Raphidophyceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaRaphidophyceae
Gonyostomum semen

Gonyostomum semen
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Chromalveolata
Filo: Heterokontophyta
Classe: Raphidophyceae
Chadefaud, 1950

Raphidophyceae é um pequeno grupo de algas de água doce e marinha, pertencente ao agrupamento dos Heterokontophyta.[1] Todas as espécies são unicelulares, com grandes células (50-100 μm) e são desprovidas de parede celular. Apresentam um par de flagelos, organizados de tal maneira que ambos procedem da mesma invaginação. Um flagelo aponta para diante, enquanto que o outro, coberto de mastigonemas, aponta para atrás através da superfície da célula, situado dentro de um sulco ventral.

Os membros deste grupo possuem numerosos cloroplastos de forma elipsóide que contêm clorofilas a, c1 e c2. Também fazem uso de pigmentos acessórios como o β-caroteno e a diadinoxantina. Diferem de outros Heterokontophyta ao não apresentarem organelos fotorreceptores (mancha ocular) típicos deste grupo.

Em termos ecológicos, estes organismos são autótrofos fotossintéticos em toda uma gama de sistemas aquáticos. As espécies de água doce são mais comuns em águas ácidas. As espécies marinhas podem produzir grandes blooms no Verão, especialmente em águas costeiras.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Hoek, C. van den, Mann, D. G. and Jahns, H. M. (1995). Algae : An introduction to phycology, Cambridge University Press, UK.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]