Rambus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Rambus Incorporated [1] (fundada em 1990) é um fornecedor de interfaces de alta tecnologia, mais notavelmente conhecido por um de seus produtos: Rambus Dynamic RAM memory technology, na qual tinha a intenção de substituir o modelo SDRAM e disputar com o modelo DDR SDRAM como um padrão de memórias utilizadas em computadores pessoais (Desktops).

Memória Rambus[editar | editar código-fonte]

As Memórias Direct Rambus ou simplesmente Rambus, permitem um barramento de dados de apenas 16 bits de largura, em oposição aos 64 bits utilizados pelos módulos de memória SDRAM, suportando em compensação, velocidades de barramento de até 400 MHz com duas transferências por ciclo (como o AGP 2x), o que na prática eqüivale a uma freqüência de 800 MHz.

Em outras palavras, usando memórias Rambus o processador pode ler menos dados de cada vez, mas em compensação o tempo de espera é menor entre cada leitura e escrita. Trabalhando a 400 MHz com duas transferências por ciclo, sua velocidade máxima, as memórias Rambus permitem uma banda total de 1.6 Gigabytes por segundo, as mesmas taxas alcançadas por memórias DDR de 100 MHz.

Diferentemente das memórias DDR SDRAM (double data rate, DIMM 180 pin), que são apenas evoluções das memórias SDR SDRAM (single data rate, DIMM 168 pin), as memórias Direct Rambus trazem uma arquitetura completamente nova, que exige modificações muito maiores nos chipsets destinados a suportá-la, significando maiores custos de desenvolvimento e produção, é por este motivo que o padrão DDR SDRAM "venceu" a batalha de memórias e tornou-se padrão desde 2000.

As memórias Rambus só foram utilizadas no mercado de MicroComputadores pela Intel e os processadores Pentium 4 para o soquete 423, metade do mercado era AMD/Cyrix e na epóca todos utilizavam junto aos PCs as DDR's (mais baratas); A Intel então resolve deixar o padrão Rambus (mais caro) e lança um novo soquete, o 478, colocando as DDR SDRAM como o padrão absoluto de memórias em PC's desde então..

A Sony utilizada um tipo atualizado de memória Rambus no Playstation 3, na verdade desde O PS2 (Playstation 2, a sony usa memórias Direct Rambus).[2]

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.