Raimundo de Borgonha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Raimundo de Borgonha

Raimundo de Borgonha (1080Grajal de Campos, 24 de Maio de 1107) foi o quarto filho de Guilherme I "o Grande", conde de Borgonha, e tinha como apanágio o pequeno condado de Amous.

Visitou pela primeira vez a península Ibérica, entre o ano de 1086 ou 1087, acompanhando o duque Odo  da Borgonha, e, pela segunda vez em 1090 para casar com Urraca de Leão e Castela, única filha legítima e herdeira de Afonso VI, imperador de Leão e Castela e Constança da Borgonha.

Vinha, desta feita, acompanhado por seu primo Henrique, Conde de Portugal, que recebeu como mulher a outra filha de Afonso VI de Leão e Castela, Teresa de Leão. Pelo seu casamento D. Raimundo recebeu em apanágio, como feudo, segundo as práticas peninsulares, o condado da Galiza, que se estendia para sul até ao Rio Minho. O Condado Portucalense (entre o Rio Minho e o Rio Douro) em Coimbra, foi atribuído como condado a D. Henrique, nascendo assim o condado Portucalense sob a égide da Casa de Borgonha (1096).

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Guilherme I, Conde da Borgonha (1020–1087) e de Estefânia da Borgonha, filha de Adalberto da Lorena (ca. 1000–1048) e de Clemência de Foix.

Casou com Urraca I de Leão e Castela (ca. 1080–1126), filha de Afonso VI de Leão e Castela (1039–1109) e de sua terceira esposa Constança da Borgonha (ca. 1046–1093), de quem teve:

  1. Afonso VII de Leão e Castela (Caldas de Reis, 1 de março de 1105 — Viso del Marqués?, 21 de agosto de 1157).
  2. Sancha Raimundes (ca. 1095 — 30 de fevereiro de 1159).

D.&nsbp;Henrique casou com D.&nsbp;Teresa filha ilegítima de Afonso&nsbp;VI.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • SOUSA, António Caetano, História Genealógica da Casa Real Portuguesa, Atlântida-Livraria Editora, Lda, 2ª Edição, Coimbra, 1946. Tomo I-pg. 41.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Raimundo de Borgonha
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.