Raul Sampaio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Raul Sampaio
Informação geral
Nome completo Raul Sampaio Cocco
Nascimento 6 de julho de 1928 (86 anos)
Origem Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo (estado) ES
Nacionalidade  Brasileiro
Gênero(s) MPB
Ocupação(ões) Compositor, cantor
Gravadora(s) Independente

Raul Sampaio Cocco (Cachoeiro de Itapemirim, 6 de julho de 1928), mais conhecido por Raul Sampaio é um cantor e compositor brasileiro.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Foi aluno dos colégios Liceu Muniz Freire, Bernardino Monteiro e Escola Técnica de Comércio, todos em Cachoeiro. Sua vida artística começou na ZYL-9, Rádio Cachoeiro, como solista do conjunto Dois Valetes e uma Dama. Em 1949 mudou-se para o Rio de Janeiro, dedicando-se ao comércio até 1952, quando passou a integrar o conjunto Trio de Ouro. Sua primeira música de sucesso foi "Guarda- Chuva de Pobre". Autor de mais de 200 composições musicais, teve como parceiros Herivelto Martins, Benil Santos, e outros. Raul Sampaio atuou na Rádio Nacional e, pela sua projeção no Rio de Janeiro, principalmente com as músicas "Rio Quatrocentão" e "Rio Eterna Capital", recebeu o título de Cidadão do Estado da Guanabara. Recebeu o título de Cachoeirense Ausente em 1969. O título é a honra máxima de Cachoeiro. Só é concedido uma única vez por ano, ao cidadão nascido em Cachoeiro que, deixando sua terra, lá fora, tenha prestado relevantes serviços ao município. O relevante serviço prestado a Cachoeiro, por Raul Sampaio, foi torná-la mais conhecida no Brasil e no Mundo. É o autor de letra e música do "Meu Pequeno Cachoeiro". A canção, depois interpretada por Roberto Carlos[2] , em gravação do ano de 1969, é um dos grandes sucessos nacionais de todos os tempos. "Meu Pequeno Cachoeiro" é o "Hino Oficial de Cachoeiro de Itapemirim", instituído por Lei Municipal nº 1.072,de 28 de julho de 1966, no governo do Prefeito Abel Santana.[2]

Se Roberto Carlos, também compositor, é o filho mais ilustre, o maior compositor de Cachoeiro é, sem dúvida, Raul Sampaio Cocco. Violonista, cantor e compositor. Discreto, não gosta de aparecer, mas é difícil uma pessoa com o seu reconhecido talento não ficar em evidência. Raul é o autor da letra e da música "Meu Pequeno Cachoeiro", hino oficial da cidade, gravado por Roberto Carlos em 1969 e que fez Cachoeiro ficar, de vez, conhecido em todo o Brasil. Em seu mais recente disco, “Raul Sampaio - 50 anos depois…”, ele mostra toda a sua sensibilidade. É um craque da MPB esbanjando simplicidade. Produzido pela Secretaria Municipal de Cultura de Cachoeiro, o disco traz o cantor e compositor interpretando algumas de suas principais canções. Raul tem mais de 200 músicas gravadas, suas ou em parceria com grandes compositores brasileiros. Se alguém merece ser chamado de “seresteiro” em sua plenitude, esse alguém é Raul: compõe, toca violão, canta e encanta.

Hoje, Raul Sampaio vive em Marataízes, no sul do Espírito Santo, a pouco mais de 40 Km de Cachoeiro, e é presença sempre constante na "Catedral do Samba", acompanhado por muitos outros apaixonados pela música.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Compactos[editar | editar código-fonte]

  • O que será de mim/Quem será? (1961)
  • Quem eu quero não me quer/Mal de amor (1961)
  • Vai-se um amor e vem outro/Estou perdido de amor (1962)
  • Briguei com meu amor/Covardia (1962)
  • Palavra de carinho/O que fazer da minha vida? (1963)
  • O tempo te dirá/Minha saudade (1963)

Discos[editar | editar código-fonte]

Videografia[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SANTOS, Alcino; BARBALHO, Gracio; SEVERIANO, Jairo e AZEVEDO, M. A. De Azevedo (NIREZ). Discografia Brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
  • SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Vol 1. São Paulo: Ed. 34, 1997.
  • CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico de Música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965.

Referências

  1. Biografia no Cravo Albin. dicionariompb.com.br. Página visitada em 27 de janeiro de 2014.
  2. a b JOTAEFE. Raul Sampaio - Meu Cachoeira. Clube do Rei Roberto Carlos. Página visitada em 27 de janeiro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.