Rapper's Delight

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Rapper's Delight"
Single de Sugarhill Gang
do álbum Sugarhill Gang
Lançamento Agosto de 1979
Formato(s) 12-inch single
Gravação Sugar Hill Studios, 1979
Gênero(s) Rap, disco
Duração 14:37
Gravadora(s) Sugar Hill Records
Composição The Sugarhill Gang, Bernard Edwards, Nile Rodgers
Certificação(ões) Ouro (RIAA)
Cronologia de singles de Sugarhill Gang
"8th Wonder"
(1980)

"Rapper's Delight" é um single de 1979 do trio estadunidense de rap The Sugarhill Gang. Apesar de não ser a primeira canção do gênero a ser lançada, "Rapper's Delight" tornou-se a responsável pela popularização do rap no país. A música de 14 minutos foi gravada em um single. No Brasil, as músicas "Melo do Tagarela", do artista Miele em 1980, e "2345meia78", do músico brasileiro Gabriel, o Pensador, usam samples de "Rapper's Delight". O rapper Marcelo D2 fez uma versão da música chamada "Pilotando o Bonde da Excursão", lançada no disco A Procura da Batida Perfeita em abril de 2003. As músicas "Aserejé" e "The Ketchup Song", ambas do girl group espanhol Las Ketchup, usaram um trecho de "Rapper's Delight" como refrão, porém com letras diferentes, lembrando somente pela fonética. O girl group brasileiro Rouge fez uma versão de "The Ketchup Song", na musica "Ragatanga", com alterações de idioma, mas com o mesmo refrão que lembra foneticamente o início de "Rapper's Delight". [1]

Referências

  1. «'Rapper's Delight'». National Public Radio. 29 de dezembro de 2000. Consultado em 20 de dezembro de 2010. The story goes that Big Bank Hank, Wonder Mike and Master Gee met Sylvia Robinson on a Friday and recorded "Rapper's Delight" the following Monday in just one take. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • A base original vem da musica "Good Times" da banda Chic amplamente reutilizada.
  • No Brasil, a musica "Melo do Tagarela", do musico Mielle, e "2345meia78", do músico brasileiro "Gabriel, o Pensador" usam o mesmo sampler de "Rapper's Delight".
  • "Rapper's Delight" é tema da letra do sucesso "The Ketchup Song" da banda "Las Ketchup".
  • O rapper Marcelo D2, fez uma versão da música chamada de Pilotando o bonde da excursão , lançado no disco "A procura da batida perfeita" lançado em abril de 2003 «Vídeo oficial» 
Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.