Rayman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rayman
Logotipo original
Desenvolvedora(s) Ubisoft
Ubisoft Montpellier
Digital Eclipse
DC Studios
Gameloft
Backbone Entertainment
Distribuidora(s) Ubisoft
Gameloft
Feral Interactive
Criador(es) Michel Ancel
Gênero(s) Plataforma
Primeiro título Rayman
1 de Setembro de 1995
Último título Rayman Legends
29 de Agosto de 2013
Website RaymanZone.com
Portal Portal Games  • Página do projeto Projeto Games

Rayman é uma série de jogos eletrônicos de ação-aventura que foi criada em 1992 pelo artista gráfico Michel Ancel para um jogo em 2D para as plataformas Atari Jaguar, Sega Saturn e PlayStation.

As versões do Atari Jaguar e Sega Saturn não fizeram sucesso e tiveram um humilde número de vendas, ao contrario da versão do Playstation, que obteve uma ótima aceitação do público e vendagem de 10 milhões de cópias, o que fez com que a Ubisoft entrasse com força no mercado mundial de jogos. [carece de fontes?]

Logo depois dessa versão de sucesso, a Ubisoft lança uma versão de continuação em 3D chamada Rayman 2: The Great Escape, novamente o jogo obteve uma vendagem recorde. O jogo ainda foi eleito pela IGN como melhor jogo desenvolvido para o Dreamcast. Contrariando os dois primeiros títulos, a terceira seqüência do jogo Rayman 3: Hoodlum Havoc não obteve o tamanho do sucesso das versões anteriores, não tendo uma venda significativa e, segundo uma matéria da revista Nintendo Power publicada em Setembro de 2006, a terceira continuação de Rayman deixa a desejar em diversos pontos, como humor, história e fantasia utilizada.

Depois dessas três versões, muitas outras foram desenvolvidas para as mais diversas plataformas, incluindo consoles portáteis, computador e celular.

Em 2006 a Ubisoft lança Rayman Raving Rabbids, tendo sido escolhido como o título de inicio da empresa para a o console Nintendo Wii, o jogo foi lançado em 2007 para outras plataformas. Diferente dos outros jogos da série, esse trata-se apenas de uma coleção de mini-games, e na qual Rayman participa mais como um personagem secundário, já que no jogo os personagens dos coelhos "Rabbids" são mais utilizados.

Após o jogo Rayman Raving Rabbids TV Party, a Ubisoft teve de separar o Rayman dos Rabbids o que significa que devido à popularidade dos rabbids, a era rabbids passou a ser uma série de jogos estrelada apenas pelos rabbids que é em, alguns jogos, uma série party e em grande parte, uma série de jogos de plataforma e aventura.

Após ficar ausente por algum tempo no mundo dos games, Rayman retornou para sua série de jogos plataforma, mas com ambientes e cenários em 2D com o jogo Rayman Origins lançado em 15 de novembro de 2011.

Recentemente, Michel Ancel declarou durante o desenvolvimento de Rayman Legends que todos tem que saber que Rayman Origins não é apenas um jogo e que a Ubisoft planeja fazer outros jogos com jogabilidade 2D dando mais e mais detalhes sobre a história de Rayman e isso mostra que a partir dos jogos Rayman Origins e Rayman Legends, a série de plataforma vai voltar a ser em 2D.

O Universo de Rayman[editar | editar código-fonte]

A maior parte do universo de Rayman é de natureza com fantasia abstrata.A maioria dos jogos são vividos em três ambientes totalmente diferentes, o primeiro é a casa de Rayman, o segundo é o reino de um deus chamado Polokus e o terceiro é o reino do deus chamado Leptys.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

  • Rayman É uma criatura criada por descendentes de uma raça misteriosa, que ficou conhecido como o "isso". De acordo com o primeiro jogo, aparentemente ele ama Betilla. Mas isso não pode ser 100% comprovado.
  • Betilla, uma fada que luta para salvar a terra do feiticeiro que prendeu todos os lums no primeiro jogo e dá os poderes especiais à Rayman conforme ele avança no jogo .Também, de acordo com o primeiro,as expectativas é que ela ama Rayman. Mas não pode ser 100% comprovado.
  • Ly, uma fada criada pela criatura Polokus. Ela ajuda muito Rayman no segundo jogo.
  • Globox, O melhor amigo de Rayman.
  • Murfy, uma espécie de inseto que Rayman salvou e por isso os dois viraram amigos.

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Admiral Razorbeard, O pirata líder dos exercito dos "robos-piratas" que é conhecido por ser o arqui-inimigo de Rayman e temido por toda a galaxia. Razorbeard e seu terrível exercito vagam por inúmeros mundos em busca de habitantes para escravizar. Ele esta sempre bem armado com navios de guerra flutuantes e um enorme número de lacaios.
  • Hoodlums, Red Luns (lums vermelhos) que foram corrompidos e se converteram em Black Lums (lums pretos). Geralmente aparecem sob um disfarce de pano que os dá movimentos humanos.
  • André, Um terivel e poderoso Black Lum responsável por converter os Red Lums em Black Lums. André esta atrás do poder de Leptys e continua solto causando estragos no mundo de Rayman.
  • The Rabbids, Estranhos coelhos malucos, com cara de psicopatas que pretendem dominar o mundo. Eles tem uma aparência docil, mas possuem um estranho senso de humor e não são muito inteligentes.

Lista de Jogos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]