Geografia do Kosovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rahovec)
Geografia do Kosovo
Geografia do Kosovo
Mapa do Kosovo
Total
Altitudes extremas
Ponto mais alto Ðeravica, 2656 m

O Kosovo tem uma área de 10 908 km2[1] e uma população de cerca de 2,2 milhões de habitantes. As suas maiores cidades são Pristina, a capital, com cerca de 500 000 habitantes,[2] Prizren, no sudoeste, com uma população de 110 000, Peć, no oeste, com 70 000, e Mitrovica, no norte, com 70 000. O clima é continental, com verões quentes e invernos frios e com neve.

A maior parte do terreno kosovar é montanhoso, e o pico mais alto do país é o Ðeravica, com 2 656 metros. O país tem duas regiões principais planas, a bacia de Metohija, localizada na parte ocidental do Kosovo, e a planície do Kosovo, que ocupa a parte oriental. Os principais rios da região são o Drin Branco, que desagua no mar Adriático, o Erenik, um de seus afluentes, o Sitnica, o Morava do Sul, a região de Goljak, e o Ibar, no norte. Os maiores lagos são o Gazivoda, o Radonjić, o Batlava e o Badovac.

Fitogeograficamente o Kosovo pertence à província Ilíria da Região Circumboreal, dentro do Reino Boreal. De acordo com o WWF e o Mapa Digital das Regiões Ecológicas Europeias, da Agência Europeia do Meio Ambiente, o território do Kosovo pertence à ecorregião das florestas mistas balcânicas.

39,1% do Kosovo é coberto por florestas; 52% encontra-se classificado como terra utilizada para agricultura, das quais 31% são usados como pasto e 69% terras aráveis.[3]

Atualmente o Parque Nacional das Montanhas de Šar, com 39 000 hectares, fundado em 1986 nas Montanhas Šar (ao longo da fronteira com a Macedônia do Norte) é o único parque nacional do Kosovo, embora o Parque Nacional Bjeshkët e Nemuna, no Prokletije (ao longo da fronteira Kosovo-Montenegro) tenha sido proposto.[4]

Referências

  1. «Statistical Office of Kosovo». Consultado em 6 de julho de 2013. Arquivado do original em 11 de abril de 2008 
  2. osce.org: Prishtinë/Priština
  3. Strategic Environmental Analysis of Kosovo Arquivado em 24 de junho de 2008, no Wayback Machine.. The Regional Environmental Center for Central and Eastern Europe, Prishtina, Julho de 2000.
  4. Kosovo: Biodiversity assessment Arquivado em 11 de maio de 2011, no Wayback Machine.. Final Report submitted to the USAID, ARD-BIOFOR IQC Consortium, Maio de 2003.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Kosovo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.