Ralph Nelson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ralph Nelson
Nascimento 12 de agosto de 1916 (98 anos)
New York City, New York
Nacionalidade Estados Unidos americano
Morte 21 de dezembro de 1987 (26 anos)
Ocupação Diretor, Produtor e Roteirista
Cônjuge Celeste Holm (1938–1939)
Outros prêmios
Emmy' - Melhor Direção - Uma hora ou mais
1957 Playhouse 90
IMDb: (inglês)


Ralph Nelson (12 de agosto de 1916 - 21 de dezembro de 1987) foi um diretor, produtor, roteirista e ator de cinema e televisão americano de ascendência norueguesa. Ele serviu na Força Aérea como piloto[1] na Segunda Guerra Mundial. Nelson dirigiu o aclamdo episódio A World Of His Own e atuou como gerente de produção para a maior parte do desenvolvimento do show. Ele também dirigiu versões para a televisão e cinema da obra de Serling Requiem for a Heavyweight.

Ele dirigiu o filme de 1968 Charly, pelo qual Cliff Robertson ganhou um Oscar, além de vários filmes de provocação racial nos anos 1960 e no início dos anos 1970, incluindo o vencedor do Oscar Lilies of the Field[2] , ...tick...tick...tick..., The Wilby Conspiracy, e Soldier Blue.

Além disso, ele dirigiu a comédia de Cary Grant Father Goose, Once a Thief, o último filme de Rita Hayworth, The Wrath of God, além de Soldier in the Rain, com Jackie Gleason e Steve McQueen. Outras obras de Nelson incluem vários episódios da série Starsky & Hutch, o clássico do terror dos anos 1970 Embryo e o filme de televisão A Hero Ain't Nothin' But A Sandwich.

Um drama de televisão montando o live show de Requiem for a Heavyweight, chamado The Man in the Funny Suit foi feito em 1960, com Nelson dirigindo e Serling, Keenan Wynn e Ed Wynn aparecendo como eles mesmos.

Ele morreu em Santa Monica, Califórnia, aos 71. Ele foi o pai do inventor Xanadu (precursor e principal inspiração dos protocolos WWW's HTML e HTTP) Ted Nelson (com atriz Celeste Holm), além de Ralph, Peter, e Meredith Nelson.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Radio: The Three Prosceniums
  2. Sullivan, Ronald. "Ralph Nelson, Early TV Director; Made 'Requiem for Heavyweight'", New York Times, 1987-12-25. Página visitada em 2008-01-18.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]