Raiden (Metal Gear)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Raiden
Raiden mgs2.jpg
Arte conceptual de Raiden para Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty.
Nome no Japão 雷電 ()
Série de jogos Metal Gear
Primeiro jogo Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
Designer Yoji Shinkawa
Dublador em inglês Quinton Flynn
Dublador japonês Kenyū Horiuchi
Ator de captura de movimentos Eiji Morisaki (MGS2), Takeshi Yoshioka (MGS4)
Informações pessoais
Afiliação FOXHOUND (MGS2), Agente Livre (MGS4)
Portal Games

Raiden (雷電, Raiden?), cujo nome verdadeiro é Jack, é um personagem da série Metal Gear.[1] [2] Ele é o protagonista do capítulo "Plant", o ator principal do jogo Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, e um personagem secundário de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots. É o personagem principal de Metal Gear Solid Rising: Revengeance

Metal Gear Solid 2[editar | editar código-fonte]

Raiden é designado pela FOXHOUND para infiltrar-se na instalação de tratamento marítimo chamada Big Shell, com a ordem de resgatar o presidente americano, James Johnson e, se possível, cerca de outros 30 reféns a comando do Coronel Roy Campbell. Para completar sua missão, conta com a ajuda de Rose, sua namorada, via codec, e Solid Snake, que infiltra-se sob a identidade de Iroquois Pliskin.

No começo da trama, pelas conversas via codec com o Coronel Campbell, é possível o compreendimento de que a missão "Plant" seria a primeira missão de Raiden e que ele tinha treinado desde então apenas com VR; Porém, no decorrer do jogo é descoberto que Raiden era uma criança orfã que lutava em uma guerra civil no oriente médio e vivia com outras crianças, que também lutavam, em uma espécie de orfanato. Tal lugar era comandado por Solidus Snake, que criou Raiden como um filho.

Devido a habilidade precoce de Raiden em matar, diversos apelidos foram lhe dados durante a guerra, como White Devil, e Jack the Ripper, apelidos que o atormentaram durante toda a vida.

No final da trama é revelado que sua namorada Rose está grávida, e era uma agente dos Patriots e só estava com ele com o objetivo de investigação, e embora não confirmado, é possível notar que com a convivência com Raiden ela acabou se apaixonando por ele.

Ao terminar do jogo, Raiden mata seu 'pai' Solidus utilizando a espada que Olga havia lhe dado, e encontra Snake, que diz para ele ir cuidar de sua família.

Metal Gear Solid 4[editar | editar código-fonte]

Em MGS4 Raiden aparece primeiramente via Codec, dando dicas a Snake da mesma forma que os antigos ciborgues ninjas haviam feito em MGS e MGS2.

No mesmo ato, Raiden salva Snake e Naomi de uma emboscada de Gekkos trajando sua roupa ninja e uma nova espada; Raiden se mostra com capacidades sobre humanas de força, agilidade e equilíbrio, destruindo uma serie de Gekkos com aparente facilidade. Porém, na luta com Vamp, que aparece logo após os Gekkos serem destruídos, Raiden sofre diversos ferimentos que mesmo a sua capacidade acelerada de cura não conseguem fechar. Naomi então leva-o para um médico especializado em nanomáquinas do estilo de Raiden e Vamp para uma hemodiálise.

Após a recuperação, Raiden reaparece em Shadow Moses e mata Vamp em uma luta em cima do Metal Gear Rex e ainda corta o proprio braço para salvar a vida de Snake de um 'atropelamento' do Arsenal Gear, onde acaba perdendo o outro braço. Mesmo sem os dois membros superiores, Raiden aparece novamente para auxiliar Snake no Outer Haven.

Após as batalhas, Raiden é apresentado como um ciborgue, em uma aparente cama de hospital, no qual reencontra Rose, e conhece seu próprio filho John, formando uma família normal.

Metal Gear Rising: Revengeance[editar | editar código-fonte]

Raiden será o protagonista do novo Metal Gear Solid porém, nas imagens divulgadas é apresentado um novo traje ninja, uma bandana cobrindo o olho esquerdo. Uma coloração diferente nos olhos chamou a atenção dos fans, que acreditaram que 'o Raiden' desse jogo não era o 'verdadeiro Raiden', a desenvolvedora corrigiu as imagens com a coloração azul. Algumas informações revelam que o enredo do jogo terá a linha do tempo desde Metal Gear Solid 2 até Metal Gear Solid 4, o que acontece com Raiden depois do Big Shell Incident e como ficou com uma aparência de ciborgue.

Em outra imagem, Raiden aparece em cima da armadura de Crying Wolf.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O seu papel como o protagonista de Metal Gear Solid 2 foi uma surpresa controversa, ambos pela substituição inesperada do herói estabelecido, Solid Snake, e pela sua aparência andrógena que desagradou muitos fãs da série.
  • Ainda em MGS 3, existe um poster de Raiden dentro do armário em que Raikov é escondido por Snake.

Recepção na mídia[editar | editar código-fonte]

A Game Informer o descereve como a "estrela freqüentemente mal vista da saga Metal Gear".[2]

Referências

  1. Jeremy Parish, "Raiden," Electronic Gaming Monthly 225 (Janeiro de 2008): 93.
  2. a b "Snakes and Gears: A Metal Gear Overview," Game Informer 182 (Junho de 2008): 108.