Rashtrapati Bhavan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rashtrapati Bhavan
Rashtrapati Bhavan
O palácio presidencial indiano visto de um dos pátios internos.
Tipo Palácio presidencial
Estilo dominante Neoclássico indiano
Arquiteto Edwin Lutyens
Início da construção 1912
Inauguração 1931
Website
Geografia
País  Índia
Cidade Nova Déli
Coordenadas 28° 36' 52" N 77° 11' 59" E

O Rashtrapati Bhavan (em português: Casa do Presidente) é a residência oficial do Presidente da Índia, localizado na região central de Nova Déli, a capital nacional.

Trata-se de um edifício da época colonial, de quando a Índia era parte do Império Britânico. O complexo foi projetado em 1912 pelo arquiteto britânico Edwin Landseer Lutyens, autor de várias edificações em Nova Deli. Serviu como residência para os vice-reis britânicos até 1950. Atualmente é a maior residência de um chefe de estado do mundo. Levou cerca de 4 anos para ser concluída devido aos empecilhos gerados pela I Guerra Mundial.

A suntuosa cúpula, característica da arquitetura neoclássica, teve sua altura inicial aumentada por Lord Hardinge, em 1913. Segundo Lord Hardinge, a cúpula estaria à altura do Panteão de Roma. A cúpula foi concluída em 6 de abril de 1929.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1911, a capital da Índia foi transferida de Calcutá para Deli. Como os prédios e o estilo dominante na nova capital aspiravam um tom de modernidade, o arquiteto britânico Edwin Lutyens foi responsável por aplicar elementos da arquitetura indiana em harmonia com o estilo neoclássico característico dos prédios do Governo. Desta maneira, Lutyens deu destaque às cores e detalhes da fachada. Designado como residência oficial do Vice-rei da Índia, o palácio foi concluído em 1929 e inaugurado em 1931 juntamente com os demais prédios públicos de Nova Deli.

Após a Independência da Índia, em 1947, o palácio foi preservado como residência dos chefes de Estado, recebendo sua atual denominação Rashtrapati Bhavan.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.