Raposa-das-ilhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaRaposa-de-Normando
Urocyon littoralis full figure.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Género: Urocyon
Nome binomial
Urocyon littoralis
(Baird, 1857)
Distribuição geográfica
Subespécies da raposa-das-ilhas
Subespécies da raposa-das-ilhas

A raposa-das-ilhas (Urocyon littoralis) é a mais pequena raposa da América, nativa de seis das oito ilhas do arquipélago da Califórnia. Existem seis subspécies, cada uma pertencente a uma só ilha.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Uma cria de rapo-das-ilhas no meio dos arbustos.

A raposa-das-ilhas é menor que a raposa-cinzenta e pouco menor que um gato, sendo a segunda menor espécie de raposa, a seguir ao feneco. Tipicamente, o comprimento cabeça-corpo ronda os 48–50 cm, a altura na região do ombro é de 12–15 cm³ e a cauda tem entre 11–29 cm, mais curta portanto que a cauda da raposa-cinzenta. A raposa-das-ilhas pesa entre 1,3 e 2,8 kg. O macho é maior que a fêmea.[1] A maior das subespécies ocorre na Ilha de Santa Catalina e a mais pequena na Ilha de Santa Cruz.[1]

A raposa-das-ilhas possui pêlo cinzento na cabeça e os flancos são avermelhados. Tem pêlo branco na região ventrel, garganta e metade inferior da face. A cauda apresenta uma listra preta na superfície dorsal.[1] A raposa-das-ilhas muda o pêlo uma vez por ano, entre Agosto e Novembro. Antes da primeira mudança de pêlo, as crias são lanosas e têm geralmente uma aparência mais escura que os adultos.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

A raposa-das-ilhas partilha o género Urocyon com a raposa-cinzenta (Urocyon cinereoargenteus), da qual descende. O seu pequeno tamanho resulta do nanismo insular combinado com a selecção natural para obter raposas mais pequenas que precisam de menos alimento, limitado pela ilha. As seis subespécies da raposa são:

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A raposa-das-ilhas forma tipicamente pares reprodutivos monogâmicos que são vistos com frequência juntos, começando em Janeiro e ao longo da época de reprodução, de fim de Fevereiro até início de Março. O período de gestação dura 50 a 63 dias. A raposa-das-ilhas dá à luz entre uma a cinco crias. A média são duas ou três crias. As crias nascem na Primavera e emergem da toca no início do Verão. A fêmea aleita as crias durante 7 a 9 semanas. A maturidade sexual é atingida aos 10 meses e as fêmeas geralmente reproduzem-se no primeiro ano. A raposa-das-ilhas vive entre 4 a 6 anos em estado selvagem e até 8 anos em cativeiro.[1]

Ecologia e comportamento[editar | editar código-fonte]

Foto nocturna de uma raposa-das-ilhas com três ratos na boca.

Tem como habitat preferido uma complexa cobertura vegetal, com alta densidade de arbustos perenes. Vive em todos os biomas das ilhas, incluindo floresta temperada, pradarias temperadas e chaparral. Cada ilha não suporta mais do que mil indivíduos. A raposa-das-ilhas alimenta-se de frutos, insectos, aves, ovos, caranguejos, lagartos e pequenos maíferos, incluindo roedores do género Peromyscus. Os indivíduos tendem a andar sozinhos, mais do que em grupos. É geralmente nocturna, apesar de ter picos de actividade ao amanhecer e anoitecer. A actividade também flutua conforme as estações: é mais activa durante o dia no Verão do que no Inverno.[1]

A raposa-das-ilhas não é intimidada pelos humanos, apesar de primeiramente poder apresentar agressividade. É relavamente fácil de amestrar e é geralmetne dócil.[1] A raposa-das-ilhas comunica usando sinais auditivos, olfactivos e visuais. Uma raposa dominante usa vocalizações, olhar fixo e achatamento das orelhas para causar a submissão de outras raposas. A raposa-das-ilhas marca o seu território com fezes e urina.

Referências

  1. a b c d e f Moore, C.M. and Collins, P.W.. (1995). "Mammalian Species" 489: 1–7.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Raposa-das-ilhas
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.