Ratchet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Ratchet é um personagem fictício do universo Transformers. Faz parte da esquadra dos Autobots, e é um dos membros mais fortes do grupo. Nas diferentes versões dos Transformers, costuma ser sempre o membro científico, "médico" do grupo.

G1: Quadrinhos e a primeira série animada[editar | editar código-fonte]

No primeiro desenho animado, o personagem se transformava numa Nissan Vanette caracterizada como ambulância. Nas suas primeiras aparições nos quadrinhos da Marvel, publicados no Brasil, tanto ele quanto Ironhide tinham a mesma forma dos brinquedos correspondentes (não lançados no Brasil na época), bem diferente da forma humanóide dos outros robôs. Isto porque o design inicial dos personagens foi baseado na linha de brinquedos Diaclone, da empresa japonesa Takara. Os brinquedos da linha Diaclone não representavam robôs conscientes, mas máquinas pilotadas por humanos, tanto que os bonecos de Ratchet e Ironhide não tinham cabeça, mas um assento atrás do parabrisa, uma cadeira destinada ao piloto[1] . Ao serem transpostos para o desenho animado e contudo, Ratchet e Ironhide foram redesenhados para ganhar um visual mais antropomórfico, similar ao dos outros Transformers. Pouco depois, os quadrinhos incorporaram a versão humanóide dos personagens. Esta versão do personagem foi dublada no Brasil por Garcia Neto.

Transformers: Armada[editar | editar código-fonte]

No Japão o autobot Red Alert foi chamado de Ratchet, por guardar alguma semelhança com a primeira versão do personagem. Na exibição brasileira, entretanto, Red Alert manteve seu nome original, sendo dublado por Ettore Zuim. Esta é a única versão da franquia Transformers em que os dois nomes se referem ao mesmo personagem. Nas outras produções em que Red Alert aparece, ele e Rachet são personagens distintos.

Os filmes live-action de Michael Bay[editar | editar código-fonte]

Também é um dos protagonistas do filme Transformers (2007), onde toma a forma de uma veículo utilitário de busca e resgate desenhado sobre a base de um Hummer H2. Seus dotes de cientista e médico são demonstrados quando realiza uma revisão corporal ao jovem Sam Witwicky, deixando como diagnóstico que, pelo seu nível de feromonas, o jovem queria copular com sua companheira Mikaela Banes. Este Ratchet atual é dublado no Brasil por Júlio Chaves.

Em Transformers Revenge of the Fallen ele viaja para o Egito junto ao seus amigos Autobots novos e auxiliando Ironhide no comando (enquanto Optimus estava morto), participa da guerra e ajuda a Jolt a fazer a fusão entre Optimus Prime e a carcaça de Jetfire.

Em Transformers Dark of the Moon Ratchet se transforma em uma Hummer H2 modificada apenas pelas cores verde com uma vasta área preteada na lataria de cima com escrito ao lado "E4",sendo que antigamente ele era amarelo com detalhes vermelhos, Participa da batalha em Chicago e ajuda a Bumblebee a pegar o pilar.

Em Transformers Age of Extintion Ele é morto por Lockdown no começo do filme.

Transformers: Animated[editar | editar código-fonte]

No atual desenho Transformers Animated Ratchet é um veterano no combate aos Decepticons. Sua forma veicular é uma mistura das versões do primeiro desenho e dos filmes live-action: As cores e a função são similares à primeira versão do personagem, mas o design do veículo lembra a versão dos filmes. Dublado no Brasil por Sidney Lilla.

Transformers: Prime[editar | editar código-fonte]

Na série em CGI Transformers: Prime Ratchet aparece com destaque similar ao que teve na série animada Transformers: Animated, bem maior que nos filmes. Sua aparência no modo robô e sua atitude também são similares às de sua versão em Animated.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. CliffBee- Toy Review- Ratchet (em Inglês). Visitado em 29/12/2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.