Ranger's Apprentice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rangers: Ordem dos Arqueiros)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde março de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ranger's Apprentice
Rangers: A Ordem dos Arqueiros (PT)
Rangers: Ordem dos Arqueiros (BR)
Livros
Ruínas de Gorlan
Ponte em Chamas
Terra do Gelo
Folha de Carvalho
Feiticeiros do Norte
Cerco a Macindaw
Resgate de Erak
Reis de Clonmel
Halt Em Perigo
Imperador de Nihon-Ja
As Histórias Perdidas
O Arqueiro do Rei
Autor John Flanagan
Título original Ranger's Apprentice
Tradutor Vários
Publicado entre 2004–2013
Editora Austrália Random House
Estados Unidos Penguin Books
Brasil Editora Fundamento
Portugal Fronteira
País Austrália Austrália
Gênero Fantasia, aventura

Rangers: Ordem dos Arqueiros (título original: Ranger's Apprentice) é uma série de livros de fantasia do escritor australiano John Flanagan. O primeiro livro denominado Ruínas de Gorlan foi lançado na Austrália em novembro de 2004 e nos Estados Unidos em junho de 2005. Até então, doze livros foram lançados na Austrália, Nova Zelândia e outros países incluindo os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e o Brasil. A série segue as aventuras de Will, um órfão que se torna aprendiz de arqueiro, pois deseja servir ao reino de Araluen. Seu mentor é o experiente e respeitado arqueiro de Redmont, Halt. A série já vendeu mais de 7,5 milhões de cópias em todo o mundo.

Will é um garoto pequeno e frágil, que sempre sonhou em ser um guerreiro, assim como seu pai, que não pôde conhecer. Ele viveu no feudo Redmont, sob a proteção do Barão Arald, que protegia os órfãos de quem havia morrido lutando pelo feudo. Quando completa 15 anos, Will é recusado na seleção da escola de guerra por ser pequeno e fraco para os padrões de um guerreiro, e sem habilidades para nenhum outro ofício do feudo. E então, Halt, o arqueiro, testa-o sem ele saber, e constata que possui as habilidades ideais de um arqueiro, e o aceita como aprendiz. A partir daí, Will começa a considerar Halt o pai que nunca conheceu. Horace (também foi um protegido do feudo) e Will sempre brigaram porém, mais forte e maior, Horace sempre levava vantagem, ao passo que Will era mais ágil e tinha maior raciocínio nos momentos de atritos. Horace entra na escola de guerra e desempenha um excelente trabalho com armas, manejando com exímia facilidade a espada de treino. Então é convidado por seu mestre para participar de uma caçada a um porco do mato, que Will e Halt haviam encurralado. Porém, a caçada mostra seu perigo e um segundo porco ainda maior ataca Horace. Will, sem hesitar, salva o aprendiz de guerreiro do ataque do porco e Halt mata o animal com uma flechada letal. A partir daí, Will e Horace viram grandes amigos. Os arqueiros sempre foram perseguidos por uma aura de mistério, inclusive, algumas pessoas acreditam que são feiticeiros por possuírem uma incrível habilidade de se movimentar sem serem vistos. O trabalho de um arqueiro é espionar e servir de batedor em momentos de conflito, além de auxiliarem as tropas com estratégias de guerra. Suas armas, além do arco e da flecha, são as duas afiadíssimas facas, com lâminas especialmente trabalhadas para suportarem choques com armas que teoricamente levariam vantagem: a faca de atirar e a faca de caça. O segredo dos arqueiros para não serem notados é a leveza de seus movimentos, permitindo-lhes camuflarem perfeitamente com a paisagem,sendo nisso auxiliados por suas capas verde-acinzentadas que se fundem com o ambiente.

Os livros publicados no Brasil[editar | editar código-fonte]

Livro 1 Ruínas de Gorlan[editar | editar código-fonte]

Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu e apenas sonha com ele, assim sendo criado como protegido do castelo junto com outras quatro crianças que perderam seus pais. No dia da escolha de aprendizes, Will foi rejeitado pela escola de guerra, e fica totalmente arrasado com a notícia. Mas a sua curiosidade aparece quando o misterioso arqueiro de Redmont entrega uma carta à respeito dele para o Barão. Como era de se esperar, Will decide que irá descobrir o conteúdo da carta a qualquer preço. Logo, demonstra as suas jovens habilidades ao atravessar campos abertos, passar pela guarda do castelo sem ser visto e escalar a torre até o escritório do barão (onde está a carta). Mas, ao tentar pegá-la, é surpreendido pelo arqueiro, que não pela primeira vez, nota as incríveis habilidades do jovem. E então, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a sentir um certo afeto por Halt e a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, um pequeno arsenal de facas, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will, Halt e Gilan (antigo aprendiz de Halt) partiram em uma perigosa missão: matar as criaturas chamadas Kalkaras (que tem a aparência parecida com o resultado da mistura de um urso com macaco, dentes muitos afiados e com olhar capaz de hipnotizar seus atacantes que, não conseguindo agir, apenas sentiam o medo sem poder fazem nada para se salvar). Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava. Morgarath, Senhor das Montanhas da Chuva e da Noite, está decidido a apoderar-se do trono de Araluen custe o que custar. Will e seu mestre, Halt, são incumbidos da delicada missão de evitar o assassinato do Rei Duncan e vêem-se envolvidos numa perigosa batalha que ultrapassa tudo que Will pudesse ter imaginado. É então que ele descobre a verdadeira natureza de um arqueiro e reconhece o seu inestimável valor...

Livro 2 Ponte em chamas[editar | editar código-fonte]

Nos últimos quinze anos,o temível Morgarath conseguiu reunir um enorme exército de criaturas implacáveis, os Wargals. Eles não temem nenhum inimigo e são controlados mentalmente pelo próprio Morgarath, o Senhor da Chuva e da Noite. Pego de surpresa, o reino de Araluen se vê diante de uma guerra. Enviado em uma missão perigosa para impedir o confronto, o jovem arqueiro Will parte acompanhado do grande amigo e espadachim Horace e o do habilidoso Gilan. Os três guerreiros contarão também com a inusitada ajuda da misteriosa e bela criada Evalyn Wheeler. Nessa jornada, Will colocará à prova todos os ensinamentos de coragem e aptidão transmitidos pelo seu mestre, o famoso arqueiro Halt. Mas o que o jovem não imagina é que ficará frente a frente com o tenebroso Morgarath e que poderá ser o responsável por mudar o rumo da iminente batalha. Será mais um teste de coragem e determinação, em que Will terá de provar seu valor.

Livro 3 Terra do Gelo[editar | editar código-fonte]

Após a dura batalha com Lorde Morgarath, Will e a recém aliada Evanlyn são capturados e levados para a Terra do Gelo, Escandinávia. Halt promete fazer tudo para resgatar o seu jovem aprendiz - até mesmo desafiar o seu próprio Rei! Como consequência, é expulso de Araluen durante um ano e da corporação de arqueiros, Mas Halt não desiste do seu propósito e, juntamente com Horace que recebe autorização para ir com Halt, inicia uma longa e difícil viagem até Escandinávia para salvar Will. Pelo caminho, deparam-se com ladrões astutos e mercenários cruéis, e a fama destes dois audaciosos cavaleiros começa a espalhar-se e a atrair a atenção de cada vez mais potenciais inimigos. Conseguirão eles cumprir o objetivo da sua viagem?

Livro 4 Folha de Carvalho[editar | editar código-fonte]

A Chegada da primavera começa a derreter a grossa camada de neve do inverno escandinavo. 

Depois de semanas de muito frio e comida escassa, Will vislumbra a primeira chance de continuar com sua fuga. Quando Will parte em busca de uma jovem princesa, reencontra Halt e Horace. Juntos, eles descobrem os planos dos Temujai, um povo guerreiro das estepes do leste, que havia reunido um poderoso exército invasor no intuito de dominar a Escandinávia. Halt percebe que a invasão do reino gelado representa somente o inicio da investida dos Temujai, que, certamente, logo se lançariam contra Araluen. Por isso, ele decide oferecer ajuda aos Escandinavos. Assim, resgatar Evanlyn passa apenas a ser o primeiro desafio no caminho de Will. O segundo, muito mais doloroso e imprevisível, será lutar lado a lado com os Escandinavos, o povo que o escravizou, a fim de impedir a ascensão de um inimigo comum. Seria Ragnak, líder do povo Escandinavo, capaz de deixar seu ódio de lado e aceitar o auxílio de arqueiros araluenses? Quais consequências uma aliança como essa pode trazer?

Livro 5 Feiticeiro do Norte[editar | editar código-fonte]

Depois de vários anos de dedicação e inúmeros perigos, Will conclui seu aprendizado e se torna, finalmente, um arqueiro. Sua primeira tarefa sem a supervisão de Halt é assumir o posto de guardião do feudo de Seacliff, uma ilha localizada num setor tranquilo do reino. É o trabalho ideal para um arqueiro recém-formado. Entretanto, diferente do que se poderia imaginar, a estada de Will em Seacliff não será nem um pouco tediosa. Will recebe a visita de uma velha amiga, Alyss, que lhe fala sobre a misteriosa doença de lorde Syron, o senhor do castelo de Macindaw, no extremo norte. Ela conta que a população local está aterrorizada com os rumores de que um terrível feiticeiro é o responsável pelo mal do lorde. Então, uma difícil tarefa é dada a Will - descobrir a verdade. Para realizá-la, ele parte rumo à floresta Grimsdell, onde é assombrado por vozes sinistras e pelo assustador Guerreiro da Noite. Esses acontecimentos o fazem pensar se há explicação racional para aquilo... ou se feitiçaria existe de fato. Sem saber em quem confiar em meio a tantas superstições, boatos e inexplicáveis aparições, Will pode contar apenas com seu treinamento, suas habilidades e a inteligência para sobreviver. Mas talvez isso não seja o bastante...

Livro 6 Cerco à Macindaw[editar | editar código-fonte]

Mesmo conseguindo salvar a vida de Orman, herdeiro do trono de Macindaw, Will ainda está longe de cumprir sua primeira missão como arqueiro de Araluen. Afinal, o castelo se encontra sob o domínio de Keren, cavaleiro renegado que mantém Alyss como prisioneira. Nem um pouco disposto a fracassar, Will põe em prática um plano para retomar o reino de Macindaw e devolvê-lo a seu legítimo senhor. Sua estratégia tem início com a contratação de um improvável "exército invasor", formado por piratas escandinavos sobreviventes de um naufrágio. Como se a tarefa do jovem arqueiro já não fosse complicada e perigosa o bastante, a situação fica ainda pior quando uma sinistra aliança é descoberta. Uma trama secreta que almeja resultados tão grandiosos quanto terríveis, com consequências que podem chegar até Araluen. Com tantas vidas dependendo de seu sucesso e tendo o tempo como um inimigo implacável, Will parte para uma batalha que talvez não possa vencer. Sua esperança e seu espírito, entretanto, estão mais fortes do que nunca. Principalmente após o inesperado retorno de um certo Cavaleiro da Folha de Carvalho...

Livro 7 Resgate de Erak[editar | editar código-fonte]

Existe uma passagem do treinamento de Will Tratado que falta ser contada. Uma aventura que se passa antes dos eventos mostrados nos volumes 5 e 6. Quando Erak, o oberjarl da Escandinávia, decide liderar seus homens em um saque à pequena cidade mercantil de Al Shabah, ele não imagina o desfecho dessa empreitada. Depois de uma invasão surpreendentemente fácil, o líder escandinavo acaba prisioneiro de um grupo de guerreiros do povo arridi. Svengal, homem de confiança do escandinavo, pede ajuda aos araluenses. Por conta da dívida de honra que tem com o oberjarl, o rei Duncan se vê obrigado a enviar a princesa Cassandra como representante da família real para efetuar o pagamento do resgate e garantir a liberdade de Erak. Preocupado com a segurança da filha, Duncan convoca Halt, Will,Evanlin (Cassandra) Horace e Gilan para acompanhá-la e protegê-la durante a missão. Tem início uma jornada onde o perigo espreita atrás de cada pedra do caminho. Uma verdadeira provação para Will e seus companheiros, que fica ainda mais arriscada quando o grupo é castigado por uma tempestade de areia que carrega rumores de uma grande traição. Puxão, o cavalo de Will, some durante a forte tempestade de areia que os atingiu, Will parte em busca de Puxão, e durante esta busca Will comete um erro fatal e é encontrado pela tribo bedullin. No meio do resgate de Erak, o wakir da província de Al Shabah, Selethen, Gilan, Halt, Horace, Evanlyn e os 50 guerreiros arridis encontram vestíos de luta e as caravanas que trasportavam Erak mortas. Eles começam então a procurar os thualaghis, uma tribo nômade de ladrões que capturaram Erak. Os thualaghis encontram o grupo arridi e os araluenses que viram prisioneiros da tribo. Will recupera Puxão e os bedullins ajudam o jovem arqueiro a salvar os amigos. Chegando a província de Maashava, Will e o grupo bedullin encontram seus amigos e preparam uma armadilha para salvá-los. Com todos salvos e de volta ao reino de Araluen, Will finalmente recebe a folha de Carvalho de Prata, o símbolo de um arqueiro formado, e recebe o apelido de Will Tratado.

Livro 8 Reis de Clonmel[editar | editar código-fonte]

É um raro momento de folga para Will e os outros arqueiros. Todos haviam deixado seus postos, por alguns dias, para participar da Reunião Anual dos Arqueiros. Uma oportunidade de reencontrar os amigos e compartilhar histórias de aventuras. Distante de tudo isso, Halt está na costa oeste, longe de Will,a fim investigar um mal que floresce na região, uma terrível seita religiosa formada por um infame grupo de malfeitores conhecido como ‘os forasteiros’. Halt descobre que a influência do culto maligno já chega a cinco dos seis reinos que formam a Hibernia. Apenas o reino de Clonmel se coloca entre os forasteiros e o domínio de todo o território hiberniano. Agora, cabe a Will, Halt e Horace lutar em defesa da liberdade de Clonmel e destruir as pretensões da seita. Em meio ao conflito, segredos serão revelados e Halt precisará encarar alguns fantasmas de seu passado. Um confronto que pode se mostrar ainda mais difícil do que a batalha por Clonmel.

Livro 9 Halt em Perigo[editar | editar código-fonte]

Com muito esforço, Will e seus companheiros conseguiram livrar o reino de Clonmel da terrível influência dos forasteiros. Entretanto, o sangue derramado naquelas terras ainda clama por justiça, pois o bando liderado pelo falso profeta Tennyson escapou para Picta. E não foi uma fuga desordenada. Os forasteiros tinham um destino bem traçado: Araluen. Mas Will, Halt e Horace, determinados a impedir que Tennyson leve suas mentiras para o reino dos arqueiros, estão no encalço do bandido e seus seguidores. Durante a perseguição aos criminosos, o trio araluense descobre que o território de Picta abriga mais perigos do que eles imaginavam… Os arqueiros vão precisar de toda sua habilidade e perícia para enfrentar forasteiros, saqueadores e os perigosos assassinos genoveses. Mas é Halt quem enfrentará a prova mais difícil. O mentor de Will lutará contra um inimigo invisível na maior batalha de sua vida. E, talvez, a última… Será?!

Livro 10 Imperador de Nihon-Ja[editar | editar código-fonte]

Uma importante missão leva Horace à exótica corte de Nihon-Ja, um país distante, com uma cultura muito diferente, totalmente baseada em honra e tradição. E vários meses se passam sem que o cavaleiro envie alguma informação a Araluen. Preocupados, Will, Alyss, e Evanlyn partem em busca de notícias de seu amigo. Em pouco tempo, a verdade vem à tona: alguns inimigos do imperador de Nihon-Ja haviam se rebelado, e Horace decidira ajudar o legítimo líder da nação na luta para derrotar seus arrogantes opositores. O quarteto araluense se reúne e os três recém-chegados decidem se juntar a Horace na defesa do trono do imperador. Mas, para isso terão que realizar uma tarefa quase impossível: transformar camponeses e lenhadores em guerreiros preparados para combater um inimigo poderoso. Uma gigantesca batalha se aproxima e o destino de todo um povo está nas mãos, na força e na habilidade de Will e seus amigos. Depois de algumas reviravoltas, a saga dos quatro chega ao fim! Mas será um final realmente feliz para Will?

Livro 11 - As historias perdidas[editar | editar código-fonte]

Todo mundo sabe que as lendas do Rangers de Araluen. Mas ninguém ouviu toda a história - até agora. Tem Halt disse Será que a verdade sobre como Will tornou-se um órfão? Será que Gilan rastrear tenente Morgarath, após a batalha de Três Passo Passo? Está lá para ser um casamento real - ou vai tragédia atacar primeiro? Inspirado por perguntas e cartas enviadas por seus leitores fiéis, John Flanagan responde a todas as suas perguntas ardentes sobre o mundo do Rangers. Se você quer saber o que se passou antes e o que vem a seguir para Halt Will, Horace e Gilan - para não mencionar um pônei teimoso certo pequeno - as histórias perdidas é uma leitura imperdível.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Livro 12 - O Arqueiro do Rei[editar | editar código-fonte]

Desde que sofreu um duro golpe do destino, Will Tratado, agora um celebrado arqueiro do reino de Araluen, não passa de uma sombra do jovem dedicado e corajoso do passado. Cansado, apático e sem vontade de viver, seu isolamento preocupa os amigos.

Para evitar que Will perca o precioso título de Arqueiro do Rei, ele recebe uma nova – e diferente – missão: terá que treinar um aprendiz. Ou melhor, uma aprendiza: ninguém menos que Madelyn, filha de Horace e de lady Cassandra, que agora é a princesa regente de Araluen. Maddie, como é conhecida, embora seja carinhosa e esperta, tem atitudes arrogantes e impetuosas que incomodam seus pais e que podem pôr o reino em perigo no futuro.

Talvez Will não tenha paciência para transmitir as técnicas e estratégias de um bom arqueiro para uma adolescente mimada e rebelde.Ou talvez esse desafio seja uma chance incrível de recomeçar. Afinal, voltar à ação pode ser o remédio que Will precisa para curar suas feridas. Mas, certamente, encarar um perigo real não é a melhor ideia. eOs nqgune fazer quando não se pode fugir do destino?


Personagens:[editar | editar código-fonte]

[editar | editar código-fonte]