Rapsódia Sobre um Tema de Paganini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Rapsódia Sobre um Tema de Paganini (em russo: Рапсодия на тему Паганини) em lá menor, opus 43, é um trabalho concertante, com duração média de 20 a 25 minutos, escrito pelo compositor russo Sergei Rachmaninoff. Considerada de dificílima execução, [1] [2] A obra foi escrita para piano e orquestra, lembrando um concerto para piano, em Villa Senar, Suíça, de acordo com anotação na partitura, de 3 de Julho a 18 de Agosto de 1934. O próprio Rachmaninoff, notavelmente um intérprete dos próprios trabalhos, tocou piano na estréia da peça na Lyric Opera House em Baltimore, Maryland, EUA, em 7 de Novembro de 1934 com a Orquestra da Filadélfia regida pelo maestro Leopold Stokowski.

A Variação XVIII foi incluída na banda sonora do filme Somewhere in Time, de 1980, obtendo grande repercussão e apresentando Rachmaninoff ao grande público.

Instrumentação[editar | editar código-fonte]

A orquestra descrita para a peça compõe-se dos seguintes instrumentos:

Família Instrumentos
Madeiras
Metais
Percussão
Cordas

Referências

  1. Orquestra de Sergipe encerra em SP sua 1ª turnê nacional Orquestra Sinfônica de Sergipe (2009). Visitado em 1 de fevereiro de 2015.
  2. Couto Júnior, Euro de Barros. Proposta Preliminar de Esquematização dos Processos de Imitação de Objetos Artísticos Musicais Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia. Visitado em 1 de fevereiro de 2015.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.