Raphael Lemkin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Raphael Lemkin, descrevendo a origem da palavra genocídio.

Raphael Lemkin (24 de junho de 190028 de agosto de 1959) foi um advogado polonês, descendente de judeus. Antes da Segunda Guerra Mundial, Lemkin se interessou pelo Genocídio Armênio e fez campanha na Liga das Nações para banir o que ele chamava de "barbárie" (no caso de massacre de um povo) e "vandalismo" (no caso de destruição da cultura de um povo). Ele ficou conhecido pelo seu trabalho contra o Genocídio, uma palavra cunhada por ele em 1943, das raízes genos (do Grego para família, tribo ou raça) e -cidio (Latim para assassinato). Ele a usou pela primeira vez no livro Axis Rule in Occupied Europe: Laws of Occupation - Analysis of Government - Proposals for Redress de 1944.

Juventude e educação[editar | editar código-fonte]

Lemkin nasceu Rafał Lemkin no vilarejo de Bezwodne na Rússia Imperial, agora em Vilkaviškis districto da Lituânia. Não se sabe muito sobre a infância de Lemkin. Ele cresceu numa família polaco-judia e era um dos três filhos nascido de Joseph e Bella (Pomerantz) Lemkin. Seu pai era um fazendeiro e sua mãe era uma intelectual: pintora, linguista e estudante de filosofia com uma larga coleção de livros de literatura e história. Com sua mãe como influência, Lemkin se tornou perito em nove línguas com 14 anos de idade, incluindo francês, espanhol, hebraico, Ídiche e Russo.

Depois de graduado numa escola local de Białystok, ele começou o estudo de linguística na Universidade John Casimir em Lwów. Era lá que Lenkin começou a se interessar no conceito de crime, o qual mais tarde envolveria a introdução da idéia de genocídio, baseado em grande parte na experiência dos Assírios1 massacrados no Iraque durante 1933 e no Genocídio Armênio durante a Primeira Guerra Mundial. Lemkin se transferiu para a Universidade de Heidelberg na Alemanha para estudar filosofia, e retornou para Lwów para estudar Direito em 1926, transformando-se em um preceptor em Warsaw na graduação.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Raphael Lemkin - EuropaWorld, 22/6/2001