Ramiro Machado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ramiro Machado
Nascimento 14 de abril de 1897
Angra do Heroísmo
Morte 17 de agosto de 1945 (48 anos)
Praia da Vitória
Cidadania Portugal
Alma mater
Ocupação médico, político

Ramiro Machado (Angra do Heroísmo, 14 de abril de 1897Praia da Vitória, 17 de agosto de 1945) foi um médico e político açoriano, um dos fundadores do Instituto Histórico da Ilha Terceira.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou os seus estudos secundários no Liceu Nacional de Angra do Heroísmo, frequentado depois o Liceu Nacional de Ponta Delgada, antes de os concluir em Coimbra. Matriculou-se no curso de Medicina da Universidade de Coimbra, onde se licenciou.

Fixou-se na ilha Terceira, como delegado de saúde do concelho da Praia da Vitória, envolvendo-se profundamente na vida social e política do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo.

Apoiou a Revolução Nacional despoletada pelo golpe militar de 28 de Maio de 1926, sendo militante activo e destacado na implantação do Estado Novo nos Açores. Orador de nomeada e um dos líderes políticos da ilha Terceira durante os anos iniciais do regime[2], presidiu em dois períodos distintos à Câmara Municipal da Praia da Vitória (de 1937 a 1941 e de 1944 a 1945) e foi nomeado presidente da comissão administrativa da Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo (1940), sendo o seu primeiro presidente após a instalação do regime de distritos autónomos do Estado Novo[1] (1940-1942).

Interessou-se por questões culturais, foi um dos sócios fundadores do Instituto Histórico da Ilha Terceira e adquiriu o manuscrito dos Apontamentos Topográficos de Francisco Ferreira Drumond, obra que seria depois vendido por seu filho ao Governo dos Açores.

A 19 de novembro de 1941, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Cristo.[3]

Notas

  1. a b «Nota biográfica e fotografia». Governo Regional dos Açores. Bparah.azores.gov.pt. Arquivado do original em 11 de março de 2012 
  2. «Ramiro Machado na Enciclopédia Açoriana». Governo Regional dos Açores 
  3. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Ramiro Machado". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 1 de agosto de 2020 

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Jorge Forjaz, & António Maria Mendes, Famílias da Ilha Terceira.
  • Joaquim Moniz de Sá Corte-Real e Amaral, "Dr. Ramiro Machado" in Biografias e Outros Escritos, pp. 213–214. Angra do Heroísmo: Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, 1989.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]