Ralph Kimball

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Prof. Dr. (PhD) Ralph Kimball é um dos precursores dos conceitos de data warehouse e sistemas para análise de dados transacionais. Desde 1982 vem desenvolvendo pesquisas e conceitos que hoje são utilizados em diversas ferramentas de software para [data warehouse].

Ele é conhecido por suas convicções de longa data de que o data warehouse deve ser desenhado para ser compreensível e rápido. Sua metodologia, conhecida como modelagem dimensional ou metodologia Kimball, é frequentemente usada para permitir o compartilhamento de dimensões conformadas.

Ele é o escritor dos best-sellers Data Warehouse Lifecycle Toolkit e Data Webhouse Toolkit, publicados pela Wiley. Os dois publicados no Brasil, em portugues. Hoje em dia, Ralph Kimball atua como professor em sua consultoria, palestrante, escritor de livros e artigos para a revista Intelligent Enterprise.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1972 após concluir o seu doutoramento na Stanford University em engenharia eletrónica (especialização em sistemas homem-máquina), Ralph ingressou na Xerox Palo Alto Research Center (PARC). Na PARC Ralph participou no desenvolvimento do Xerox Star Workstation, o primeiro produto comercial a usar rato, ícones e janelas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Kimball, Ross. "The Data Warehouse Toolkit: The Complete Guide to Dimensional Modeling (Second Edition)", Wiley, 2002. ISBN 0471200247.
  • Kimball, et al. "The Data Warehouse Lifecycle Toolkit", Wiley, 1998. ISBN 0471255475.
  • Kimball, Caserta. "The Data Warehouse ETL Toolkit", Wiley. 2004. ISBN 0764567578.

Referências externas[editar | editar código-fonte]