente a isto, Iruga é forçado a lutar constantemente com Keough mesmo debilitado afim de proteger seus amigos e acreditando que somente ele poderia trazer de volta o seu amigo bondoso e generoso. Durante a batalha final em Glast Heim, Iruga e Keough se atingem fatalmente ao mesmo tempo. Iruga conseguiu atingir a sua katar na ferida maligna de Keough, livrando o coração de seu amigo da maldade que o Senhor das Trevas havia lhe implantado. Infelizmente, em decorrência dos seus ferimentos e com a espada de Keough atravessada em seu peito, Iruga sucumbe e morre junto com Keough, tendo a chance de ver pela última vez o sorriso daquele amigo bondoso e generoso que ele conhecia. Ao fim da série, é revelado que Judia teve um filho de Iruga após esta entregar-se a ele em uma noite de amor esperando que este ato entregasse a sua própria vida pela dele, visto que ele estava sucumbindo aos poucos aos ferimentos provocados pela espada de Keough. Iruga possui uma intensa maestria em utilizar sua katar em combate, tendo Lâminas Destruidoras como sua técnica principal e mais poderosa. Além disto, Iruga possui uma incrível agilidade e habilidade em utilizar-se dos seus venenos para eliminar suas vítimas.

Judia[editar | editar código-fonte]

Judia é uma Caçadora que após ser salva de uma gangue de ladrões das montanhas por Iruga, apaixonou-se loucamente pelo Mercenário. Quando Iruga e Judia se conheceram, ela era uma péssima Caçadora, sequer conseguindo acertar alvos com suas flechas, mas a convivência com Iruga e os sábios conselhos e ensinamentos que recebia dele fizeram com que ela desenvolvesse o seu potencial e se tornasse uma exímia Caçadora. Judia possui uma habilidade incrível com seu arco e suas flechas, além de ser muito hábil em montar diversas armadilhas contra os monstros. Ela também possui a habilidade de ler as cartas de tarô como as Ciganas e os Menestrais. Por Judia ser apaixonada por Iruga e vendo-o agonizar pelas feridas incuráveis provocadas pela espada de Keough, ela decidiu entregar a sua própria vida à ele em uma noite de amor, posteriormente fazendo com que isto a permitisse compreender as razões que levaram Iruga a procurar e enfrentar Keough pessoalmente mesmo estando em um estado debilitado. Inicialmente quando Judia se junta ao grupo de Roan, ela constantemente briga com Yufa por ciúmes desta sempre abraçar, pegar a mão e chamar Iruga de "irmão Iruga". Ao fim da série, Judia permanece ao lado de Roan, Yufa e Maya, porém agora tendo o seu filho bebê, fruto da sua noite de amor com Iruga e a companhia de dois novatos, um Espadachim e uma Noviça.

Antagonistas[editar | editar código-fonte]

Senhor das Trevas (Dark Lord)[editar | editar código-fonte]

O Senhor das Trevas é o antagonista principal da série. Ele é a maior representação do mal dentro de Rune-Midgard. O Senhor das Trevas mostra uma superioridade visível para todos os monstros no anime, provando ser a maior ameaça do mundo, apesar de ter sido selado a muito tempo atrás pelas Sete Ambições. Ele é tão desonesto e esperto que ele conseguiu convencer três das sete almas que ele precisa para ser ressuscitado a servirem os seus propósitos, sendo estes Jirtas, Keough e Zephyrus. A partir de várias cenas, o Senhor das Trevas é composto por duas identidades, porém as duas sendo igualmente diabólicas. Não há uma diferença entre as duas identidades do Senhor das Trevas, aparentemente elas só servem para denotar e viabilizar as diferentes vozes do vilão. O Senhor das Trevas é um MVP real em Ragnarök Online, onde ele aparece com o nome Dark Lord.

Keough[editar | editar código-fonte]

Keough é um Cavaleiro, irmão mais velho de Yufa e o melhor amigo de infância de Iruga. Atualmente está subordinado ao Senhor das Trevas. Durante os eventos que precederam a série, Keough foi investigar Glast Heim em companhia de Iruga, Roan e Yufa. As ruínas do castelo revelaram-se perigosas demais para o grupo e então decidiram retirar-se do local. Durante a fuga, o grupo foi interceptado por um Cavaleiro do Abismo. Apesar dos protestos de Iruga, Keough dirigiu-se à batalha para retardar o monstro, permitindo que Iruga fugisse com Roan e Yufa. Antes que Iruga pudesse voltar e auxiliar seu amigo, Keough foi ferido pelo Cavaleiro do Abismo, cujo este atravessou a sua espada em seu peito. Presenciando tal cena e crente de que seu amigo havia sido derrotado, Iruga fechou os portões de Glast Heim e fugiu do local com Roan e Yufa. Inicialmente presumía-se que Keough havia morrido, mas o grupo descobre mais adiante que Keough sobreviveu e foi corrompido pela maldade do Senhor das Trevas. A espada que havia atravessado o coração de Keough era uma Lâmina Perdida na Escuridão e a ferida deixada pela arma se tornaria um símbolo para justificar o fato de Keough ter sucumbido às trevas. Keough tinha como principal objetivo atrair sua irmã Yufa e convencê-la a juntar-se ao Senhor das Trevas, pois a mesma possuía um Cristal da Alma que era vital para o renascimento do Senhor das Trevas. Após confrontar-se com seu amigo Iruga e ser mortalmente ferido e prestes a morrer, Keough arrepende-se e pede perdão ao seu amigo por todos os problemas que causou a ele e aos seus companheiros durante a sua jornada. Posteriormente, o espírito de Keough aparece nos sonhos de Yufa dizendo-a para não seguir o mesmo caminho que ele havia seguido e caminhar e seguir sempre ao lado de Roan, pois ele era forte e iria protegê-la sempre.

Zephyrus[editar | editar código-fonte]

Zephyrus é um Bruxo e mestre e professor de Takius. Ele possui um incrível poder e um profundo conhecimento a respeito da magia, porém acabou desenvolvendo uma insanidade mental e uma sede por um poder maior. Zephyrus tinha uma família, mas eles acabaram morrendo por conta de uma experiência fracassada dele. Junto com o ridículo do público, Zephyrus ficou louco a ponto de poder ser facilmente enganado e manipulado pelo Senhor das Trevas. O anime é vago sobre o fato de se ele enlouqueceu durante ou depois dos ensinamentos de Takius sob a sua tutela. Durante a grande batalha contra Takius, Zephyrus acabou sendo salvo por sua ex-aluna, porém sendo tarde demais, pois ele já havia conjurado a magia Ira de Thor e esta destruiu a ponte onde ele e Takius estavam pendurados e os dois despencaram, morrendo no processo. Zephyrus foi o único personagem na série a ter atingido uma aura, que significa o poder supremo que ele adquiriu matando impiedosamente centenas de monstros e pessoas. Em Ragnarök Online, sua aura é representada ao alcançar o nível 99.

Jirtas (Zealotus ou Zherlthsh)[editar | editar código-fonte]

Jirtas, também conhecida como Zealotus ou Zherlthsh, é um monstro feminino que possui características humanas. Ela é filha de um pai monstro e uma mãe humana e apesar de não representar uma ameaça quando criança, sempre foi agredida e rejeitada pelas pessoas comuns. Devido a este preconceito, Jirtas e sua mãe foram obrigadas a abandonar o seu lar e a sair do vilarejo onde viviam. A crueldade das pessoas do vilarejo deixou um ódio e um ressentimento muito profundos no coração de Jirtas. Após a morte de sua mãe, Jirtas viveu entre os monstros e tornou-se cruel, diabólica e sádica. Ela acabou encontrando-se casualmente com Bafomé e este encontro a fez repensar sobre a sua vida, até que ela é abordada e recrutada pelo Senhor das Trevas para serví-lo. Durante a série, Jirtas possui uma antipatia e um ódio específico para com Maya por causa da amizade desta com Alice, pois acredita cegamente que humanos e monstros não podem ser amigos, muito menos se darem bem uns com os outros. Quando Jirtas e Maya finalmente se encontram em conflito para resolverem as suas diferenças, o espírito de Alice, morta por Maya depois que Jirtas a transformou em um monstro terrível, aparece para ambas pedindo para que elas se perdoem e se tornem amigas. No fim, Jirtas sacrifica a sua própria vida para protegê-la de um ataque de Zephyrus, denotando com isto um sinal da sua amizade com Maya. Durante a batalha final, o espírito de Jirtas apareceu junto ao de Alice depois que Maya abriu a caixinha de música e estas a instruíram em como derrotar o Senhor das Trevas. Jirtas é um monstro real no jogo Ragnarök Online e pode ser domesticada como um pet com o item Vela do Marquês de Sade.

Outros[editar | editar código-fonte]

Bafomé (Baphomet)[editar | editar código-fonte]

Bafomé é um monstro enorme com chifres de cabra que possui um imenso poder. Ele geralmente não luta ao máximo em suas batalhas, preferindo brincar e torturar lentamente seus adversários valendo-se da grande força que possui. Apesar de inicialmente ser considerado um vilão, Bafomé mostra misericórdia para com Roan e seu grupo quando Jirtas interfere em sua luta contra eles e mais tarde presta respeito ao mesmo grupo quando Judia resgata o seu filho, Bafomé Jr. Bafomé era um dos maiores seres prevendo a ressurreição do Senhor das Trevas, mas nunca interferiu neste assunto. Desconhece-se se Bafomé é mais poderoso ou não do que o Senhor das Trevas. Em um ponto na série é revelado que Bafomé é a causa do equilíbrio entre o bem e o mal, sendo este o fato que poderia explicar por que ele nunca se aliou, mas também o por que nunca se opôs ao Senhor das Trevas. Bafomé é um MVP real no jogo Ragnarök Online. Na série, Bafomé tem como arma um martelo gigante, enquanto que em Ragnarök Online sua arma é uma foice.

Melopsum[editar | editar código-fonte]

Melopsum é uma Bruxa e é reverenciada em Comodo como a bruxa lendária que foi responsável por uma tragédia na cidade a muitos anos atrás. Entretanto, é revelado que os contos, lendas e mitos a seu respeito foram mal interpretados pelos cidadãos de Comodo. Melopsum aparenta estar associada com Bafomé, mas é misteriosa em grande parte da série. Ela possui um interesse particular em Roan. Primeiramente ela disfarçou-se de Templária em Izlude e salva Roan de alguns monstros poderosos dando-lhe amostras dos poderes de um Templário e convencendo-o a tornar-se um Templário também. Mais tarde, ela se disfarça de Arqueira em Payon para ensinar a Roan o verdadeiro caminho para suceder em seus objetivos, dando-lhe sábios conselhos em como manusear a força e evidenciando que somente a força não é o suficiente para a vitória. Em Comodo, Melopsum reencontra-se com Roan disfarçada de Monge em uma caverna e lhe diz para não erguer e utilizar a sua espada arrogantemente e de novo dizendo-lhe que apenas a força bruta não é o suficiente para vencer. Em sua última aparição, Melopsum ensina Roan a prever os movimentos dos inimigos e lhe dá a espada lendária que foi utilizada para selá-la, confiando que ele irá usá-la sabiamente para proteger aqueles que ama.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]