Aoi Blink

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Raio Azul)
Aoi Blink
青いブリンク
Aoi Burinku
Informações gerais
Géneros Aventura, Fantasia, Ficção científica
Anime
(Raio Azul PT)
Realização Osamu Tezuka
Argumento Osamu Tezuka
Takashi Yamada
Estúdio de animação Tezuka Productions
Emissoras de televisão Japão NHK
Período de exibição 7 de abril de 198916 de março de 1990
Episódios 39
Portal Animangá

Aoi Blink (青いブリンク Aoi Burinku?) é uma série de anime dos géneros aventura e fantasia, criado por Osamu Tezuka. O anime foi baseado no filme clássico O Pequeno Cavalo Corcunda de Ivan Ivanov-Vano.[1] O filme, por vez é baseado a partir da obra O Pequeno Cavalo Corcunda do autor russo Pyotr Pavlovich Yershov.

Em Portugal o anime intitulado Raio Azul foi emitido no canal RTP2 no verão de 1991, com dobragem em português.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história começa com o encontro entre Cláudio Santiago (Kakeru na versão original), e um pónei místico chamado Raio Azul (Blink na versão original). Cláudio salva Raio Azul de uma tempestade elétrica e, em gratidão, Raio Azul diz-lhe que, se ele alguma estiver em apuros, tudo o que precisa de fazer é chamar o seu nome três vezes e ele aparecerá. No final desse mesmo dia, quando Cláudio regressa a casa, descobre que o seu pai, um escritor de histórias infantis foi raptado por um grupo de motociclistas que trabalha para o Imperador Gross. Desesperado, Cláudio grita o nome do Raio Azul, e como prometido, este aparece imediatamente, e os dois seguem as pistas em busca do pai de Cláudio para salvá-lo. Pelo caminho, conhecem um grupo composto por um motorista de autocarro chamado Telmo (Tanba na versão original) e uma dupla de irmãos ladrões chamados Samuel e Nicolau (Satch e Nitch na versão original), que os ajudarão na sua busca. Ao grupo juntar-se-á também a Princesa Catrina (Kirara na versão original), que os ajudará a derrotar o malvado Imperador Gross.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Cláudio Santiago - Cláudio Santiago (Shiki Kakeru na versão original) é um rapaz de 12 anos que vive com o pai numa cabana nas montanhas. Uma noite, quando regressava de uma caminhada salva uma estranha criatura de uma tempestade, que descobre ser um pónei mágico chamado Raio Azul. Quando o seu pai é raptado por um grupo de motociclistas, Cláudio parte em seu salvamento. Apesar de ser um pouco cobarde, Cláudio é um rapaz que se sabe desenvencilhar de todo o tipo de problemas, com ideias geniais para os mais variados problemas.
  • Raio Azul - Raio Azul (Blink na versão original) é um pónei mágico azul falante e o melhor amigo de Cláudio Santiago. Salvo por Cláudio duma tempestade, Raio Azul fica assim em dívida para com este, dizendo-lhe que se alguma vez precisar dele, só tem de chamar o seu nome três vezes, algo que o rapaz faz quando o seu pai é raptado. Além de conseguir falar, o Raio Azul também consegue correr a grandes velocidades, voar e tornar-se invisível. Ele consegue ainda dar coragem às pessoas através de um feixe de energia (quando fica enfraquecido ou sem energia, este transforma-se numa bola para recuperar as forças, usando esta forma também para se disfarçar). Com um código moral inabalável e uma vontade de ferro, Raio Azul fará de tudo para unir Cláudio ao seu pai.
  • Telmo - Telmo (Tanba na versão original) é o motorista de um autocarro que se junta a a Cláudio na sua demanda. Inicialmente, Telmo decide fechar os olhos ao que se passa à sua volta, preferindo não se meter em sarilhos. Mas eventualmente, quando começa a ver as várias injustiças e problemas que Claúdio e o Raio Azul descobrem enquanto procuram o pai de Cláudio, decide que deve interferir, começando a lutar ao seu lado. Extremamente forte, teimoso, com reflexos rápidos, e sempre a refilar que nenhum dos companheiros paga o bilhete, mas ainda assim com um bom coração, Telmo torna-se mais do que um simples condutor para o grupo de aventureiros, agindo como um irmão mais velho para estes, estando sempre disposto a ajudar e a corrigir as injustiças que vê.
  • Nicolau e Samuel - Nicolau e Samuel (Nitch e Satch na versão original) são uma dupla de irmãos ladrões incrivelmente desastrados e sem talento para o crime, que viajam a bordo do autocarro de Telmo quando o grupo conhece Cláudio e Raio Azul. Ao verem o pónei mágico, ambos fazem planos para o roubarem e fazerem uma fortuna, vendendo-o ao melhor preço. Porém, apesar de serem ladrões, os dois têm bom coração e depressa decidem ajudar Claúdio e o Raio Azul na sua demanda, muitas das vezes servindo de isco ou de distração nos planos que estes fazem. Sendo o mais velho, Nicolau passa a vida a dizer a Samuel que este lhe deve tudo aquilo que aprendeu, ainda que Samuel não se importe com isso.
  • Princesa Catrina - Catrina (Kirara na versão original) é a princesa mimada de 6 anos da cidade da Mansão Rosa. Tendo vivido durante toda a sua vida no meio do luxo, rodeada de pessoas que fazem o possível e o impossível para cumprirem todos os seus desejos. Catrina pensa que pode ter tudo o que quer, comprando-o. Dito isso, ela é também adepta de todo o tipo de jogos e diversões, acreditando inicialmente que a vida é só isso. Porém, isso muda quando conhece Cláudio e Raio Azul, que a fazem perceber que certas coisas não têm preço, como a amizade. Juntando-se a eles e ao resto do grupo, Catrina aprenderá a valorizar as pequenas coisas da vida, as quais o dinheiro não compra. Mais tarde, ela revela que é sobrinha do Imperador Gross aos companheiros, afirmando que apesar deste ser seu tio, que ajudá-los-á a salvar o pai de Cláudio e a derrotar o tio, pois sabe que este é um indivíduo malvado e sem escrúpulos.
  • Motociclistas Negros - Um misterioso grupo de motociclistas vestidos de preto que trabalha para o Imperador Gross. Composto por cinco misteriosos membros, este grupo é quem rapta o pai de Cláudio, sob as ordens do malvado imperador, levando-o para ser aprisionado nas mais diversas masmorras e prisões, de modo a impedir que o escritor termine a sua história. Apesar de obedecerem aos subalternos de Gross quando estão nos seus domínios, não lhes devem absolutamente nenhum tipo de lealdade, sendo apenas leais ao malvado Imperdador Gross.
  • Hernani Santiago - Hernani Santiago (Shiki Haruhiko na versão original) é o pai de Cláudio e um escritor de contos infantis de renome mundial. Quando a este é lhe ordenado que pare de escrever uma história que fala de um malvado imperador que supostamente este criou, mas que na realidade existe, Hernani recusa-se. O imperador da sua suposta história, o Imperador Gross, ao saber disto envia um grupo de motociclistas para o prender, de modo a que este não termine a sua história. Apesar de ser raptado e de estar sempre a ser mudado de uma prisão para outra, Hernani não pára de escrever, com a esperança de que o seu filho o consiga salvar.
  • Imperador Gross - O Imperador Gross é o misterioso e malvado imperador sobre o qual Hernani Santiago escreve, acreditando que é um personagem inventado por ele mesmo. Não lhe agradando as histórias que são escritas dele, o diabólico imperador decide mandar raptar o escritor, para que assim o mundo não saiba dos crimes e maldades cometidas por ele. Senhor e mestre de poderes negros e obscuros, o seu único desejo é governar todas as dimensões do mundo sem qualquer tipo de oposição.
  • Príncipe Horo - Um dos subalternos de Gross, e seu sobrinho. Cruel, diabólico e sem qualquer tipo de misericórdia pelos seus súbditos, Horo é o primeiro inimigo que Cláudio e Raio Azul enfrentam na sua demanda. Aquando da sua derrota, e antes de morrer, aconselha-os a abandonarem a sua demanda, dizendo-lhes que Gross nunca irá libertar o pai de Cláudio e que os esmagará como insectos. Mais tarde, é ressuscitado pelo malvado imperador, para tentar eliminar Cláudio e os seus amigos, apenas para ser mais uma vez derrotado.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Episódio Titulo
1 Partindo para Bem, Bem Longe
2 O Segredo do Rancho Cinza
3 Um Prisioneiro na Casa Rosa
4 O Castelo Marfim Curvado
5 O Monstro Dogitra da Fortaleza Amarela
6 O Fruto Misterioso da Cidade Azul
7 Trovoada! O Musgo Verde da Corrida da Estrada!
8 A Ilha da Tentação - Cobalto
9 O País Combatente - Bola Vermelha
10 A Floresta Misteriosa - Sépia
11 Terraço - A Cidade das Cores Primárias
12 O Coração-Ladrão da Cidade Roxa
13 O Blindado Trem-Bala da Cidade Marrom
14 Cidade das Crianças, Cidade Arco-Íris
15 A Arca de Luz do Ouro do Vale
16 A Cidade de Cartomancia: Verde-Hortelã
17 Branco Leitoso: O Segredo do Templo no ar
18 Será este Odor?: A Flor da Escuridão na Floresta Esmeralda
19 Para o Rio das Trevas! A Planície Misteriosa Ultramarina!!
20 Paraíso Animal: Harpia Verde
21 O Ocre Amarelo: A Cidade com Nenhuma Vegetação ou Flores
22 O Plano do Amor! Voe na Persa Azul!!
23 A Lenda de Davies Gray! O Raio Azul Transforma-se em um Fóssil!!
24 Cidade Submarina: A Princesa Sereia da Pérola Muu
25 O Raio Azul Desaparece na Cidade Opera
26 Reviva! As Borboletas Hotaru do Rio Escarlate
27 Mistério! O Castelo de Aventuras, Índigo
28 Ame Novamente! Luta Feroz no Mar Vermelho Vinho
29 Amigo ou Inimigo? O Detective da Pedra Laranja
30 Encontre a Chave da Verdade! Os Restos do Lago Roxo Escuro
31 O Âmbar de Ouro do Vale
32 De Cabeça Abaixo da Cidade, Céu Azul
33 Se Conhecendo Novamente! Mãe e Filho na Cadeia Escura
34 Cláudio Solitário! O Pesadelo do Mar Escuro!!
35 O Soldado Mais Forte: O Soldado Negro
36 Para o Castelo Escuro! De Frente com a Coragem
37 O Príncipe Horo: A Armadilha de Bronze
38 Castelo Bruto na Luz e Escuridão
39 Adeus à Viagem Infinita e ao Raio Azul

Elenco[editar | editar código-fonte]

Versão japonesa Japão[editar | editar código-fonte]

  • Masako Nozawa como Blink e Kakeru
  • Miki Itou como Princesa Kirara
  • Ai Orikasa como Julie
  • Goro Naya como Shiki Haruhiko
  • Katsuya Kobayashi como Tanba
  • Kei Tomiyama como Henry
  • Kenichi Ogata como Nitch
  • Mari Mashiba como Spika
  • Saori Tsuchiya como Blink
  • Satoko Yasunaga como Nana
  • Sho Hayami como Príncipe Horo
  • You Yoshimura como Satch
  • Yuriko Fuchizaki como Rakururu

Dobragem portuguesa Portugal[editar | editar código-fonte]

Banda sonora[editar | editar código-fonte]

Japão[editar | editar código-fonte]

Tema de abertura
Hitomi no Naka no Mirai (瞳のなかの未来?)[3]
Letrista - Shun Taguchi / Composição - Chika Ueda / Arranjos - Mitsuo Hagita / Interpretação - Yoko Minamino
Tema de encerramento
Makenaide, Yuuki (負けないで勇気?)[3]
Letrista - Yukinojo Mori / Composição - Tsurugi Goto / Arranjos - Ryo Yonemitsu / Interpretação - Shinobu Nakayama

Portugal[editar | editar código-fonte]

Tema de abertura
Vou Atrás de Ti
Interpretação - Helena Isabel
Tema de encerramento
Vamos Brincar ao Sonho Bom os Dois
Interpretação - Helena Isabel

Referências

  1. Llewellyn, Richard. «Aoi Blink» (em inglês). Animated Divots. Consultado em 6 de março de 2014. Arquivado do original em 12 de outubro de 2008 
  2. a b «Raio Azul». Ficha técnica da dobragem portuguesa. Desenhos Animados Portugal. 25 de setembro de 2008 
  3. a b «Aoi Blink» (em inglês). Anime Lyrics dot Com. Consultado em 6 de março de 2014. Cópia arquivada em 17 de dezembro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.