Rapcore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rapcore
Origens estilísticas Rap rock
Punk rock
Hardcore punk
Contexto cultural Década de 1980 nos EUA
Instrumentos típicos Turntables, Sampler, Teclado, Bateria, Baixo, Guitarra, Vocal, Rap
Popularidade Década de 1990
Gêneros de fusão
Nu metal
Outros tópicos
Lista de bandas de rapcore

Rapcore é um subgênero do rap rock que funde elementos do hip hop com o punk rock e hardcore punk. O rapcore é frequentemente confundido com rap metal e rap rock.

História[editar | editar código-fonte]

O Rapcore desenvolveu-se nos anos 80, juntamente com o funk metal.

As raízes do estilo podem ser encontradas em álbuns de bandas como: Public Enemy, Run-D.M.C., Beastie Boys, Red Hot Chili Peppers, Faith No More, The Prodigy, Suicidal Tendencies, 311 e Biohazard. O termo Rapcore veio da música Walk This Way, gravada por Aerosmith e Run DMC, nos anos 80. Os primeiros grupos inteiramente dedicados ao rapcore a obterem algum sucesso foram os holandeses Urban Dance Squad e os estadunidenses Rage Against the Machine, no início dos anos 90.

O uso de temas políticos é bastante comum no rapcore, sendo usados por artistas como os Rage Against the Machine, downset., Senser e Aztlan Underground. No entanto, tal não estritamente necessário, como se observa em Kid Rock e Bloodhound Gang. Mais recentemente, a banda Zebrahead foi popularizada pela sua mistura de rapcore com elementos de funk e techno. Qualquer banda ou cantor que usar instrumentos nas batidas do rap são consideradas como estilo rap rock. Os instrumentos mais utilizados são: guitarra, bateria, baixo e violão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rock é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.