Readministração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de ReAdministração)

Readministração é uma forma de gerir as organizações, de um lado organizações eficiente , eficazes e efetivas e, do outro lado, indivíduos satisfeitos, atualizados e recompensados com e pelo que fazem (Caravantes; Bjur, 1997).

A ideia de ReAdministração surgiu como contraponto da ideia de Reengenharia que é considerada revolucionaria, radical e drástica, que causava grande impacto nas pessoas e nas atividades, e sua visão era somente a curto prazo, sistêmica e técnica. A ReAdministração visava a vantagem competitivas, a satisfação do cliente e dos membros das organização. Enfocava a responsabilidade social, ecológica e técnica. Compreendia a empresa com uma visão holística e abordagem evolucionaria e programada.

Tem como proposta:

• Questionar a aplicabilidade da Reengenharia

• Propor uma reformulação mais abrangente e menos radical das orientações administrativas e gerencias, mais aplicável a longo prazo com uma teoria ou filosofia administrativa renovada.

"A ReAdministração entende que o homem moderno trabalhando despende parte significativa de sua vida dentro de organizações, assim, elas e as tarefas que ele executa são, respectivamente, o lugar e o foco apropriado onde buscar seu desenvolvimento. Não queremos dizer que as organizações têm a obrigação de desenvolver seus recursos humanos, simplesmente porque entendemos que desenvolvimento, por definição, é sempre autodesenvolvimento. entretanto, as organizações podem criar - ou não - as condições para que os indivíduos desenvolvam seus talentos, cresçam profissionalmente, busquem sua auto-realização, preencham seu potencial, sejam tudo aquilo que eles têm condições de vir a ser." (CARAVANTES, G; BJUR, W. ReAdministração em Ação. A prática da mudança rumo ao sucesso. São Paulo: Makron Books, 1996)

Referências Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • CARAVANTES, Geraldo et alli. Administração Zen. Porto Alegre: AGE, 2007.
  • CARAVANTES, Geraldo R.; BJUR, Wesley E. ReAdministração em Ação. São Paulo: MakronBooks, 1996.
  • CARAVANTES, Geraldo R.; Caravantes, Cláudia B.; BJUR, Wesley E. Administração e Qualidade - a superação dos desafios. São Paulo:MakronBooks, 1997.
  • Ferreira, Ademir Antonio. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias. Editora Pioneira - São Paulo. p.220 - 225
Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.