Ransom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ransom
Resgate (PT)
O preço de um resgate (BR)
 Estados Unidos
1996 • cor • 121 min 
Direção Ron Howard
Produção Brian Grazer
Kip Hagopian
Scott Rudin
Roteiro Richard Price
Alexander Ignon
Cyril Hume (história)
Richard Maibaum (história)
Elenco Mel Gibson
Rene Russo
Gary Sinise
Gênero ação / drama / thriller
Idioma inglês
Música James Horner
Cinematografia Piotr Sobocinski
Edição Daniel P. Hanley
Mike Hill
Estúdio Touchstone Pictures
Imagine Entertainment
Icon Productions
Distribuição Buena Vista Pictures
Lançamento Estados Unidos 8 de novembro de 1996
Brasil 17 de janeiro de 1997
Portugal 31 de janeiro de 1997
Orçamento US$ 80 milhões
Receita US$ 309,492,681
Página no IMDb (em inglês)

Ransom (br: O preço de um resgate / pt: Resgate) é um filme estadunidense de 1996, dirigido por Ron Howard com roteiro de Cyril Hume e Richard Maibaum. No elenco estão Mel Gibson, Rene Russo, Brawley Nolte, Gary Sinise e Delroy Lindo.

A idéia original da história foi baseada em um episódio de The United States Steel Hour, com o título de Fearful decision, que foi ao ar em 1954.

Foi feito então um filme chamado Ransom! em 1956. O roteiro foi escrito também por Cyril Hume e Richard Maibaum, com Glenn Ford, Donna Reed e Leslie Nielsen. Este filme foi influenciado por King's Ransom, uma obra de Ed McBain que, por sua vez, foi a base para o filme High and Low, de Akira Kurosawa, produzido em 1963.

É a terceira vez que o ator Mel Gibson e Rene Russo atuam juntos. Os outros filmes foram Lethal Weapon 3 e Lethal Weapon 4. Gibson foi nomeado para um Globo de Ouro para Melhor Actor.

O filme recebeu críticas em sua maioria positivas, e foi um grande sucesso financeiro, tornando-se o quinto filme de maior bilheteria de 1996 nos Estados Unidos.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Tom Muller é um milionário empresário que tem seu filho sequestrado por uma quadrilha orientada pelo experiente policial, Shaker.

Diante da incerteza quanto à integridade física de seu filho, Tom, oference uma recompensa milionária pela captura dos criminosos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme tem uma classificação de 73% do Rotten Tomatoes.[1] O crítico Roger Ebert deu ao filme três estrelas de quatro, dizendo que "Gibson dá um desempenho interessante, que mostra um homem tentando achar seu caminho para sair de uma crise e Sinise faz uma boa folha: Aqui são dois homens inteligentes a jogar um jogo com estacas mortais ".[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]