Ras al-Khaimah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ras al-Khaymah
Bandeira oficial de Ras al-Khaymah
Bandeira
UAE en-map.png
País  Emirados Árabes Unidos
Emirado Ras al-Khaimah
Emir Xeque Saud bin Saqr al Qassimi
Área  
  Total 1683 km²
População  
  Cidade (2007) 191.753
   -Densidade metropolitana   1150/km²
Fuso horário Dubai Standard Time (UTC+4)

Ras al-Khaimah (em árabe: رأس الخيمة "na parte superior da tenda") é um dos emirados dos Emirados Árabes Unidos. Abrange uma área de 1700 km ². Ras Al Khaimah está na parte norte da Península Arábica, fronteira com Omã.

É regida, actualmente, pelo Xeque Saud bin Saqr al Qassimi. O emirado tem uma população de cerca de 250.000 habitantes.

A cidade tem uma população de 191.753, a partir de 2007. É servida pelo Aeroporto Internacional de Ras Al Khaimah.

A cidade tem duas secções principais, Old Ras Al Khaimah Nakheel e, em ambos os lados do córrego que flui através de Ras Al Khaimah.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade foi historicamente conhecida como Julfar. Fontes dizem que Julfar era habitada pelos Azd (Eles eram um ramo da tribo Kahlan, que era um dos dois ramos de Qahtan (os aborígenes árabes), a outra sendo Himiar). Durante o oitavo e nono séculos d.C., é que As casas dos Azd foram construídas em madeira.

No século XVIII, o clã Qawasim (tribo Huwayla) estabeleceu-se em Ras Al-Khaimah.

Após a ocupação britânica (18 Dezembro 1819 - Julho de 1821), o Xeque Saqr bin Sultan al-Qasimi assinou em 1822 o Tratado Geral Marítimo com a Grã-Bretanha, aceitando um protectorado para manter a Turquia sem saída. Gozou de Ajman, Dubai, Umm al-Qaiwain e Sharjah, a sua posição sobre a rota para a Índia tornou-os suficientemente importantes para ser reconhecido como um herói de estado (apesar da classe mais baixa: apenas 3 metralhadoras).

Em 1869, Ras al-Khaimah tornou-se totalmente independente de Sharjah. Porém a partir de Setembro de 1900 a 7 de Julho de 1921, foi re-incorporado em Sharjah, seu vizinho, o último governador tornou-se independente do seu próximo governante.

Em 11 de Fevereiro de 1972, o Sheikh Saqr bin Muhammad al-Qasimi aderiu aos Emirados Árabes Unidos.

Ras Al Khaimah

Educação[editar | editar código-fonte]

Um grande número de escolas-primária do Governo, secundária e superior elementar - estão espalhadas por toda a Ras Al Khaimah com o árabe como seu principal meio de instrução. Entre outras escolas são aquelas que são geridas por privados:

  • a Escola Egípcia;
  • Escola Primária Badr.

Para além das escolas superiores, há aquelas que oferecem variados currículos para atender a comunidade de expatriados (inglesa), oferecendo programas como o GCSE, IGCSE, A Levels, Levels, CBSE, Kerala State-Board (Indian Syllabi), paquistaneses, etc. A citar:

  • Escola de Língua Inglesa de Ras Al Khaimah;
  • Escola Internacional de Choueifat;
  • Escola Indiana de Ras Al Khaimah;
  • Escola Secundária "o novo Indiano";
  • Escola Superior Paquistanesa;
  • Escola Secundária Pública Indiana;

Localmente, estão estabelecida muitas universidades estrangeiras que se situam em Ras Al Khaimah, das quais:

  • Universidade Ittihad;
  • Colégio Real de Ciências e Tecnologia;
  • Universidade de Medicina e Ciências da Saúde de Ras Al-Khaimah;
  • Universidade George Mason;
  • Colégio Superiro de Tecnologia;
  • Escola de Nutrição, Ciência e Política Gerald J. and Dorothy R. Friedman.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Dentro de Ras Al Khaimah: os táxis são o principal meio de transporte dentro de Ras Al Khaimah. Autocarros públicos também operam apenas em rotas de longo curso, principalmente para pessoas residentes em longínquas cidades, como Sha`am, Rams, Jazeerah-al-Hamra, etc.

Emirado-Emirado: Ras Al Khaimah está ligado a emirados como Dubai, Sharjah, Ajman, Umm Al Quwain e Al Fujayrah por táxis, que muitas vezes embarcam a partir do táxi-stand localizado ao sul de Al Dhaid, uma vila perto da nova sede Polícia RAK. A tarifa per capita é de 20 DAE. Outros táxis estão disponíveis a pedido de 100 a 150 Dhs a Dubai e 200 a 250 Dhs a Abu Dhabi.

Carros estão disponíveis para aluguer em diversos Rent-A-Car, com preços negociáveis a partir de 80 Dhs.

Estradas Existem três que partem deste emirado. Um segue a costa com praias, por um lado e extensões de deserto sobre os outros; o outro, a nova rota para o aeroporto esgota-se na direcção do Khatt, Masafi, Fujairah e Thaid e, ainda para Omã.

O recém-construído "Emirates Highway" movimenta-se nos emirados de Umm Al Quwain, Ajman (60 km) e Sharjah (71 km) para finalmente acabar em Dubai (87 km). A nova rodovia permite viagens de Ras Al Khaimah para Dubai em menos 45 minutos.

Porto Marítimo: Saqr Port, localizado na zona industrial de Khor Khuwair, é o principal porto do Emirado, fornecendo serviços de granéis e contentores. Ele tem oito espaços de águas profundas para atracar, a cada 200 metros, e dragados para 12,2 m e tem duas rampas mais especializadas para movimentação em massa de cimento e agregados. Outros serviços incluem tratamento do navio, mudanças de tripulação e 40000 m² de armazenagem coberta, juntamente com uma vasta área de armazenamento aberto. É também o porto mais próximo dos EAU para Bandar Abbas no Irão.

Aeroporto: O Aeroporto Internacional de Ras Al Khaimah está actualmente a sofrer uma atualização. Atua carga e os serviços de passageiros para uma variedade de destinos que cobre o Médio Oriente, Norte de África e Oriente, na Ásia Central, da Índia e do Extremo Oriente. No total, 27 companhias aéreas, incluindo Gulf Air, Egito Air, Indian Airlines, Aeroflot, Paquistão International Airlines e muitas outras companhias aéreas operam programadas e em voos não-regulares. Aberto 24 horas por dia e 7 dias por semana, o aeroporto tem uma política de céu aberto sem restrições às frequências e hora de chegada/partida; oferece tarifas competitivas e instalações de armazenagem; não está congestionado, e dispõe de uma completa oferta de duty-free Bens, entre outros serviços.

Base espacial: Em 17 de Fevereiro de 2006, Space Adventures anunciou os seus planos para desenvolver uma base espacial comercial em Ras Al-Khaimah (Ras Al Khaimah spaceport) para fins de turismo espacial.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]