Rainer Cadete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rainer Cadete
Rainer em Brasília, 2013
Nome completo Rainer Cadete
Nascimento 24 de Julho de 1987 (27 anos)
Brasília, Brasil
Ocupação Ator

Rainer Cadete (Brasília, 24 de julho de 1987) é um ator brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Não demorou muito para que o brasiliense Rainer Cadete descobrisse sua vocação. Aos 9 anos, sua mãe o matriculou em uma colônia de férias do Teatro Mapati, no Distrito Federal, onde teve seu primeiro contato com a profissão por meio de aulas de dramaturgia. “Ali eu me apaixonei pela arte”, costuma dizer o ator. Aos 12 anos, o inquieto Rainer teve a oportunidade de morar em Roma, na Itália, com a mãe, Ronalda. Lá, fez um curso de modelo fotográfico. Era o mais novo da turma e também um dos mais empolgados.

De volta ao Distrito Federal, bateu na porta do Espaço Cultural Renato Russo, com o objetivo de aprender mais sobre o ofício que tanto o encantava. Acabou cursando três anos de teatro com professora, diretora e atriz Adriana Lodi. Aos 18 anos, decidido, fez suas malas e embarcou para o Rio de Janeiro. “Passei muito perrengue”, conta. Ele frequentou a Oficina de Atores da Rede Globo e a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Em 2009, Rainer integrou o elenco de “Caras & bocas”, de Walcyr Carrasco, como o protagonista Gabriel (Malvino Salvador) na primeira fase da trama. No ano seguinte, viveu Nuno na novela “Cama de Gato”, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid. Por sua atuação na trama, foi indicado ao Prêmio Contigo! de Ator Revelação, ao lado de Mateus Solano e Marcos Pigossi.

Como o advogado Rafael, de “Amor à Vida” (2013), Rainer conquistou o Brasil por seu talento e carisma. O amor puro entre seu personagem e a autista Linda, interpretada por Bruna Linzmeyer, deu o que falar. Pela primeira vez na televisão brasileira foi mostrado, de forma natural, um romance nestas características. Atualmente está em turnê pelo Brasil com a peça O Cachorro Riu Melhor, com direção de Cininha de Paula. Ao lado de Danielle Winits, Júlio Rocha e Sara Freitas, Rainer mostra sua versatilidade ao dar vida a um garoto de programa bem diferente do sensível papel vivido por ele na novela de Walcyr Carrasco. Para interpretar o vaidoso Alex, que se envolve com Mateus (Júlio Rocha), Rainer precisou se dedicar à malhação. Em cena, ele aparece diversas vezes com pouca ou nenhuma roupa.

Rainer, que cursou oito períodos de Psicologia e atualmente está concluindo o curso de Cinema na IESB, é idealizador de um projeto cultural que homenageia personagens que fazem parte da nossa história e ocupam o imaginário do brasileiro. Em 2013, relembrou Nelson Rodrigues com a montagem do clássico Dorotéia, dirigido por Sergio Menezes, na qual interpretou a emblemática Dona Flávia. Sua atuação foi bastante elogiada.

Em 2014, foi a vez de Vinicius de Moraes - que completaria 100 anos se estivesse vivo - ser relembrado. "A capital federal fica meio excluída do cenário cultural, e gostaria de incluí-la", declarou o ator em entrevista recente, ressaltando também que as apresentações são gratuitas, visando à inclusão social. “Eu zelo por isso. De não somente homenagear, divulgar e ressuscitar obras clássicas, mas também levar as artes cênicas até pessoas que nunca foram ao teatro. É uma preocupação de inclusão. Algumas se emocionam, choram… As pessoas são muito carentes de arte. E se a arte não é necessidade básica, faz enorme diferença no cotidiano.”

O projeto idealizado por Rainer já entrou para o calendário cultural de Brasília. A última edição, em homenagem ao Poetinha, deu o que falar. Além dos debates promovidos, o ator convidou os cantores Ellen Oléria e Paulinho Moska para entoarem canções escritas por Vinicius e também adaptou o clássico Cordélia e o Peregrino, dirigido pelos premiados Adriano e Fernando Guimarães, no qual atuou ao lado da atriz e bailarina Aline Alvez, com quem foi casado por 6 anos e teve Pietro, 7. O último festival foi transformado em um trabalho audiovisual e distribuído a escolas públicas de Brasília.

Teatro

Ao longo de sua carreira, atuou em diversos espetáculos como O Castigo, de Sergio Menezes, Mar Morto, de Jefferson Almeida, O Muro, de Adriana Lodi, Revolução na América do Sul, de Adriana Lodi, Os Campeões, de Lygia Fagundes Telles, com adaptação e direção de Francis Mayer.

Em 2012, protagonizou o musical infantil Zé Vagão da Roda Fina e Sua Mãe Leopoldina, de Silvia Orthof. No mesmo ano, idealizou um projeto que tem o objetivo de homenagear grandes nomes da cultura brasileira que completariam 100 anos. O primeiro homenageado foi Nelson Rodrigues. No clássico Dorotéia, com direção de Sergio Menezes, interpretou Dona Flávia, sendo bastante elogiado. Em 2014, produziu um festival em homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes. Ao lado de sua ex-mulher, Aline Alvez, atuou em Nós - o intervalo em Cordélia e o Peregrino, com direção dos premiados Adriano e Fernando Guimarães.

Televisão e cinema

Na televisão e cinema, participou do seriado Escola Prevenia, da TV Futura , do curta Laquê, de Cininha de Paula, da série De Cabelo em Pé do Multishow, e do programa Os Caras de Pau da TV Globo. Atuou no premiado filme Cine Holiúdy (2013), de Halder Gomes, com o personagem Shaolin.

Em 2009, interpretou em Caras & Bocas, de Walcyr Carrasco, o protagonista Gabriel na 1ª fase da trama. No mesmo ano em alguns meses depois, viveu Nuno na novela Cama de Gato, escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes ambas exibidas pela Rede Globo. E pela sua atuação em Cama de Gato, foi indicado ao Prêmio Contigo como Ator Revelação, ao lado de Mateus Solano e Marco Pigossi. Em 2013 participou da novela Amor à Vida, de Walcyr Carrasco, como o advogado Rafael.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Giovani Lettiere (26 de junho de 2014). Rainer Cadete grava participação em ‘Zorra Total’: ‘Bochechas doendo até agora’ Yahoo Brasil. Visitado em 14 de outubro de 2014.
  2. Eliana (Branca Messina), a aeromoça tradicional As Canalhas - GNT. Visitado em 14 de outubro de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.